Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

CCS recebe deputado Jorge Solla em ato de defesa da democracia e do SUS

1 de Junho de 2016, 12:48 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 44 vezes

O “Ato em Defesa da Democracia e do SUS” foi realizado na última segunda-feira, 30 de maio, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus Santo Antônio de Jesus. O palestrante convidado foi o Deputado Federal Jorge Solla, médico e ex-secretário de saúde do estado da Bahia, que discursou sobre a atual conjuntura do Sistema único de Saúde (SUS).

Jorge Solla parabenizou a iniciativa do evento e afirmou que o tema foi bem posicionado na atual situação política do Brasil. Falou também da alegria em estar na UFRB: “é um orgulho ter um conjunto de Universidades federais como temos hoje. De todas as conquistas que nós tivemos, a partir do governo Lula, talvez a criação dessas universidades seja o vetor mais importante para a população da Bahia”. Ele também apoia a reforma política, pois “no modelo atual prevalece o financiamento privado/empresarial. A maioria dos parlamentares está representando o interesse de empresários e grupos de poder que financiaram as campanhas”.

Além de falar sobre a conjuntura política nacional, o deputado abordou a importância do SUS e sua abrangência no país, sendo responsável por 90% das cirurgias cardíacas e oncológicas, além de 95% dos transplantes realizados no país. Destacou ainda o papel do Sistema Único de Saúde em serviços que são fundamentais para o país como a vacinação e suas campanhas, o controle dos órgãos de saúde exercido pela Agência Nacional de Saúde (ANS), o controle sanitário promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O programa Mais Médicos e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também foram citados como avanços conquistados pelos últimos governos. Em sua opinião, é essencial ampliar investimentos sociais de forma geral e na área de saúde: “nós não podemos permitir que o SUS seja menos do que é hoje".

O evento foi organizado por estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) e coordenado pela professora Luciana Alaíde, contou com a participação de estudantes, professores, servidores do CCS e reitoria da UFRB. Representantes da comunidade externa como agentes comunitários de saúde, sindicato dos comerciários, direção do Partido dos Trabalhadores (PT), servidores do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e políticos locais também estiveram presentes.  

Jorge Solla – atualmente, como deputado federal, participa da Comissão de Seguridade Social e Família; Subcomissão Especial da Carreira Médica; Subcomissão Especial da “Operação Lava-Jato”; Subcomissão Especial de Assistência Social e Saúde da População Negra, além das Comissões Especiais que discutem o aumento de gasto com pessoal na área de Saúde e a alteração na Lei Geral das Telecomunicações. Entre suas lutas, está o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Confira a palestra do deputado federal Jorge Solla: 

{youtube}Jb-g_5s77IE{/youtube}

Com informações do CCS. 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/4455-ccs-recebe-deputado-jorge-solla-em-ato-de-defesa-da-democracia-e-do-sus

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil