Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Revista Eletrônica Discente História.com lança novo número

1 de Junho de 2016, 12:45 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 90 vezes

Já está disponível a nova edição da Revista Eletrônica Discente História.com, publicação idealizada por estudantes de História do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O dossiê temático de número 05, volume 03, versa sobre questões relacionadas ao período da Ditadura Civil-Militar (1964 a 1985) no Brasil.

Com o título Ditaduras e Autoritarismos, a publicação traz aos leitores um conjunto de textos do campo histórico e historiográfico sobre a natureza das práticas de repressão, tortura e demais formas de violências relatadas na Comissão Nacional da Verdade (CNV). “Nós, do Conselho Editorial, acreditamos que este volume dialoga intensamente com as questões que estamos vivendo atualmente, pois é sabido que muitos brasileiros foram às ruas protestar pela volta da ditadura militar. Não se acreditava que, mesmo depois das atividades realizadas pela CNV e a publicação de seus relatórios confirmando as torturas, tais reivindicações poderiam ser possíveis”, diz o editor-chefe, Geferson Santana, na apresentação da revista.

Produzida desde agosto de 2012, a História.com visa à publicação e divulgação dos trabalhos científicos produzidos pelos estudantes de graduação e pós-graduação em História das diversas instituições de ensino superior do país. “Nosso trabalho é permitir que estas pesquisas possam circular em espaços de sociabilidade intelectual nacionais e internacionais, como os bancos de dados de universidades estrangeiras e outros indexadores”, explica Santana. Os autores já comemoram a indexação da publicação pelas universidades francesas Université Bordeaux Montaigne e Université Toulouse – Jean Jaurès e indexadores como LATINDEX e IBICT/SEER.

Em cada número, a Revista Eletrônica História.com recebe para seu dossiê temático artigos relacionados a um tema predeterminado pelo edital de chamada. Os artigos devem conter entre 08 a 15 páginas. Os interessados devem acessar o site da publicação para conferir as diretrizes para os autores. Os textos submetidos devem ser inéditos, tanto em outros periódicos quanto em capítulos de livros. Aqueles textos que forem versões de publicações anteriores, onde se apresentam novos resultados, devem vir acompanhados de uma declaração de “não ineditismo”.

Confira a nova edição: N. 5, V.3 (2016) – Ditaduras e Autoritarismos.

Mais informações: https://ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom ou [email protected]


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/pesquisa-academica/4454-revista-eletronica-discente-historia-com-lanca-novo-numero

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog