Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Nota da Reitoria da UFRB sobre o terreno do CECULT em Santo Amaro

27 de Julho de 2020, 1:50, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi surpreendida com a divulgação de notícia, veiculada na página oficial da Prefeitura Municipal de Santo Amaro no Facebook, de que foi realizada no último dia 22 de julho uma audiência pública, tendo como ponto de pauta projeto de lei enviado a Câmara de Vereadores para doação do espaço físico da antiga sede da Fundição Tarzan para implantação de uma indústria de produtos automotivos no município.

É estranho que em nenhum momento a Universidade tenha sido convidada para algum diálogo ou sequer informada sobre as pretenções da Prefeitura em relação ao local.

A Universidade recebeu a doação do terreno onde outrora localizava-se a antiga sede da citada fundição em dezembro de 2012, conforme Escritura Pública de Doação firmada entre a UFRB e a Prefeitura de Santo Amaro, nas pessoas dos seus dirigentes à época, reitor Paulo Gabriel Soledade Nacif e prefeito Ricardo Jasson Magalhães Machado do Carmo, tendo em vista a instalação do Campus Universitário de Santo Amaro.

Na sequência, através da Resolução UFRB/CONSUNI nº 03/2013, de 07/05/2013, a UFRB aprovou a criação do Campus de Santo Amaro e do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), associado ao referido Campus. Em 27/09/2013, a Reitoria empossou o diretor do CECULT, professor. Danillo Barata e o vice-diretor, professor Cláudio Orlando Nascimento, dando início as atividades da Universidade no municipio. Na ocasião, a UFRB instalou-se provisoriamente na Escola Araújo Pinho, cedida pela municipalidade.

Nos anos seguintes, o CECULT expandiu-se, passando a desenvolver suas atividades na Escola Pedro Lago, cedida pelo municipio à UFRB em maio de 2017, já na gestão do prefeito Flaviano Bonfim. Atualmente, em Santo Amaro, a UFRB oferta seis cursos de graduaçao e três cursos de pós-graduação. Conta com 74 docentes, 25 servidores técnicos administrativos e 17 colaboradores terceirizados. A projeção aponta para o atendimento de 1.500 estudantes, quando da implantação definitiva do campus.

Ao longo dos últimos anos, várias tratativas foram realizadas, incluindo diálogos com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para a elaboração do projeto executivo de implantação do Campus no espaço físico da antiga sede da Fundição Tarzan, doado à UFRB, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC das Cidades Históricas. Atualmente, a UFRB aguarda disponibilização de recursos para implantação do projeto que dará início à obra do Campus próprio neste local. Esta é uma obra grandiosa, que trará grandes beneficios para o municipio e se revela fundamental para a expansão da UFRB em Santo Amaro.

A UFRB é resultado da mobilização e de lutas históricas de diversos atores coletivos em defesa da expansão da universidade pública, gratuita, de qualidade, laica e socialmente referenciada no Recôncavo do Bahia. Nesse sentido, conclamos aos atores políticos de Santo Amaro da Purificação, do poder municipal e do legislativo, para empreendermos esforços políticos conjuntos tendo em vista a consolidação do Campus da UFRB nesse município, e para tanto é  imprescindível a construção da sede do CECULT no espaço que nos fora doado, terreno das ruínas remanescentes da antiga Siderúrgica Fundação Tarzan.

A UFRB em Santo Amaro da Purificação é uma conquista do Recôncavo da Bahia. Sigamos firmes na sua defesa!

Cruz das Almas, 26 de julho de 2020.

Fábio Josué Souza dos Santos
Reitor da UFRB



UFRB divulga edital da Lista de Espera e Cadastro Seletivo 2020.2

24 de Julho de 2020, 18:20, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulgou o Edital da Lista de Espera e Cadastro Seletivo para preenchimento das vagas remanescentes do SISU 2020.2.

A Lista de Espera e o Cadastro Seletivo da UFRB são dois processos seletivos, independentes, que possibilitam aos candidatos que se inscreveram no SISU de ingressarem nos cursos de graduação da UFRB, no semestre letivo de 2020.2.

O resultado da Lista de Espera da UFRB está programado para o dia 29 de julho. A pré-matrícula online dos convocados será no período de 03 a 07 de agosto.

Após a convocação dos candidatos da Lista de Espera, todos os demais candidatos relacionados nessa chamada, que não foram convocados para a pré-matrícula, independentemente de sua classificação, deverão confirmar seu interesse em participar no Cadastro Seletivo, no site de Processos Seletivos da UFRB, no período de 29 de julho a 09 de agosto, com vistas a continuar concorrendo às vagas porventura existentes de seu respectivo curso. O resultado do Cadastro Seletivo está programado para o dia 20 de agosto.

Estão previstas uma chamada para a Lista de Espera e uma chamada para o Cadastro Seletivo. As realizações das chamadas do Cadastro Seletivo estarão condicionadas à existência de vagas disponíveis, que não foram ocupadas, ou que foram preenchidas e desocupadas mediante desistências ou cancelamentos das chamadas do SISU e da Lista de Espera 2020.2, e obedecerá rigorosamente a ordem de classificação e modalidade de vaga.

Dúvidas e informações suplementares quanto aos processos seletivos poderão ser respondidas pelo Núcleo de Gestão de Processos Seletivos no email [email protected].

Confira o Edital PROGRAD Nº 014/2020 - Lista de Espera e Cadastro Seletivo 2020.2.

Mais informações no site de Processos Seletivos da UFRB.



UFRB lamenta falecimento do funcionário terceirizado Amando Lopes dos Santos Neto

23 de Julho de 2020, 12:42, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do funcionário terceirizado Amando Lopes dos Santos Neto, ocorrido no dia 22 de julho. Neto fazia parte da equipe de ronda motorizada da vigilância, Campus Cruz das Almas. 

Ao registrarmos nossas condolências, manifestamos apoio e solidariedade aos amigos e familiares.



UFRB assina nota conjunta para manutenção das bolsas FAPESB durante o período de pandemia

22 de Julho de 2020, 16:51, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em conjunto com outras instituições de ensino, publicou uma nota acerca da manutenção das bolsas FAPESB durante o período de pandemia.

Acesse o documento na íntegra.



UFRB recebe certificação de membro da Huawei ICT Academy

21 de Julho de 2020, 23:39, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebeu no último dia 15 de julho o certificado de membro da Huawei ICT Academy, uma parceria entre a empresa chinesa Huawei e instituições acadêmicas de todo o mundo. A Huawei é líder global de tecnologia de soluções de informação da indústria e das comunicações (TIC).

O Núcleo de Engenharia, Sistemas e Software (NESS) da UFRB será o responsável por conduzir a parceria entre as duas instituições. Segundo Tassio Vale, professor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e coordenador do NESS, o Núcleo atuará fomentando a formação dos discentes na área de tecnologia através da experiência com produtos Huawei utilizados no mercado. "Por meio dessa parceria serão oferecidos treinamentos em tecnologias de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) da Huawei, incentivando os alunos da UFRB a obterem a certificação da Huawei e desenvolver talentos com habilidades práticas para o setor de TIC e a comunidade", explica.

Mais informaçõe sobre o Núcleo de Engenharia, Sistemas e Software (NESS) estão disponíveis em ufrb.edu.br/cetec/pesquisa-gestao/ness.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil