Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB oferece aulas gratuitas de capoeira no Ginásio de Esportes do campus de Cruz das Almas

28 de Abril de 2025, 17:10, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do projeto de extensão Capoeira nos Campi, está com vagas abertas para aulas de capoeira no Ginásio de Esportes do Campus de Cruz das Almas. Os encontros ocorrem às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, e são destinados tanto à comunidade acadêmica quanto ao público externo. A participação nas aulas é gratuita e as inscrições devem ser realizadas durante as aulas.

O projeto de extensão e cultura é coordenado pelo docente Sivanildo Borges (Professor Nativo) e conta com aulas ministradas pelo colaborador Jaylson Santos (Mestre Nego Jay). A iniciativa tem o apoio das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (PROEXC) e de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE). 

As aulas estão sendo oferecidas, inicialmente, no campus de Cruz das Almas, com a expectativa de que o projeto seja ampliado futuramente para os demais campi da instituição. A proposta busca fortalecer a cultura e as raízes afro-brasileiras, ao mesmo tempo em que estreita os laços entre a comunidade acadêmica e a população geral. 



MEASB reabre ao público durante programação da 23ª Semana Nacional de Museus na UFRB

28 de Abril de 2025, 16:58, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Entre os dias 12 e 16 de maio, o Memorial de Ensino Agrícola Superior da Bahia (MEASB), vinculado à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), reabre suas portas como parte da 23ª Semana Nacional de Museus. O MEASB retorna às atividades, voltando a mostrar uma importante parte da história do ensino superior agrícola do país.

Fechado temporariamente para reformas estruturais que permitiram melhor acomodação do seu acervo, o MEASB retoma suas atividades com um calendário especial de eventos. A abertura oficial acontece no dia 12 de maio, às 9h. De 13 a 16 de maio, estão previstas atividades educativas voltadas especialmente para estudantes da educação básica.  A participação nas atividades requer agendamento prévio, que pode ser feito por meio de formulário online, disponível entre os dias 24 de abril e 8 de maio, no link:https://forms.gle/Tj6VESajfWgCZ9uc9.

A reabertura do MEASB integra as ações da Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que nesta 23ª edição aborda o tema "O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação". A proposta do evento é aproximar os museus da população e valorizar as histórias preservadas nesses espaços culturais. Durante o evento de reabertura, os horários para visitação são 9h, 11h, 14h e 15h de segunda a sexta, exceto feriados. 

Para mais informações, a equipe do MEASB está disponível pelo e-mail: [email protected]. A programação completa da 23ª Semana Nacional de Museus pode ser acessada no site: https://visite.museus.gov.br/semana-nacional-dos-museus/.



UFRB manifesta profundo pesar pelo falecimento do servidor aposentado José Jorge da Conceição

28 de Abril de 2025, 11:21, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vem a público manifestar profundo pesar pelo falecimento do servidor técnico-administrativo José Jorge da Conceição. Jorge atuava no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), em Cruz das Almas.

Ao tempo em que registra o seu pesar, a UFRB manifesta condolências aos familiares, amigos e colegas pela irreparável perda ocorrida.



UFRB tem 13 cursos avaliados no Enade 2023; Nutrição e Veterinária tem nota máxima

25 de Abril de 2025, 15:20, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Os cursos de Nutrição e Medicina Veterinária da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) obtiveram nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Numa escala de 1 a 5, essas graduações foram avaliadas com nota 5 no Conceito Enade. Os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2023 foram apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no último dia 11 e estão disponíveis para consulta online

No total, 13 cursos da UFRB foram avaliados na edição 2023 do Enade, dentre eles estão os cursos da área de saúde e bem-estar; os cursos de engenharias, arquitetura e urbanismo; e os cursos tecnólogos. Os cursos de Enfermagem, Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção obtiveram a segunda maior pontuação, com nota 4. Já os cursos de Medicina, Zootecnia, Engenharia Florestal e Engenharia Mecânica receberam a nota 3, não sendo registrado nenhum curso na faixa de avaliação considerada abaixo do esperado.

O Conceito Enade avalia os cursos de graduação a partir dos resultados obtidos pelos estudantes numa prova escrita. O objetivo é avaliar: o desempenho dos concluintes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares; o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. A estrutura do Enade também abrange o preenchimento de três questionários: do Estudante, de Percepção de Prova e do Coordenador do Curso.

Além dos resultados de desempenho dos estudantes, outros eixos considerados são: condições de oferta e formação; pesquisa e desenvolvimento; extensão e participação social; acesso, permanência e conclusão. O Enade 2023 avaliou 9.812 cursos em todo o Brasil. A expectativa é que o resultado do levantamento possa contribuir para a melhoria contínua da qualidade dos cursos e para o fortalecimento da formação no país.

Índice Geral de Cursos

Outro Indicador de Qualidade da Educação Superior divulgado pelo Inep foi o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 2023. O cálculo do IGC é realizado anualmente e considera uma média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu das instituições de ensino superior. A UFRB manteve a nota 4 no IGC 2023, mas aumentou seu índice contínuo de 3,27 para 3,46 em relação à avaliação anterior. O novo resultado reflete o avanço da qualidade da Universidade ao longo do tempo.

Confira os resultados do Enade 2023.

Confira os resultados do Indicadores de Qualidade da Educação Superior.



UFRB e MIR prorrogam inscrições do Prêmio Nacional de Afroliteratura Infantojuvenil “Erê Dendê” até 8/5

25 de Abril de 2025, 14:09, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), lançou o Prêmio Nacional de Afroliteratura Infantojuvenil "Erê Dendê". O edital premiará obras literárias infantojuvenis de todo o Brasil que promovam, valorizem e preservem as tradições, conhecimentos e a diversidade cultural dos povos e comunidades tradicionais de terreiro e de matriz africana.

Serão, ao todo, 10 prêmios no valor de 20 mil reais cada. Os(As) autores(as) poderão inscrever suas obras até 8 de maio, respeitando as normas do edital publicado no site oficial da premiação. Na categoria Júri Oficial, uma comissão julgadora especialmente designada para a premiação irá selecionar, entre as inscritas, nove obras contempladas. Já na categoria Júri Popular, o público poderá eleger o décimo premiado através do voto on-line.

Desde 2003, a Lei 10.639 tornou obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas do país, do ensino fundamental ao médio. Porém, ainda existe uma grande lacuna na adaptação dos currículos a essa realidade de diversidade cultural e religiosa. Essa premissa é um dos pontos de partida para a criação do edital.

O prêmio tem como objetivo principal estimular e reconhecer publicamente o talento dos autores, contribuindo dessa forma para a visibilidade das obras. Através dessas publicações, crianças e adolescentes negras e negros poderão reconhecer, na literatura, sua ancestralidade e sua cultura. A literatura, por sua vez, poderá contribuir com a luta pela igualdade racial em diversas frentes, como: a inserção da cultura afro-brasileira na educação formal; o fortalecimento identitário das crianças negras; a compreensão de que suas raízes são motivo de orgulho; e a partilha de narrativas afirmativas.

O Erê Dendê integra o Projeto “Encruza: fortalecimento e valorização das comunidades quilombolas, povos de terreiro e ciganos”, como iniciativa de ampliação das Políticas Afirmativas desempenhadas pelo MIR, através da Diretoria de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e de Terreiros (DPTMAT) da Secretaria de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos (SQPT). O concurso literário, bem como as demais ações do projeto, são executados pela UFRB. O edital está alinhado às diretrizes do Decreto 12.278 do Governo Federal, de 29 de novembro de 2024, que institui a Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana.

Mais informações sobre a premiação no site premioeredende.com.br.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog