Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Campi da UFRB aderem à quinta etapa da mobilização contra o Aedes aegypti

28 de Abril de 2016, 12:19 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 226 vezes

Nesta quarta-feira, dia 27 de abril, o Grupo de Trabalho “UFRB contra o Aedes aegypti” promoveu atividades educativas e “faxinaço” nos campi de Amargosa, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus. O objetivo foi intensificar as medidas preventivas contra a proliferação do mosquito no início do período de chuvas na Bahia, especialmente no Recôncavo.

Em Santo Antônio de Jesus, as ações envolveram docentes, técnicos administrativos e estudantes. O grupo de voluntários fez um mutirão de limpeza pelo campus, onde encontrou copos, sacos, tampas, garrafas e outros objetos que poderiam funcionar como criadouros do mosquito. A professora Ana Lúcia Moreno, que faz parte do GT local, também destaca a grande quantidade de plantas tipo bromélia com acúmulo de água, algumas apresentando larvas com sensibilidade à luz.

Em Cruz das Almas, as ações de mobilização tiveram como concentração o prédio da Reitoria, onde a coordenadora geral do GT, professora Silvia Arantes, e o chefe do Núcleo de Logística Sustentável, Leandro Barreto, deram as orientações para atuação dos grupos de voluntários pelo campus. Na ocasião, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cruz das Almas, Rose Oliveira Reis, aproveitou para alertar sobre o papel de todos no combate ao mosquito.

 “A cada dia que passa, estamos tentando vencer essa batalha contra um inimigo que aparenta ser pequeno, mas que, por estar em grande quantidade, acaba fazendo um estrago. Portanto, essa conscientização é de extrema importância, uma vez que a prevenção ainda é o melhor remédio”, disse o servidor Geraldo Neto, um dos voluntários que participaram das ações educativas nos Pavilhões de Aulas. Para esta tarefa, dois grupos se dividiram para visitar as salas de aulas e distribuir adesivos e cartazes da campanha “UFRB contra o mosquito”.

Uma luta de todos

O estudante Josué de Oliveira, do 6º semestre do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET), aceitou a convocação do GT publicada no Portal da UFRB e se voluntariou a participar do novo mutirão conta o Aedes. “Eu acho que todos nós, independente de sermos servidores ou estudantes, somos seres humanos e temos que estar nessa luta contra o mosquito”, disse. Para ele, a maioria dos estudantes ainda está inerte diante desse problema, porque não tem noção do grau de perigo que ele representa.

Além da ação nos Pavilhões, outros três grupos se dividiram para promover a limpeza das áreas externas do campus Cruz. Cada grupo foi acompanhado de perto por agentes de endemias da Secretaria de Saúde do município. De acordo com o agente Jessé Santos, quatro focos do Aedes foram encontrados nas proximidades da área dos Pavilhões de Laboratórios, sendo necessário redobrar a atenção para não deixar a água parada e evitar que as larvas se transformem em mosquitos adultos, potenciais transmissores da Dengue, Zika ou Chikungunya.

Mais ação pelos campi

As ações no campus de Amargosa se dividiram em três frentes. A primeira consistiu em um mutirão para “faxinaço” nas áreas externas. O grupo de servidores e discentes se dividiu em duas equipes e iniciou a busca por todo o Centro de Ensino, onde foram encontrados criadouros com larvas e mosquitos. A segunda ação consistiu na entrega de sacos de lixo com panfleto educativo sobre o Aedes, distribuídos no horário de saída do turno matutino e de entrada do vespertino.

E, por fim, também foram colados cartazes e adesivos pela unidade. O objetivo, segundo o professor Sérgio Boss, membro do GT local, foi tornar visíveis as formas de eliminação dos criadouros do mosquito e chamar atenção para o momento delicado vivido por todos devido às doenças que ele transmite.

 Confira as fotos da ação em Santo Antônio de Jesus:

{gallery}noticias2016/etapa-5-zika-saj{/gallery}

Confira as fotos da ação em Cruz das Almas:

{gallery}noticias2016/etapa-5-zika-cruz{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/administracao/4403-campi-da-ufrb-aderem-a-quinta-etapa-da-mobilizacao-contra-o-aedes-aegypti

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil