Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Editora da UFRB lança e-books da Coleção Recôncavo; são cinco obras inéditas

19 de Dezembro de 2019, 14:36 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 188 vezes

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) anuncia o lançamento de cinco obras inéditas da Coleção Recôncavo. As novas publicações no formato e-book estão disponíveis para leitura online e download gratuito na página da EDUFRB: www.ufrb.edu.br/editora.

Os títulos são “Caminhos da fé: a Boa Morte de São Gonçalo dos Campos-BA”, de autoria de Adriana Carvalho da Silva; “Juventude e Agricultura Familiar no Recôncavo da Bahia”, de Nilson Weisheimer; “Turismo Cultural e Desenvolvimento: Cachoeira & Ouro Preto”, assinado por Lúcia Maria Aquino de Queiroz; “Vida Universitária e Saúde Mental: um estudo junto a estudantes da UFRB”, de Leandro Ribeiro Azevedo, e “A Comunicação dos Mapas”, autoria de Antônio Heleno Caldas Laranjeira.

As obras abordam aspectos artístico-culturais, biográficos, econômicos, históricos, políticos ou sociais do Território de Identidade do Recôncavo da Bahia. Os autores são servidores docentes, servidores técnico-administrativos, discentes e egressos da UFRB. Os trabalhos foram selecionados por meio de chamada pública, lançada pela editora em maio deste ano, contemplando monografias, dissertações e teses.

Em sua obra, fruto do mestrado em Ciências Sociais na UFRB, Adriana Silva faz um estudo sobre a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte de São Gonçalo dos Campos em sua dinâmica sociocultural. Entre outras questões, ela aborda as relações sociais que se estabelecem nesta instituição e os seus valores e crenças.

Já o trabalho do professor Nilson Weisheimer propõe romper a invisibilidade social, acadêmica e política que estão submetidos os jovens agricultores familiares. Ao descrever a situação juvenil na agricultura familiar em suas dimensões objetivas e subjetivas, ele põe em evidência tanto essa categoria social quanto as relações entre essa situação e os impasses na sucessão gerencial da agricultura familiar.

A professora Lúcia Queiroz publica obra sobre desenvolvimento local. O livro é resultado de pesquisa em duas cidades brasileiras, Cachoeira, no Recôncavo baiano, e Ouro Preto, em Minas Gerais. O trabalho utiliza uma abordagem inovadora e procura aprofundar questões sobre esse fenômeno e dar visibilidade a vozes de atores de um conjunto de organizações do turismo cultural.

O psicólogo Leandro Azevedo apresenta em sua obra os principais resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar as relações entre vida universitária e saúde mental entre estudantes de graduação. Azevedo atuou como professor substituto na UFRB e tem dentre as suas principais áreas de interesse a saúde mental de estudantes universitários, com espacial atenção às significativas mudanças na vida dos estudantes no ingresso à universidade.

O trabalho do egresso do curso de Comunicação da UFRB, Antônio Laranjeira, é fruto de pesquisa de campo realizada no território de Cachoeira e investiga as relações entre os mapeadores, a cidade e dois mapas online, com uma perspectiva comparada e replicável. O livro oferece um guia de conhecimentos para trabalhos inovadores de pesquisa, gestão e mercado.

Leia ou faça download dos novos e-books.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/editora.


Fonte: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5700-editora-da-ufrb-lanca-e-books-da-colecao-reconcavo-sao-cinco-obras-ineditas

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog