Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Equipe da UFRB encontra novos fósseis na Ferrovia de Integração Oeste-Leste

18 de Setembro de 2014, 14:17 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 4 vezes

A equipe de Paleontologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) encontrou novos fósseis nas últimas expedições realizadas em julho e agosto na construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). O grupo é orientado pela professora Carolina Scherer do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAAB), doutora em Geociências, com ênfase em Mamíferos Fósseis.

A professora Carolina destaca que, pela primeira vez, foram encontrados fósseis in situ, os quais, ela explica, são materiais encontrados no local onde foram depositados e fossilizados. “Até então, estávamos coletando os fósseis em sedimentos escavados pela população e, por isso, muitas informações eram perdidos. Agora, com este achado, podemos entender como os ossos foram parar no local e como foram preservados” afirma.

Na coleta, foram identificados alguns fósseis como dentes, vértebras, costelas e fragmentos pertencentes a um animal de grande porte. Este animal, que poderia chegar a seis metros de altura, de acordo com a professora Carolina, foi identificado como uma preguiça gigante, espécie que viveu no período Pleistoceno, de 10 mil a dois milhões de anos atrás. Após a etapa de coleta nos sítios, o material é levado para o laboratório, limpo e identificado. "Até o momento, já foram catalogadas sete espécies. Número que possivelmente irá ampliar com a continuidade do trabalho”, aponta a professora.

Os resultados do projeto estão sendo expostos em eventos de paleontologia pelo Brasil. Recentemente, foram apresentados três trabalhos relatando os primeiros resultados da identificação dos fósseis no IX Simpósio Brasileiro de Paleontologia de Vertebrados, ocorrido de 25 a 29 de agosto.

Ferrovia de Integração Oeste-Leste: ligará, inicialmente, a cidade de Figueirópolis (Tocantins) ao Porto Sul em Ilhéus, passando por 49 municípios baianos. Para construção da ferrovia, um convênio com a UFRB foi firmado para a realização de um trabalho de resgate e conservação dos registros históricos da chamada megafauna em toda a extensão da ferrovia. O investimento nesta área é de cerca de R$2,8 milhões.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/pesquisa-academica/3708-equipe-da-ufrb-encontra-novos-fosseis-na-ferrovia-de-integracao-oeste-leste

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog