Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Estudante da UFRB está entre vencedores do Projeto Curtas Universitários

9 de Outubro de 2013, 10:33 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 47 vezes

A estudante Larissa Andrade, do 8º semestre do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), está entre os vencedores do Projeto Curtas Universitários. Para participar, ela desenvolveu um projeto de reportagem documental de 13 minutos, que será co-produzido e exibido pelo Canal Futura, a partir de 2014.

O material escolhido será transmitido no programa Sala de Notícias, um espaço dedicado aos documentários que exploram a diversidade de olhares, linguagens e narrativas, no ar de segunda a sexta-feira, às 14h30 e 21h. A obra também será editada em versão de dois minutos para apresentação no programa e no site do Globo Universidade.

A temática da seleção do Curtas Universitários foi livre, entretanto, assuntos de interesse público, como educação, saúde, cultura, memória, meio ambiente, direitos humanos e empreendedorismo foram valorizados pelo edital, além de perfis e histórias pessoais.

O projeto de Larissa intitulado “Lápis de cor” faz referência ao lápis “cor de pele” que, em geral, é conhecido na tonalidade bege, e que as crianças utilizam para representar a si mesmas e as pessoas do seu convívio, mesmo quando são negras. Desta forma, explica a estudante: “o documentário busca abordar a representação racial no universo infantil e a maneira como um determinado padrão de beleza eurocêntrico afeta a auto-imagem e auto-estima de crianças negras”. As filmagens serão realizadas em Salvador e têm a previsão de duração de 8 meses.

Oficina de capacitação

Nos dias 3 e 4 de outubro, os vinte vencedores do concurso se reuniram no Rio de Janeiro para assistir a um ciclo de palestras com profissionais da Rede Globo e participar de uma oficina de capacitação em audiovisual. O encontro aconteceu na Central Globo de Produções, no Projac, com estudantes da Bahia, de Minas Gerais, da Paraíba, do Paraná, de Pernambuco, de Santa Catarina, de São Paulo, do Distrito Federal e do próprio estado do Rio.

“O encontro com os demais selecionados foi essencial para o amadurecimento dos projetos, além das diversas sugestões de textos e referências e a troca de experiências”, disse Larissa. “Também pudemos ter contato direto com a equipe do programa Sala de Notícias, compreendendo o formato proposto e a relação entre o cinema documental e a linguagem jornalística”, acrescentou. 

Sobre a sensação de ter sido selecionada, a estudante da UFRB falou sobre a triste constatação de que representa uma exceção. “Em um país de maioria negra, ser exceção nas realizações cinematográficas é incompreensível. Espero um dia ter a sensação de ser mais uma”, afirmou.

Curtas Universitários

Fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) e o Globo Universidade, o Projeto Curtas Universitários, lançado este ano, é voltado para alunos de cursos de graduação em fase de preparação dos seus trabalhos finais nas áreas de Comunicação Social, Cinema ou outra que envolva a formação para o audiovisual.

 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/central-do-aluno/3367-estudante-da-ufrb-esta-entre-vencedores-do-projeto-curtas-universitarios

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil