Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Filme de professores e estudantes da UFRB disputa Prêmio do Cinema Brasileiro

21 de Maio de 2019, 14:58 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 40 vezes

O documentário “Maré", com duração de 22 minutos, concorre ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019, na categoria curta-metragem. O filme concorre com outros 54 filmes brasileiros, entre ficção, documentário e animação ao primeiro turno do prêmio.

O filme da diretora Amaranta Cesar, professora de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), teve a participação de professores, estudantes e egressos do Curso de Cinema do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) e a parceria de mulheres quilombolas do Vale do Iguape.

O documentário, produzido em 2018, registra o movimento da maré entre várias gerações de mulheres quilombolas, entre o impulso de partir para outra realidade e o de ficar, entre a incerteza do futuro e a força da ancestralidade. 

Para Amaranta Cesar, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019 é uma distinção para as produções que tiveram circulação no Brasil em 2018 e que impactaram os críticos brasileiros. "É uma alegria que um filme produzido por professores, estudantes e egressos do Curso de Cinema da UFRB esteja entre as realizações de destaque nacionalmente".

Segundo ela, "Maré" se trata de um filme com objetivos de formação e de construção de relações profundas entre a comunidade universitária e as comunidades tradicionais do seu entorno, nesse caso, as comunidades quilombolas do Vale do Iguape, especialmente o Kalembá.

Amaranta considera que estar com o filme selecionado "já é um prêmio". A seleção faz com que o filme ganhe "essa visibilidade e esteja disponível para visualização em larga escala". 

No elenco estão as participantes Clarice Santos, Érica Batista, Patrícia Santos, Suelen Oliveira. Trabalhou na produção do filme, Elen Linth; na fotografia, Danilo Scaldaferri, no roteiro, Amaranta Cesar; e na montagem, Danilo Scaldaferri. 

O link para assistir e votar em Maré: http://portacurtas.org.br/filme/?name=mare


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5514-filme-de-professores-e-estudantes-da-ufrb-disputa-premio-do-cinema-brasileiro

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil