Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

PRPPG promove Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

19 de Setembro de 2013, 14:42 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 138 vezes

{youtube}sLvADw7da-Y{/youtube}Os discentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) se reuniram nesta quarta-feira, 18, no campus de Cruz das Almas para divulgar e trocar experiências sobre as pesquisas desenvolvidas no âmbito da instituição. O Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (SEPIP) foi uma promoção da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), com apoio das agências de fomento FAPESB, CAPES e CNPq.

Na palestra de abertura, o pró-reitor de Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Renato Santos, falou sobre o tema “Inovação e Tecnologia no Brasil e no Mundo”. Santos fez um panorama atual sobre investimento científico e como as universidades podem contribuir para alavancar a posição do País no cenário mundial. “Inovação na universidade não é e jamais será desvinculada de produção científica. Só seremos capazes de contribuir de forma sistemática para o processo de inovação no Brasil tendo uma pesquisa bem estruturada”, defendeu.

Para o pró-reitor, apesar da diferença entre a visão de inovação na universidade e na indústria, os dois investimentos devem estar juntos. “O investimento empresarial é muito importante porque direciona o foco da pesquisa acadêmica para a inovação”, disse. Ele citou exemplos de parcerias da UFMG com empresas como a Biofarma, Petrobras, Vale, entre outras, que permitiram colocar no mercado produtos com patentes brasileiras através da transferência de tecnologia.

Numa comparação com outros países, Santos esclarece que o Brasil ocupa desde 2009 a 13ª posição no número de pesquisas científicas desenvolvidas, mas que precisa avançar do ponto de vista qualitativo. Ele aposta em potenciais caminhos que podem ampliar a difusão e o impacto das produções brasileiras, a exemplo da tradução para o Inglês. E acrescenta ainda: “a colaboração científica é essencial e estratégica, e não só entre colegas do mesmo Estado, mas também do mundo”, disse, deixando o convite para futuras parcerias.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRB, Ana Fermino, agradeceu ao professor convidado e reforçou a necessidade de uma estrutura de pesquisa fortalecida na universidade. “A iniciação científica é um programa que nós trabalhamos com muito cuidado, sempre buscando ampliá-lo, pela importância que tem na formação do estudante e para o desenvolvimento da instituição e da região do Recôncavo”, disse Fermino. O evento seguiu com as apresentações de trabalhos.

Confira fotos do SEPIP:

{gallery}noticias2013/sepip{/gallery}

 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/3347-prppg-promove-seminario-estudantil-de-pesquisa-inovacao-e-pos-graduacao

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog