Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB celebra transmissão de cargo de Reitor e posse da Vice-Reitora

3 de Agosto de 2015, 14:49 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 43 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou na última sexta-feira, dia 31 de julho, a cerimônia de transmissão do cargo de Reitor e posse da Vice-Reitora para o quadriênio 2015-2019. O novo reitor da UFRB, Prof. Dr. Silvio Luiz de Oliveira Soglia, foi conduzido ao cargo pelo reitor cessante, Prof. Dr. Paulo Gabriel Soledade Nacif, que deixou a Reitoria em 2015 para assumir a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC).

A solenidade marcou também a posse da Profª. Drª. Georgina Gonçalves dos Santos no cargo de vice-reitora da UFRB. Estiveram presentes na mesa de honra, além das autoridades empossadas, o secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues; o coordenador de Desenvolvimento de Educação Superior, Paulo Pontes da Silva, representando o secretário de Educação do Estado da Bahia; o presidente da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo, Antônio Eduardo Alves de Oliveira; o coordenador financeiro da Federação de Sindicato de Trabalhadores Técnico-Adminitrativos em Educação, Paulo César Vaz, e o representante do Coletivo Central Estudantil, Antônio Tafarel.

O reitor cessante, Paulo Gabriel Nacif, disse ser motivo de orgulho para uma universidade poder vivenciar a transição de um Reitorado fruto de uma escolha democrática. Os professores Silvio Soglia e Georgina Gonçalves compuseram a chapa vencedora da consulta realizada nos dias 28 e 29 de abril e foram indicados pela comunidade acadêmica para gerir a UFRB pelos próximos 04 anos. “Não tenho dúvidas que a UFRB está em boas mãos, notadamente porque, neste momento, eles assumem com muito mais experiência e a altura dos desafios que a sociedade brasileira exige”, disse Nacif, citando que o país ainda possui 14 milhões de analfabetos e cerca de 60 milhões de analfabetos funcionais.

A vice-diretora empossada, Georgina Gonçalves, reafirmou a disposição da nova Reitoria pela transparência, pelo diálogo e pelo compromisso de defesa de um espaço de inclusão e de excelência acadêmica. “Essa instituição é o resultado do desejo de muitos. Ela foi sonhada por muitos dos que aqui estão e dos que aqui estiveram. E se hoje estamos aqui é porque lá atrás homens e mulheres se mobilizaram desejando e realizando o sonho de ter uma universidade no Recôncavo da Bahia”, lembrou Georgina. Para ela, a UFRB sempre se quis grande e inclusiva. “Somos a universidade da diversidade, da inovação curricular, das ações afirmativas e da luta pela democracia”, disse.

O novo reitor Silvio Soglia agradeceu a confiança da comunidade acadêmica e afirmou que isso só aumenta a sua disposição em construir uma gestão o mais próxima possível daquela que todos esperam. Ao relembrar a trajetória dos 10 anos de criação da UFRB, Soglia sintetizou seu orgulho em fazer parte desse processo histórico. “Fomos ousados em sonhar e mudar a história da educação superior brasileira e baiana. Realizamos os sonhos da comunidade imperial e republicana do Recôncavo ao construirmos na Bahia a segunda Federal, com maioria negra e menos favorecida socialmente”, disse. “Sinto-me honrado em colaborar com esse projeto exitoso que tem os pés neste lugar e a cabeça no mundo”, completou.

Ao final da cerimônia, Soglia apresentou a nova equipe de gestão: chefe de Gabinete, Luciana Alaíde; pró-reitora de Administração, Rosilda Santana; pró-reitora de Extensão, Tatiana Velloso; pró-reitor de Gestão de Pessoal, Wagner Tavares; pró-reitora de Graduação, Rita Dias; pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Ciência e Inovação, Rosineide Mubarack; pró-reitor de Planejamento, José Mascarenhas e pró-reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, Maria Goretti.

Posse oficial – O novo reitor Silvio Luiz de Oliveira Soglia foi empossado no dia 15 de julho no MEC, pelo ministro Renato Janine Ribeiro. Soglia é graduado em agronomia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em ciência e tecnologia de alimentos pela Universidade Federal de Viçosa e doutor em ciências dos alimentos pela Universidade Federal de Lavras, ambas em Minas Gerais. Atualmente é professor associado da UFRB e membro titular do Conselho Estadual de Educação da Bahia. Foi vice-reitor da UFRB nas duas gestões anteriores.

Vice-reitora – Georgina Gonçalves possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador, mestrado em Educação pela UFBA e doutorado em Sciences de l'Éducation - Université de Paris VIII. É professora adjunta da UFRB, onde dirigiu o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), campus de Cachoeira.

 {gallery}noticias2015/transmissao-cargo{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/administracao/4099-ufrb-celebra-transmissao-de-cargo-de-reitor-e-posse-da-vice-reitora

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog