Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB comemora II Semana Nacional do Livro e da Biblioteca com atividades itinerantes

29 de Outubro de 2019, 11:58 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 166 vezes

Mesa de abertura da II Semana Nacional do Livro e da Biblioteca na UFRB.

Enaltecer a importância do livro e da biblioteca para a difusão do conhecimento e a democratização do saber é o objetivo do evento que teve início na quarta-feira, 23, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A II Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, evento instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980, reuniu na UFRB membros da comunidade acadêmica e autoridades políticas para a abertura oficial no campus de Cruz das Almas.

Participaram da mesa de abertura o chefe de gabinete, Luiz Paulo de Oliveira, representando o reitor da UFRB; a coordenadora do Sistema de Bibliotecas, Márcia Cristina Carneiro; o assessor da Pró-Reitoria de Planejamento, Ariston Cardoso; o secretário da Educação de Cruz das Almas, Mário dos Santos, e o diretor da Faculdade Maria Milza, Weliton de Almeida.

A coordenadora Márcia Cristina deu as boas vindas aos participantes e explicou que a proposta do evento é buscar uma aproximação das bibliotecas da UFRB com as comunidades nas quais estão presentes. Por isso, pela primeira vez, o evento ocorre de forma itinerante. Estão previstas oficinas, palestras, rodas de conversa, atrações culturais e uma feira literária e cultural nos campi de Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Santo Amaro. A programação segue até o dia 30 de outubro, com atividades voltadas tanto para o público interno quanto para a comunidade externa, em especial os estudantes das escolas municipais.

“Nossa intenção é que a cada ano o evento ganhe uma maior proporção, a fim de atender às expectativas da população local, com ações culturais que priorizem os artistas da região”, disse Márcia Cristina, citando, como exemplo, a exposição de cordelistas do Recôncavo, incluída na programação desta edição. Na abertura do evento, os participantes também puderam apreciar a apresentação do professor Hidelbrando Sena, de Cruz das Almas, que interpretou o texto O Convite da Loucura, de autor desconhecido.

“Para a Universidade, esta é uma ação estratégica, que mostra o quão necessário é que tenhamos esses espaços voltados de fato para democratização do saber, abertos a toda a comunidade do nosso entorno”, disse o chefe de gabinete, Luiz Paulo de Oliveira. Representante do reitor no evento, Oliveira parabenizou a coordenação da biblioteca pela seleção dos temas abordados e destacou que eles representam elementos centrais para a própria existência da universidade.

“Pensar a importância da biblioteca como um espaço de produção/disseminação do conhecimento; pensar a centralidade do livro numa conjuntura e num cenário em que a sociabilidade das experiências das novas gerações está dada cada vez mais num fogo cruzado entre o mundo virtual e o mundo real; pensar outras experiências mediadas pelo livro tanto na sua forma impressa quanto na forma digital”, citou o chefe de gabinete, como desafios transversais a toda a universidade, no que diz respeito ao ensino, pesquisa e extensão.

Corroborando com o objetivo do evento, a palestra de abertura teve como tema “A importância da leitura nas atividades de ensino, pesquisa e extensão”. O assunto foi abordado pela professora Nídia Maria Lienert Lubisco, do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Logo no início, a professora defendeu a leitura e a escrita como processos inseparáveis e definiu que “essa relação bem poderia ser considerada uma premissa”, com abordagens registradas em farta literatura e por autores consagrados.

Veja fotos da cerimônia de abertura:

{gallery}noticias2019/ii-semana-biblio{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5657-ufrb-comemora-ii-semana-nacional-do-livro-e-da-biblioteca-com-atividades-itinerantes

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil