Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB empossa diretores dos novos campi de Feira de Santana e Santo Amaro

30 de Setembro de 2013, 13:19 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 287 vezes

{youtube}jmBZ5dYh0_U{/youtube}Tomaram posse nesta sexta-feira, dia 27, os diretores dos novos campi da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Feira de Santana e Santo Amaro. Situadas a 108 e 72 quilômetros de Salvador, respectivamente, as cidades passam a abrigar o Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) e o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT).

A professora Tatiana Velloso foi conduzida ao cargo de diretora pro tempore do CETENS pelo reitor Paulo Gabriel Nacif. Emocionado, ele não poupou elogios à nova diretora que, em sua opinião, representa um exemplo de luta pela transformação social. “Sempre que a vejo, lembro da frase de Paulo Freire: ‘aos esfarrapados do mundo e aos que neles se descobrem e, assim, descobrindo-se, com eles sofrem, mas, sobretudo, com eles lutam’”, disse, expressando toda a sua admiração.

Em seu discurso, a nova diretora agradeceu a confiança da reitoria da UFRB e o apoio dos colegas que ajudaram no processo de construção do projeto do CETENS. “Este centro nasce tendo como missão a produção de conhecimento a partir da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão universitária, para que contribua no desafio da questão energética e do semiárido, com matrizes sustentáveis”, afirmou Tatiana, logo em seguida acrescentando: “daqui sairão profissionais com formação cidadã e relação humana com o meio ambiente”.

A cerimônia de posse aconteceu às 10h, no campus provisório da UFRB em Feira de Santana, localizado no prédio do Instituto de Educação e Desenvolvimento (Ined). Estiveram presentes pró-reitores, diretores dos centros de ensino e membros da comunidade local. O coordenador executivo de Ensino Superior da Bahia, professor Nildon Pitombo, representou o Governo do Estado. Dentre as demais autoridades políticas, o deputado federal Zezéu Ribeiro, o deputado estadual Zé Neto e a prefeita da cidade de Valença Jucélia do Nascimento.

UFRB em Santo Amaro

Na segunda cerimônia do dia, o professor Danillo Barata foi conduzido ao cargo de diretor pro tempore do CECULT. A posse teve início às 16h, na sede do Teatro Dona Canô, em Santo Amaro. O reitor Paulo Gabriel Nacif presidiu a solenidade, que contou com as presenças do prefeito Ricardo Machado, do secretário municipal de Cultura Rodrigo Veloso e de representantes do movimento “Para ser do Recôncavo, a UFRB tem que estar em Santo Amaro”.

O diretor empossado lembrou a luta de 191 anos pela conquista de uma universidade federal em Santo Amaro, já reivindicada na Ata da Vereação de 14 de junho de 1822, e prevista desde o projeto original da UFRB. “Essa cidade é tão generosa que naquela época já pedia uma universidade pro Brasil e tão acolhedora que no primeiro debate que tivemos para trazer a UFRB para cá foram duas mil pessoas para a praça”, lembrou Barata. “Espero que, em breve, possamos ter aqui dois mil alunos para ficar à altura daqueles que pediram a universidade do Recôncavo”.

Barata explicou que o CECULT vai discutir o campo da cultura como um tripé: a cultura cidadã, simbólica e, sobretudo, econômica. “Precisamos produzir bens simbólicos com valor agregado, a partir daquilo que o baiano tem de melhor que é a sua criatividade”, defendeu. Com a alusão à capacidade criativa do povo baiano, o reitor lembrou a filha ilustre da cidade e aproveitou para agradecer sua luta pela UFRB em Santo Amaro. “Dona Canô, em si, tem toda representação simbólica do Recôncavo. Tenho certeza que ela está aqui nesse momento feliz”, disse.

No encerramento, os presentes fizeram uma visita ao campus provisório da UFRB em Santo Amaro, localizado na Escola Araújo Pinho. O reitor da UFRB, o prefeito da cidade e o diretor do CECULT participaram do ato simbólico de inauguração da sede do novo centro de ensino.  

Confira fotos da posse em Feira de Santana:

{gallery}noticias2013/posse-cetens{/gallery} 

Confira fotos da posse em Santo Amaro:

{gallery}noticias2013/posse-cecult{/gallery}

 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/administracao/3356-ufrb-empossa-diretores-dos-novos-campi-de-feira-de-santana-e-santo-amaro

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog