Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB lança aplicativo de tecnologia assistiva para conversão de QR Code

29 de Agosto de 2014, 14:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 341 vezes

O Grupo de Tecnologia, Engenharia, Robótica e Física (G-TERF) e o Grupo de Estudos sobre Educação Diversidade e Inclusão (GEEDI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) acabam de lançar um aplicativo que converte código de barras bidimensional (QR Code) em arquivo de texto, seja por escrito ou em áudio. O Quick Voice, app de tecnologia assistiva, facilita o acesso de deficientes visuais ao conteúdo do código, que pode ser ouvido em qualquer lugar.

Segundo a professora Suzana Couto, coordenadora do GEEDI e uma das idealizadoras do trabalho, um projeto piloto com o uso do Quick Voice está sendo implantado na Biblioteca Universitária do campus Cruz das Almas, e tem como meta criptografar todas as fichas catalográficas dos livros do acervo, gerando um código para cada uma delas. “Desta forma, qualquer pessoa pode usar o aplicativo para transformar o código da ficha em arquivo de áudio”, disse. Ela acrescenta ainda: “a meta é que, posteriormente, o projeto seja expandido para toda a UFRB e os setores da Universidade possam ter informações em códigos convertidas, facilitando a acessibilidade aos deficientes visuais”.  

"Encontramos no mercado alguns aplicativos que são capazes de reconhecer texto e transformar-los em áudios, mas eles apresentam muitos problemas com variação de fontes e com o tamanho das letras”, avalia o estudante do Bacharelado em Ciências Exatas e Tencológicas, Raphael Moura, um dos criadores do app.  O sistema QR foi escolhido pela capacidade de armazenamento de informação e pela praticidade de poder ser alterado quantas vezes forem necessárias. Para Moura, ”a vantagem do QR Code é a facilidade de geração, diferente do braile, que além de difícil aplicabilidade, requer equipamentos específicos e vai perdendo o relevo com o passar do tempo”.

Para usar o aplicativo Quick Voice é preciso baixá-lo, ativar o botão de leitura e apontar a câmera do celular em direção de um código QR, a partir daí o aplicativo rapidamente o converte para texto e já transforma em áudio. O Quick Voice está disponível, de maneira gratuita no Google Play.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cultura-e-extensao/3691-ufrb-lanca-aplicativo-de-tecnologia-assistiva-que-converte-qr-code-em-audio

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog