Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB realiza acolhimento dos calouros 2017.1; pré-matrícula segue até dia 07

6 de Fevereiro de 2017, 20:07 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 50 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) deu início ao acolhimento dos calouros do primeiro semestre de 2017 na última sexta-feira, dia 03 de fevereiro, no campus Cruz das Almas. A previsão é que 1.490 convocados façam a pré-matrícula na instituição até a terça-feira, dia 07, quando participam das atividades de boas-vindas planejadas pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), em parceria com a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) e a Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC).

O programa de acolhimento tem como objetivo recepcionar os estudantes recém-ingressos e apresentar as ações afirmativas, como bolsas e auxílios, empreendidas pela UFRB, a fim de garantir a permanência qualificada do estudante até o final de seu curso. A pedagoga Alessandra de Almeida, do Núcleo de Ensino, Integração e Êxito Acadêmico (NUIAC) da PROGRAD, responsável pelo programa, acredita que um dos benefícios do acolhimento é que o estudante será recebido na universidade conhecendo o mundo de possibilidades que a UFRB oferece. “Os estudos de evasão demonstram que, muitas vezes, não é a dificuldade cognitiva que mais preocupa, mas sim esse rito de passagem do ensino médio para a universidade”, diz.

Para Alessandra, independente de o aluno vir de escola pública ou particular, no espaço universitário ele se depara com uma nova realidade, que ainda não tem conhecimento de como funciona. Durante o acolhimento, foram repassadas algumas orientações sobre a rotina acadêmica e dicas para facilitar o dia a dia na UFRB, como o acompanhamento dos editais de apoio ao estudante, mobilidade acadêmica, oportunidades de estágio, políticas de inclusão, educação tutorial, entre outros. A assistente social Luciane Souza, do Núcleo de Acompanhamento Integral ao Estudante (NAIE) da PROPAAE, apresentou as modalidades de auxílio e falou sobre os critérios para a concorrência.

Na oportunidade, os estudantes responderam um questionário socioeconômico. De acordo com Maria Regina Cavalcante, do Núcleo de Gestão de Atendimento e Documentação (NGADOC) da PROPAAE, trata-se de um instrumento de coleta de informações que tem por objetivo subsidiar a construção do perfil dos ingressos na UFRB e garantir as condições básicas de sua permanência no ensino superior. A estudante Ravena Morais veio de Miguel Calmon e vai cursar Educação Física no campus de Amargosa. “Eu ainda não conhecia a UFRB e estou ansiosíssima para o início das aulas”, disse.

Já Tuane Silva é de Santo Antônio de Jesus e vai cursar Matemática, também no campus de Amargosa. Seus planos são fazer a Licenciatura e, em seguida, o Bacharelado. “Primeiro quero atuar na área do ensino e depois como bancária”, aposta. Para Rute Crisóstomo, o momento é um misto de alegria pela aprovação do filho em Zootecnia e de apreensão por deixá-lo pela primeira vez morando sozinho. “Depois da matrícula, vamos conhecer um pouco a cidade, o campus”, disse.

A pré-matrícula segue até terça-feira, dia 07, na sede da SURRAC. Antes os estudantes participam do acolhimento no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI). De acordo com a superintendente de Regulação e Registros Acadêmicos, Caroline Fonseca, os procedimentos estão transcorrendo na normalidade e a expectativa é que o novo calendário 2017.1 seja divulgado após reunião do Conselho Acadêmico (CONAC).

Confira as fotos:

{gallery}noticias2017/matricula2017_1{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4646-ufrb-realiza-acolhimento-dos-calouros-2017-1-pre-matricula-segue-ate-dia-07

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog