Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB recebe IV Congresso Baiano de Pesquisadores Negros

23 de Setembro de 2013, 16:44 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 94 vezes

O campus de Cruz das Almas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) sediou, no período de 18 a 21 de setembro, o IV Congresso Baiano de Pesquisadores Negros. Com o tema “Da Educação Básica à Pós-Graduação: Perspectivas e Estratégias para a Construção de Políticas Afirmativas de Gênero e Raça”, o evento reuniu pesquisadores das instituições de ensino superior da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Maranhão.

O reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, presidiu a mesa de abertura do IV CBPN, que foi composta também pela presidente da Associação de Pesquisadores Negros da Bahia (APNB) e pró-reitora de Extensão da UFRB, Ana Rita Santiago; o pró- Reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, Ronaldo Barros; o presidente da Associação de Professores Universitários do Recôncavo (APUR), David Romão; pela representante da Fundação Pedro Calmon, Fátima Fróes; e pelos professores Nilo Rosa (UEFS), Denilson Lessa (UNEB) e Marise Santana (UESB).

 “Nosso desejo é que o IV CBPN tenha um tom celebrativo. Nós queremos celebrar as conquistas da educação para as relações etnicorraciais no Brasil. No entanto, ainda são tantos desafios que temos que parar para refletir que caminhos traçar daqui para frente. Nesse sentido, o tom deste evento é ao mesmo tempo provocativo e propositivo”, disse a pró-reitora Ana Rita Santiago, em seu discurso de boas-vindas aos participantes do congresso.

Na conferência de abertura, a convidada foi a primeira mulher negra no Brasil a assumir a reitoria de uma Universidade Federal, a professora Nilma Gomes, reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). O principal objetivo foi motivar a elaboração de mapeamentos, diagnósticos e respostas que colocam em relevo as dimensões políticas e identitárias dos desafios para a democratização e a qualificação da educação brasileira.

As organizações políticas dos pesquisadores do Nordeste e as articulações nacionais, as relações entre gênero e políticas públicas, e a questão da violência para com a juventude negra foram alguns dos temas em debate nas mesas redondas. Também como parte da programação, foi realizada uma serie de minicursos e oficinas com foco na cultura afro-brasileira, relações etnicorraciais, identidade, literatura e ensino das culturas negras.

Um dos pontos altos do IV CBPN foi a homenagem póstuma ao professor Ubiratan de Castro, um dos fundadores do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) e então presidente da Fundação Pedro Calmon. E na parte cultural, as apresentações do Samba do Machucador e da Orquestra Sinfônica de Reggae Lyra Ceciliana de Cachoeira.

Confira fotos do evento (Crédito: Coletivo Moviola):

{gallery}noticias2013/cbpn{/gallery} 

 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/3351-ufrb-recebe-iv-congresso-baiano-de-pesquisadores-negros

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog