Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB registra em documentário entrega do título de Doutora Honoris Causa a Dona Cadu

26 de Novembro de 2021, 14:12 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 10 vezes

{youtube}892QhT5lA_A{/youtube}

O Programa de Extensão de Formação em Comunicação exibiu o documentário da história da Doutora Honoris Causa, Ricardina Pereira da Silva, conhecida como Dona Cadu, no último dia 20 de novembro, durante a programação do 15º Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo (Fórum 2021). O vídeo tem tradução para LIBRAS.

Dona Cadu completou 101 anos em 2021, mulher negra, mãe, líder comunitária, detentora de saberes e fazeres ancestrais, memória viva de confluências afro-indígenas, sambadeira e mestra ceramista mais antiga de Coqueiros, distrito de Maragogipe (BA).

O documentário registra a entrega do título de Doutora Honoris Causa outorgado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em solenidade realizada no dia 16 de abril de 2021, no Memorial Dona Cadu, Distrito de Coqueiros, em Maragojipe, com as presenças do reitor da UFRB, professor Fábio Jousé, da diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), professora Dyane Brito Reis Santos, do chefe da TV UFRB, Ivan Americano e da idealizadora do Memorial Dona Cadu, Rosângela Cordaro.

No momento da entrega, o reitor Fábio Josué destacou a importância da homenageada na história do seu povo, pelo seus amplos saberes e conhecimentos, adquiridos ao longo de sua vida, que eram reconhecidos pela maior honraria outorgada pela UFRB.

No documentário, Cadu canta sambas, conta experiências de vida, de trabalho árduo desde os dez anos de idade; de várias habilidades adquiridas e fazeres cotidianos. Dona Cadu foi – e continua sendo - tema de livros, dissertações, monografias e sambas. Sua história tem inspirado gerações.

Confira fotos da entrega do título de Doutora Honoris Causa para Dona Cadu:

{gallery}noticias2021/dona-cadu{/gallery}

 


Fonte: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/6361-ufrb-registra-em-documentario-entrega-do-titulo-de-doutora-honoris-causa-a-dona-cadu

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog