Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB sedia Encontro de Apicultores e Meliponicultores do Recôncavo Baiano

28 de Maio de 2015, 19:42 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 248 vezes

O Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) sediou na última terça-feira, 26, o VIII Encontro de Apicultores e Meliponicultores do Território do Recôncavo Baiano. O evento foi realizado no auditório da Biblioteca Setorial de Cruz das Almas e contou com a participação de apicultores e meliponicultores da região, além de alunos de graduação e pós-graduação e técnicos da Universidade.

O encontro foi promovido pelo Núcleo de Estudo dos Insetos (INSECTA) da UFRB, que há mais de 20 anos realiza diversas pesquisas com abelhas e outros insetos no Território do Recôncavo da Bahia. “Desenvolvemos atualmente na Baía do Iguape uma pesquisa com própolis, porque houve uma redução das áreas de matas na região e, com isso, diminuiu a oferta de néctar e pólen, que é a base do mel. O objetivo é que os produtores possam retirar outros produtos da criação de abelhas”, afirma o professor Carlos Alfredo de Carvalho, coordenador do INSECTA.

Segundo o professor, o evento teve como objetivo debater temas de relevância para a atividade apícola e meliponícola da região, tais como: cooperativismo, associativismo e a importância da Organização Social para a atividade apícola, fomento para a criação de abelhas no Estado da Bahia e articulação e captação de recursos para apicultores e meliponicultores. “O Território do Recôncavo tem pequenos produtores que utilizam a atividade apícola e meliponícola como complementação de renda. Essa atividade é importante por que está ligada diretamente a agricultura familiar e a sustentabilidade”, complementa Carvalho.

O presidente da Associação de Apicultores do Recôncavo (AAR), Valmir José, acredita que a relação de proximidade com a Universidade ajuda a inserir novas técnicas de manuseio e o tratamento adequado dos insetos. Ele acrescenta: “a parceria da associação com a UFRB existe há mais de seis anos. Começou com a análise do mel colhido nas comunidades e agora está sendo realizada uma pesquisa com própolis e os insumos das abelhas”.

O evento contou com a presença de diversas associações baianas na área e a participação de professores e pesquisadores de outras instituições. Também foram representados no encontro a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE).    

Saiba mais sobre o INSECTA no site: www.insecta.ufrb.edu.br.

Confira fotos do evento:

{gallery}noticias2015/encontro-apicultores{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/4053-ufrb-sedia-encontro-de-apicultores-e-meliponicultores-do-reconcavo-baiano

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil