Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Unidade da UFRB inova com instalações em tecnologias limpas para agricultura

28 de Fevereiro de 2018, 16:21 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 249 vezes

 As novas instalações do Complexo Laboratorial Multiusuário de Tecnologias Limpas para a Agricultura, resultado de um projeto desenvolvido por docentes do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) já estão em pleno uso pela comunidade acadêmica.  O projeto foi aprovado em Edital da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP – 2010) e contou com a contrapartida financeira da UFRB. A unidade foi entregue em dezembro do ano passado.

As atividades do Núcleo de Engenharia e Água e Solo (NEAS) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) já estão sendo desenvolvidas no complexo. Segundo o professor Vital Paz, coordenador do projeto, o caráter multiusuário está sendo configurado com a participação de docentes e pesquisadores do CCAAB e do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) que integram as pesquisas do PPGEA, além de pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura. “Esperamos viabilizar um maior número de usuários, ampliando significativamente a abertura que já se proporcionava nas antigas instalações”, explica.

Ainda segundo o docente, outro importante destaque é a integração das atividades didáticas, pedagógicas e pesquisas de graduação e pós-Graduação no mesmo espaço de estudos. “O compromisso dos docentes e pesquisadores é assegurar o objetivo de maior exigência pedagógica para a melhoria do ensino e da pesquisa, mediante a disponibilidade e utilização de melhores condições de infraestrutura de apoio para a aprendizagem da comunidade discente do CCAAB”, finaliza.

A infraestrutura de laboratórios que compõe o Complexo Laboratorial Multiusuário de Tecnologias Limpas para a Agricultura, tem uma área total construída de 1700 m2 e dispõe dos seguintes espaços: Laboratório de Drenagem Agrícola e Salinidade do Solo; Laboratório de Engenharia e Manejo de Sistemas Irrigados; Laboratório de Tecnologias Hidropônicas; Laboratório de Instrumentação e Tecnologia Embarcada; Laboratório de Geoinformações e Agrometeorologia.

Na estrutura laboratorial estão abrigados espaços para atividades pedagógicas (salas de aula), conferências, capacitação/treinamento e exposição de equipamentos e materiais para sistemas hidráulicos de irrigação e drenagem. Outros espaços integrados: sala de reunião, gabinetes para professores e visitantes, secretaria e espaço para discentes, estagiários e colaboradores.

 NEAS -  O Núcleo de Engenharia de Água e Solo (NEAS) tem o objetivo de agregar os conhecimentos e os estudos do sistema solo-água-planta-atmosfera, considerando as complexas interações envolvendo os recursos naturais. Para melhor compreensão e intervenção neste sistema, são indispensáveis as ferramentas oferecidas pela engenharia e que podem ser empregadas na elaboração, avaliação, estudos de viabilidade, monitoramento, planejamento e conservação de sistemas produtivos sustentáveis em áreas agrícolas e ecossistemas naturais.

 

{gallery}noticias2018/complexo{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5034-unidade-da-ufrb-inova-em-instalacoes-para-pesquisas-em-tecnologias-limpas-para-agricultura

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil