Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB e Governo do Estado assinam cooperação para capacitar pescadores e marisqueiras

18 de Janeiro de 2016, 20:56, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Silvio Soglia, participou na manhã da última sexta-feira, 15, no distrito de Acupe, zona rural de Santo Amaro, da inauguração do Centro Vocacional Tecnológico Territorial (CVTT).

Na ocasião, o Governo do Estado e a UFRB firmaram acordos de cooperação técnica com o objetivo de capacitar pescadores e marisqueiras para a pesca artesanal e aquicultura marinha, bem como a oferta de estágio para estudantes da universidade. O reitor e a comitiva do governador visitaram ainda as dependências do CVTT, distribuídas em seis pavilhões, e conferiram de perto o funcionamento dos laboratórios da Bahia Pesca. Salas de aula, infocentro, biblioteca, auditório e cozinha experimental também compõem a estrutura do centro. O diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Elvis Lima, além de professores e estudantes do curso de Engenharia de Pesca também prestigiaram o ato inaugural.

De acordo com o governador Rui Costa, a intenção é transformar Santo Amaro em um celeiro de ciência, pesquisa, ensino e desenvolvimento de tecnologias da pesca para a Bahia e o Brasil. "A entrega deste centro vai melhorar a vida das pessoas através de treinamentos e capacitações não apenas para quem vive da pesca em Santo Amaro, mas em toda a Bahia. O centro será usado pela rede de ensino técnico do Governo do Estado e deve ser usado pelas prefeituras, Universidade Federal do Recôncavo, enfim, por todos que queiram treinar, capacitar, desde engenheiros, tecnólogos, técnicos de nível médio ou até mesmo cozinheiras de escolas e restaurantes que queiram aprender a diversificar produtos da pesca, produtos do mar", disse. Segundo o governador Rui Costa, o CVTT será um espaço de promoção de diversas atividades teóricas para o aprimoramento da atividade pesqueira e ampliação da produtividade, além de aulas práticas que ensinarão a beneficiar subprodutos da pesca para fins comerciais.

O reitor Silvio Soglia destacou em seu discurso a importância do acordo de cooperação técnica entre a UFRB e o Governo do Estado por meio da Bahia Pesca, instituição vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia. “Nosso compromisso aqui é de responder a mais esse desafio de ocupar esse espaço tão bem estruturado e que certamente modificará toda a realidade da pesca aqui nessa região. A UFRB se sente orgulhosa de realizar essa parceria que permitirá aos nossos professores e estudantes de Engenharia da Pesca conduzir as atividades desse Centro Vocacional e contribuir cada vez mais com o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou.

Para Adeilton de Araújo, pescador do município de Taperoá, tempos ainda melhores virão após os pescadores serem capacitados no CVTT. "Vai aumentar nossa renda familiar. O pescado é um dos melhores meios de sobrevivência na nossa comunidade. Então, uma unidade para melhorar o beneficiamento de todo o pescado é de grande valia pra nós", comentou.

Com investimentos de R$ 7,5 milhões, o CVTT funciona na Fazenda Oruabo, unidade da Bahia Pesca que já abriga laboratórios de piscicultura marinha, camarão e caranguejo.

Confira fotos do evento:

{gallery}noticias2016/CVTT-santoamaro-pesca{/gallery}



UFRB divulga lista de aprovados no Sisu 2016.1, matrícula nos dias 22, 25 e 26

18 de Janeiro de 2016, 14:18, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a lista de candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC), com ingresso previsto para o primeiro semestre letivo de 2016. Nesta chamada, foram oferecidas 1.455 vagas para 31 cursos de graduação. A relação dos aprovados está disponível online no site do Processo Seletivo: www.ufrb.edu.br/prosel.

A matrícula será feita em duas etapas distintas. Nos dias 22, 25 e 26 de janeiro, acontece o registro dos ingressantes com a apresentação e entrega da documentação. Os selecionados devem comparecer à sede da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), situada nas unidades administrativas do campus universitário em Cruz das Almas.

Esta primeira etapa da matrícula poderá ser realizada por procurador, desde que devidamente constituído e o mesmo deverá portar, além dos documentos do candidato, procuração original legível e cópia do próprio documento de identificação a ser autenticado pelo servidor à vista do original, os quais serão retidos.

Os estudantes já matriculados em cursos de graduação da UFRB deverão solicitar a desistência da vaga anterior no ato da nova matrícula. O não comparecimento do ingressante ou de seu procurador legal, nas datas estabelecidas, implica na renúncia da vaga.

A segunda etapa é a confirmação da matrícula, que corresponde à retirada do comprovante e da grade curricular do semestre e assinatura do Termo no Núcleo de Apoio Acadêmico do Centro de Ensino no qual o ingressante realizará o curso. A confirmação de matrícula acontece no período a ser estipulado no Calendário Acadêmico. O início das aulas está previsto para o mês de setembro.

Lista de Espera - Os candidatos que não foram selecionados na Chamada Única do Sisu 2016.1 poderão participar da Lista de Espera, com inscrições a partir de hoje, 18, até o dia 29 de janeiro, na própria página do Sisu

Confira:

Lista de Aprovados Sisu 2016.1

Etapas da Matrícula - Chamada Única Sisu 2016.1

Edital de Matrícula - Chamada Única Sisu 2016.1

Ficha de Inscrição - Chamada Única Sisu 2016.1

Informações sobre a matrícula na UFRB pelos telefones (75) 3621-1220/1221 ou email [email protected].

Mais informações na página eletrônica do Processo Seletivo (PROSEL).



ENEM 2015: participantes podem consultar os resultados individuais

11 de Janeiro de 2016, 12:54, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

{youtube}0U3AV0B0yB0{/youtube}

Os resultados individuais de desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 estão disponíveis para consulta on-line. Os participantes podem conferir os resultados no site http://enem.inep.gov.br/participante/#/login. Para ter acesso às notas, basta informar o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição.

A senha do Enem é a mesma que será usada para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá as inscrições abertas nesta segunda-feira, 11, e encerradas na quinta-feira, 14. Para fazer a inscrição no primeiro Sisu de 2016 é preciso acessar o site http://sisu.mec.gov.br/.

Sisu na UFRB

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai ofertar 1.455 vagas distribuídas em 31 cursos no Processo Seletivo - Prosel 2016.1 pelo Sisu. Estão mantidas as reservas de 10% das vagas de ampla concorrência para surdos no curso de Letras/LIBRAS e de 50% das vagas em geral para estudantes de escolas públicas, das quais 76,67% para pretos, pardos e indígenas.

A matrícula para os candidatos aprovados na chamada única ocorre nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. O candidato convocado que, por qualquer motivo, não efetuar a matrícula institucional de acordo com o escalonamento a ser estipulado no edital de matrícula da UFRB, perderá o direito à vaga.  

Confira as Vagas Ofertadas pela UFRB para 2016.1 e o Termo de Participação da UFRB no SISU 2016.1.

Para mais informações sobre o Processo Seletivo da UFRB, acesse o site www.ufrb.edu.br/prosel.

Com informações da ASCOM/MEC.



Curso de Engenharia Civil da UFRB é reconhecido pelo MEC

8 de Janeiro de 2016, 18:49, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O curso de Bacharelado de Engenharia Civil da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) obteve o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) através da portaria n° 933/2015 publicada no Diário Oficial da União, no último dia 02 de dezembro de 2015. A graduação obteve o conceito global 4 atribuído pelo MEC.

Segundo a professora coordenadora do curso, Luciana Boeira, o reconhecimento com conceito 4 é resultado do comprometimento e profissionalismo dos professores e gestores do Cetec que sempre prezaram pela qualidade de ensino e excelência na formação dos seus futuros profissionais. “A Engenharia Civil da UFRB com esta nota se coloca entre os melhores cursos da Bahia, garantindo assim a credibilidade do mercado nos profissionais aqui formados. Temos apenas quatro anos de curso autorizado e já temos laboratórios montados, pesquisas acadêmicas visando o desenvolvimento sustentável, técnico e tecnológico, publicações de artigos e apresentações nos mais importantes congressos da área, projetos de extensão que levam contribuições importantes para a nossa comunidade, egressos bem colocados no mercado, além de alguns que já estão em cursos de pós-graduação strictu senso, mestrado. São grandes resultados”, destaca.

O reconhecimento foi divulgado pelo MEC após a visita da comissão de avaliadores enviada pelo MEC em abril de 2014. O curso de Engenharia Civil é ofertado no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), campus de Cruz das Almas. Autorizado em março de 2011, o curso de Engenharia Civil possui oferta semestral de 25 vagas e tem como objetivo oferecer formação em Ciências Exatas e Tecnológicas e foco na sustentabilidade. O ingresso dos estudantes ocorre por meio dos egressos do ciclo básico do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET) da UFRB e dos portadores de diploma, transferências internas e transferências externas.

Saiba mais na página do curso. 



Segunda edição da Revista Magistra está disponível online

7 de Janeiro de 2016, 20:28, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A segunda edição do volume 27 da revista Magistra do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) já está disponível online. A edição aborda comunicações científicas nas áreas de Fitotecnia, Melhoramento e Recursos Genéticos Vegetais e Ciências Ambientais.

Com tiragem trimestral, a Magistra divulga artigos e comunicações científicas. Filiada à Associação Brasileira de Editores Científicos, contém ainda conteúdos publicados na sessão Fórum, a convite do Conselho Editorial. A publicação conta com a edição-geral do professor Alexandre Américo Almassy Júnior (UFRB), além de outros editores científicos da UFRB e da Embrapa. A revista conta com 32 anos de publicações.

Submissões - A Magistra está recebendo novas submissões por meio do sistema SEER (Open Journal Systems). Os interessados podem submeter seus manuscritos na página eletrônica de submissões da revista. Todo o conteúdo encontra-se em formato PDF e está disponível para download.

Confira em Magistra.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog