Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB realiza evento virtual de acolhimento aos ingressantes de graduação 2022.2

12 de Janeiro de 2023, 16:16, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga a programação do evento virtual "Acolhimento aos Ingressantes - Semestre 2022.2". As atividades virtuais serão realizadas na manhã do dia 31 de janeiro de 2023, das 9h às 11h na TV UFRB.

A programação tem caráter formativo e acolhedor, no sentido de colaborar para que cada ingressante se sinta acolhido e motivado a inserir-se no curso escolhido e compreender o período de adaptação com seus desafios para todos os envolvidos. Além disso, o estudante terá acesso a informações que irão auxiliá-los nestes primeiros passos rumo ao sucesso acadêmico na UFRB.

A participação dos calouros no evento dará direito à certificação da UFRB. É necessário preencher o formulário de presença ao longo da programação e obter frequência mínima de 75%.

Reencôncavo

Além do evento virtual organizado pela Pró-Reitoria de Graduação, os Centros de Ensino da UFRB realizam o Reencôncavo, com programação voltada exclusivamente para recepção de seus calouros. Os ingressantes devem conferir a programação do Reencôncavo nos sites dos Centros de Ensino.

Programação do Acolhimento aos Ingressantes - Semestre 2022.2

Dia 31/01/2023 (terça-feira)

9h - 9h30 Boas vindas com apresentação cultural

9h30 - 10h (Re)existir na universidade: vivências e experiências na UFRB

10h - 10h40 Momento biblioteca

10h40 - 11h Bate-papo sobre o Guia de Sobrevivência do Calouro

11h - Encerramento

Acesse o nosso canal no Youtube: TV UFRB.



Estudante de mestrado da UFRB desenvolve pesquisa que une Braille e QR Code

10 de Janeiro de 2023, 12:47, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A estudante do mestrado profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Patrícia Silva de Jesus, criou o “Manual de Audiodescrição em QR Code para produtos editoriais”, sob a orientação da professora Nelma Galvão, do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), Campus Feira de Santana.

O intuito da pesquisa é misturar elementos analógicos (braille e escrita convencional) com outros recursos digitais (QR Code e áudio) para melhorar a experiência das pessoas cegas e com baixa visão. O braile é um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão e é tradicionalmente escrito em papel relevo. Já o QR Code é um código de barras que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos celulares equipados com câmera.

Idealizadora do projeto #pracegover, que torna mais acessível conteúdos publicados nas redes sociais para pessoas cegas e com baixa visão, Patrícia Braille, como é conhecida, convive com amigos cegos desde os 16 anos e percebia as dificuldades que eles passavam.

"Tenho muitos amigos cegos, então a todo momento estou pensando em acessibilidade e em como ofertar produtos e serviços acessíveis. Um dia eu pensei em como seria misturar QR Code com audiodescrição em livros em braille, pois parto do princípio que toda tecnologia deve ser ofertada às pessoas com deficiência e às vezes mesclar essas tecnologias resultam em uma experiência mais plena de contato com a leitura. Foi movida por essas ideias que fiz um projeto de pesquisa e me submeti ao processo seletivo do mestrado da UFRB”.

Ao longo da pesquisa, pessoas cegas de diferentes partes do Brasil receberam livros em Braille com QR Code para testar a usabilidade da metodologia, e os resultados obtidos foram muito positivos. "Todas as pessoas cegas aprovaram a adoção da metodologia", afirmou.

“É uma honra poder contribuir com as pessoas cegas, porque foi com elas que aprendi tudo que sei sobre acessibilidade. A forma que os cegos abraçaram minha pesquisa também me comoveu bastante. A pesquisa nunca foi apenas minha. Ela é nossa, sempre foi. E espero que muita gente, no Brasil e outras partes do mundo, também usufruam dos resultados desta pesquisa”, finaliza.

A defesa da dissertação está prevista para o mês de março e Patrícia Braille distribuirá o produto no Repositório da UFRB e nas redes sociais de forma gratuita para todo o Brasil e em outros países de língua portuguesa.

Para mais informações sobre o Manual, acesse a página do Instagram @pracegoveroficial.



UFRB integra sistema de cursos e eventos ao login único do Governo Federal

9 de Janeiro de 2023, 16:36, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A partir do mês de dezembro, a inscrição em cursos e eventos realizados pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) deve ser feito por meio do login único do Governo Federal, o gov.br. O login único facilita o acesso da sociedade aos serviços públicos digitais e possibilita a integração das informações dos cidadãos.

A integração, realizada pela equipe da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC), faz parte das ações previstas no Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) da UFRB e da transformação digital dos serviços do governo federal.

A conta gov.br é uma identificação que reúne, em um só lugar, serviços e informações sobre a atuação de todas as áreas do governo. Com ela, a pessoa se identifica com segurança na hora de acessar serviços digitais. Ela é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros. Os usuários podem usar a sua conta gov.br também para acessar serviços do SUS, inscrever-se no ENEM, consultar sua CNH ou Carteira de Trabalho digital, simular aposentadoria no Meu INSS, além de diversos outros serviços.

O registro de cursos e eventos da UFRB é feito via Módulo de Extensão, no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA). Anteriormente era necessário realizar um cadastro específico, mas agora com a integração, basta o usuário ter conta no gov.br para realizar a inscrição.

Crie sua conta gov.br.

Confira a lista de cursos e eventos ofertados pela UFRB.

Módulo de Extensão no SIGAA

Desde a implementação do Módulo de Extensão, no SIGAA, em janeiro de 2022, que todos os registros de atividades, inscrições em eventos, download de certificados e envio de relatórios, passaram a serem feitos naquele módulo. Os fluxos, dentro do Sistema, são baseados nos formulários e procedimentos já conhecidos pela comunidade acadêmica. O registro e a certificação são atribuições da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), entretanto dependem de ações da Gestão de Extensão dos centros de ensino, das áreas de conhecimento e da coordenação das atividades, conforme a Resolução 057/2022, que prevê a gestão da extensão de forma descentralizada.



UFRB integra INCT Segurança de Solo e Alimento aprovado em edital do CNPq 

9 de Janeiro de 2023, 13:34, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCAD), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foi selecionado ao lado de outras instituições de ensino e pesquisa brasileiras e estrangeiras, para a constituição, em rede, do INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) Segurança de Solo e Alimento. A participação da UFRB é resultado da Chamada CNPq nº 58/2022, divulgado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no dia 21 de dezembro. A chamada contemplou a constituição de 58 novos INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia).  

Estão vinculados ao INCT Segurança do Solo e Alimento 62 pesquisadores nacionais e internacionais, dentre eles, da UFLA, CNPEM-SP (Laboratório Nacional Luz Síncrotron), UFU, UFV, UFPI, UFAL, UNEMAT, EPAMIG e EMBRAPA; e instituições sediadas nos Estados Unidos (Texas Tech University, Southern Illinois, University at Edwarsdville e University of Florida); Canadá (University of Guelph); Irlanda (National University of Ireland Galway); Bélgica (Ghent University); Turquia (Sabanci University); Portugal (Universidade de Coimbra); China (Zhejiang University); Inglaterra (Rothamsted Research); Austrália (University of Newcastle, Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization); e Índia (Indian Institute of Technology Kharagpur). 

O professor Júlio César Azevedo Nobrega, coordenador do PPGCAD, disse que o INCT em Segurança de Solo e Alimento proporcionará a pesquisa de alto impacto científico e tecnológico na pós-graduação da UFRB, de forma interdisciplinar e com forte interação com o setor produtivo e público, apontando soluções para problemas na agricultura global e, especialmente, da região Nordeste. 

O INCT realizará pesquisas relacionadas a Solos, Cultura da Mandioca e Feijão-Caupi. "A principal linha do projeto Bahia-Piaui é nas culturas de mandioca e feijão caupi, mas os Institutos (INCTs) são flexíveis para inclusão de outras áreas das Ciências Agrárias, além destas, caso outros docentes e pesquisadores comprometidos com a Ciência agregarem conhecimentos, na fronteira do conhecimento, aos temas do INCT", explica o professor visitante da UFRB, José Maria de Lima.

O INCT em Segurança de Solo e Alimento tem como objetivo principal gerar parâmetros de referência e tecnologias adequadas, competitivas e sustentáveis, por meio do fortalecimento e integração de competências institucionais e da capacitação de recursos humanos, para garantir a produção de alimentos nutritivos e seguros, mantendo a qualidade e a sustentabilidade do solo em agroecossistemas, com ênfase para os ambientes de produção dos biomas brasileiros. O INCT em Segurança de Solo e Alimento é coordenado pelo professor doutor Luiz Roberto Guimarães Guilherme, do Departamento e Ciência do Solo, da Universidade Federal de Lavras (DCS/UFLA).

Objetivo geral 

O Programa INCT caracteriza-se por grandes projetos de pesquisa de longo prazo, em redes nacionais e ou internacionais de cooperação científica para o desenvolvimento de projetos de impacto científico e de formação de recursos humanos. 

Cada INCT possui como coordenação, uma instituição sede com excelência em produção científica e/ou tecnológica, alta qualificação na formação de recursos humanos e com capacidade de alavancar recursos de outras fontes, e por um conjunto de laboratórios ou grupos associados de outras instituições, articulados na forma de redes científico-tecnológicas, com uma área ou tema de atuação bem definidos, que estejam na fronteira da ciência e/ou da tecnologia ou em áreas estratégicas do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia & Informação (CT&I).   

Os INCTs aprovados contemplam propostas de pesquisa de excelência em áreas estratégicas e/ou na fronteira do conhecimento, que visam a solução dos grandes desafios nacionais, a partir do desenvolvimento de projetos de pesquisa de alto impacto científico e tecnológico, priorizando a interdisciplinaridade, além de forte interação com o sistema produtivo, setor público e sociedade. 

Na Chamada CNPq nº 58/2022 foram contemplados 58 novos INCTs, que estarão presentes em todas as regiões do País, sendo que cerca de 30% dos recursos disponibilizados destinam-se a grupos sediados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País.  (). 

Ao todo, serão investidos R$324 milhões, valor acima do previsto inicialmente, de R$ 300 milhões, oriundos do FNDCT/MCTI, graças a um esforço do CNPq de alocar mais recursos à iniciativa. 

Mais informações sobre o PPGCAD em ufrb.edu.br/pgcienciasagrarias.



UFRB divulga procedimentos da Matrícula Web 2022.2 para veteranos

5 de Janeiro de 2023, 15:36, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga o calendário e procedimentos da Matrícula Web 2022.2 para estudantes veteranos. Todos os estudantes dos cursos de graduação a partir do segundo semestre letivo devem efetuar a matrícula por meio do Portal do Discente no Sistema de Gestão das Atividades Acadêmica (SIGAA).

As duas primeiras etapas são relativas à solicitação de inscrição em componentes curriculares, posteriormente analisadas pelo SIGAA diante dos critérios preestabelecidos. A terceira etapa é de livre concorrência.

Os calouros não participam da Matrícula Web, uma vez que são automaticamente matriculados em disciplinas do primeiro semestre do curso.

Confira as etapas e datas da Matrícula Web 2022.2:

Atividade Data
1ª etapa – Solicitação de inscrição semestral em componentes curriculares via web 11 (início às 08h) a 15/01/2023
Resultado do processamento da 1ª etapa

O SIGAA procederá à confirmação das solicitações dos estudantes mediante as seguintes prioridades:
  1. discentes formandos;
  2. discentes semestralizados;
  3. discentes desemestralizados (discentes que estejam pleiteando componentes a um nível anterior ao seu);
  4. discentes adiantados (discentes que estejam pleiteando componentes a um nível posterior ao seu);
  5. discentes com maior IRA.
17/01/2023
2ª etapa – Solicitação de ajuste de componentes via web 18 e 19/01/2023
Resultado do processamento da 2ª etapa 20/01/2023
Ajuste de inscrição em componentes curriculares pelo coordenador de curso 31/01/2023
3ª etapa – Matrícula web extraordinária em componentes curriculares 21 a 25/01/2023

Para mais informações sobre os procedimentos de matrícula no SIGAA, consulte o Tutorial da Matrícula Web e o Manual do Portal do Discente.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog