Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB apresenta relatório sobre ações do Plano de Logística Sustentável

11 de Janeiro de 2024, 13:38, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga o relatório sobre o primeiro ano de ações do Plano de Logística Sustentável (PSL) da Instituição.

O relatório descreve as ações adotadas pelo PLS, que é composto de 14 objetivos e 78 ações, previstas para serem desenvolvidas até o final de 2024.
O plano é um instrumento de planejamento, com objetivo e ações que visam permitir, no âmbito da UFRB, práticas de sustentabilidade ambiental, social e econômica nos processos logísticos da Universidade.

Entre os resultados alcançados, destacam-se, no Campus Cruz das Almas, as ilhas de impressão gráfica implantadas nas Pró-Reitorias de Planejamento (Proplan), Gestão de Pessoas (Progep) e Graduação (Prograd), na Superintendência de Registros das Atividades Acadêmicas (Surac) e no Gabinete da Reitoria, em âmbito da Administração Central da UFRB; a construção de espaços de convivência que integram a edificação e a natureza, observados na área edificada em frente ao Pavilhão III e no entorno do Restaurante Universitário; e o reflorestamento de 17 hectares de terras, realizado em parceria com a Coelba, na área frontal da usina solar.

No que se refere ao objetivo de otimização no processo de consumo de energia e conscientização da comunidade acadêmica sobre essa prática sustentável, houve a substituição das lâmpadas comuns por lâmpadas LED, ação adotada pelo Núcleo de Gestão de Manutenção Predial (NUMAP); a parceria com a Coelba que levou à troca de centenas de lâmpadas incandescentes em todos os centros de ensino da UFRB; e a realização de campanha com colocação de adesivos para manter portas e janelas fechadas em espaços com ar-condicionado ligado. Destaca-se, ainda, a construção da usina solar no Campus Cruz das Almas.

Segundo o relatório, a implementação do Plano de Logística Sustentável é um grande desafio, principalmente em uma instituição multicampi. "Mas, apesar das dificuldades, os resultados apontados no primeiro ciclo de avaliação dos objetivos e metas do PLS demonstram avanços importantes". O ideia é que as ações realizadas e apresentadas se transformem em redução de custos operacionais, aumento da eficiência dos processos, melhoria da imagem institucional perante a sociedade e, acima de tudo, em contribuição para a construção de um mundo sustentável.


"Enquanto instituição de ensino, compreendemos as práticas sustentáveis como ações imprescindíveis para a preservação do meio ambiente, a promoção da qualidade de vida dos membros da comunidade acadêmica e a formação de profissionais mais conscientes e comprometidos com a sustentabilidade", enfatiza a conclusão do relatório.

Histórico - O Plano de Logística Sustentável é um instrumento norteador que ajuda no planejamento para a adoção de práticas e métodos que visem a racionalização e a sustentabilidade das despesas das instituições, como também busca apontar ações a serem desenvolvidas pela comunidade acadêmica para criar a cultura da sustentabilidade.
Em 17 de janeiro de 2023, a UFRB divulgou o Plano de Logística Sustentável (PLS) da Instituição para o biênio 2023-2024, contenplando 78 ações, buscando, de forma prática e objetiva, apresentar todo o programa voltado para a logística sustentável a ser desenvolvida na Universidade, assim como todas as ações de projetos afins.
Algumas das ações propostas demandam recursos orçamentários para sua implementação e, como depende-se da evolução da Lei Orçamentária Anual (LOA), parte das atividades podem sofrer atrasos ou mudanças de rumo.

Clique aqui para saber mais. 

Conheça o relatório.



Seleção interna para professor(a) formador(a) da UFRB está com inscrições abertas

10 de Janeiro de 2024, 11:47, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), está com inscrições abertas para seleção interna de professores(as) formadores(as) para atuarem temporariamente na Educação a Distância. Apenas docentes do magistério superior da Instituição podem participar do processo seletivo; outros critérios de participação estão estabelecidos no Edital Interno SEAD nº 28/2023

Estão sendo ofertadas quatro vagas para atuação no Curso de Especialização em Tecnologias e Educação Aberta e Digital, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC). Para fazer a inscrição, o(a) interessado(a) deve clicar em "Realizar Inscrição", na página da SEAD, e preencher formulário eletrônico, anexando a documentação exigida no edital. Cada candidato(a) poderá inscrever-se em até duas disciplinas, do mesmo semestre ou de semestres diferentes. O prazo final de inscrição, que é gratuita, é 22 de janeiro.

A classificação dos(as) candidatos(as) será realizada com base na avaliação do barema, considerando o Currículo Lattes e os documentos comprobatórios relacionados a titulação, experiência profissional e produção bibliográfica/técnica/artística. 

Para atuar como professor formador, também é exigida nota igual ou superior a 70 pontos na avaliação do curso on-line “Educação Aberta e Digital: Modelo Pedagógico da UFRB”, do “Programa de Formação em Tecnologias Digitais”. A participação no referido programa é obrigatória  — caso o(a) candidato(a) ainda não tenha participado. Outras orientações sobre o curso estão disponíveis no edital da seleção.

O resultado final da seleção estará disponível na data provável de 1º de fevereiro, na página da SEAD. O início das atividades está previsto para março. 

 

Dúvidas e informações: [email protected].



UFRB tem projeto de Comunicação aprovado no Programa Brasil - Alemanha

5 de Janeiro de 2024, 15:20, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a aprovação do "Projeto Imagens do Atlântico Sul e do Índico: experiências estéticas oceânicas", contemplado no Programa PROBRAL Brasil Alemanha, selecionado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em resultado final anunciado no dia 26 de dezembro.

O projeto – coordenado pelo professor Jorge Cardoso Filho, do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) – foi o único da Área da Comunicação e também oriundo de instituições de ensino da Bahia a ser contemplado no Edital CAPES 09/2023. O repasse da CAPES, com duração de quatro anos, será de até R$ 1.762.243,20 por projeto. 

A CAPES selecionou trinta projetos conjuntos de pesquisa Brasil-Alemanha no âmbito do Programa PROBRAL, para fomentar a pesquisa e a formação de recursos humanos de alto nível por meio do intercâmbio científico e da mobilidade acadêmica entre Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e Instituições similares sediadas na Alemanha, nos termos do acordo de cooperação assinado entre a CAPES e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Os projetos aprovados poderão ser apoiados com financiamento de custeio, missões de trabalho e bolsas de estudo.

"É um projeto de cooperação internacional entre Brasil e Alemanha, representada pela UFRB e pela UFBA, no lado brasileiro, e pela Universidade de Bayreuth, no lado alemão. Trata-se de uma proposta que busca pesquisar como os oceanos Atlântico Sul e Índico podem ser compreendidos como metáforas, métodos de estudo e conceitos para o pensamento sobre as expressões artísticas e midiáticas afro-diaspóricas, sobretudo nas relações com Brasil e Moçambique (países do âmbito da Lusofonia)", explica o professor Jorge Cardoso Filho.

Para ele, o objetivo principal do projeto "é compreender por quais motivos esses oceanos são centrais em uma série de experiências estéticas da diáspora africana no mundo. E além disso, vamos mapear e interpretar algumas dessas experiências na literatura, música e cinema dos dois países. Evidentemente, também temos o objetivo de projetar a UFRB internacionalmente como instituição de pesquisa forte no Brasil".

O projeto promoverá a cooperação binacional em pesquisa, reunindo sete pesquisadores das instituições brasileiras parceiras, UFRB e Universidade Federal da Bahia (UFBA), e três pesquisadores da Universidade de Bayreuth, sob coordenação do professor e pesquisador Ute Fender. No Brasil, estão envolvidos três programas de pós-graduação: o Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Mídia e Formatos Narrativos (PPGCOM), da UFRB, sediado no Campus Cachoeira; o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (POSCOM) e o Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (POSAFRO), da UFBA, sediados no Campus Salvador.

Segundo Jorge Cardoso Filho, um desdobramento imediato seria a possibilidade de oferecer e popularizar o ensino de alemão como língua estrangeira na UFRB e na UFBA. "Trata-se de um país que investe fortemente em bolsas de estudo e conhecer o idioma ajuda bastante a ser contemplado nesses editais lançados pelas agências de fomento alemãs (DAAD, DFG, Alexander von Humboldt etc). Outro desdobramento que temos, a médio prazo, seria trazer uma universidade moçambicana para a parceria, estabelecendo assim um projeto triangular Alemanha-Brasil-Moçambique".

Da UFRB, além do professor Jorge Cardoso Filho, integram a equipe de pesquisadores, os professores vinculados ao Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), Viviane de Freitas, Claudio Manoel e Danillo Barata. Na parceria com a UFBA, compõem a equipe os professores Livio Sansone, Juliana Gutmann e Marcelo Ribeiro. Os parceiros alemães são os professores Ute Fendler, Eberhard Rothfuß e Clarissa Vierke. As verbas concedidas pela CAPES favorecerão trocas entre o Recôncavo e a Alemanha, com apoio à formação no nível do doutorado (oferecido pelos parceiros), às visitas técnicas, estágios pós-doutorais e ao estreitamento das pesquisas conjuntas.

PROBRAL - O programa PROBRAL apoia projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa. O programa é resultado da parceria entre a CAPES e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). O projeto da UFRB e da UFBA está aguardando a assinatura do termo de outorga com a CAPES, mas a previsão é que já ocorram missões de estudo em 2024. "Também teremos bolsas de pós-doutorado e de doutorado sanduíche, que já podem iniciar os trabalhos em 2024. Após 2 anos de duração, há uma avaliação parcial dos resultados e a CAPES e o DAAD indicam a possibilidade de manter o projeto por mais 2 anos - o que indicaria um trabalho conjunto até 2028", afirma Jorge Cardoso Filho.

Resultado do Edital.

 



Projeto da UFRB e Ministério das Mulheres busca fortalecer presença feminina negra no ensino superior

4 de Janeiro de 2024, 12:24, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) firmou parceria com o Ministério das Mulheres para execução de ações de um projeto de formação e capacitação na região do Recôncavo Baiano focadas na ampliação do acesso e permanência de mulheres negras na universidade, com atividades até dezembro de 2025. A iniciativa visa fortalecer políticas públicas para igualdade de gênero e combate à misoginia, ampliando o acesso, a permanência e a pós-permanência dessas mulheres no ensino superior.

A ação é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), da UFRB, e da Secretaria Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política (SENATP), do Ministério das Mulheres. 

O plano de trabalho que estabelece as ações a serem executadas, prazos e objetivos foi assinado em 7 de dezembro pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e pela reitora da UFRB, Georgina Gonçalves dos Santos. O projeto contará com R$ 1 milhão de recursos do Ministério das Mulheres.

Objetivos

O plano de trabalho fixa quatro ações-mestras. A primeira é mapear e identificar as comunidades tradicionais do território do Recôncavo (quilombolas, de matriz africana e pescadores/as). A segunda ação será a de identificar as organizações sociais de mulheres que atuam nessas comunidades e colaborar para a formação de uma rede de sustentabilidade das práticas tradicionais de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) entre quilombolas, pescadores e comunidades de matriz africana.

Em terceiro lugar, o projeto deverá levantar as tecnologias sociais existentes nessas comunidades para garantir fortalecimento das práticas tradicionais de SAN desenvolvidas principalmente pelas mulheres. A quarta e última ação será a de realizar oficinas com os coletivos de mulheres, para elaboração de cartografia social e mapeamento das práticas alimentares tradicionais. Como resultado final, será elaborada uma cartilha construída com as comunidades com o resultado dessas oficinas e do mapeamento.

O projeto prevê o fortalecimento das ações para a permanência e ampliação do número de mulheres nas universidades a partir da continuidade do programa de bolsas para permanência. 

Referência

A morte da jovem Elitânia de Souza em novembro de 2019 na cidade de Cachoeira (BA) é a principal justificativa para a elaboração desse programa, aponta o Plano de Trabalho. Mulher negra, liderança quilombola, Elitânia foi assassinada pelo ex-namorado quando voltava da UFRB, onde estudava Serviço Social. Ela já havia registrado queixa por agressão e tinha medida protetiva, que foi descumprida pelo agressor. A partir desse crime, foi criado o Coletivo Elitânia de Souza, que desenvolve atividades de combate ao feminicídio nas cidades da região.

SENATP

A SENATP coordena a formulação e execução de políticas para mulheres nas áreas de educação, cultura, saúde e participação política, que considerem sua diversidade racial, étnica, dos povos originários e tradicionais, de orientação sexual, de identidade de gênero, geracional, territorial e das mulheres com deficiências, entre outras.

Atua, ainda, na formação de agentes públicos e articula, com outros órgãos da administração pública — da União, dos Estados e dos municípios —, a incorporação da perspectiva de gênero na elaboração e implementação das políticas públicas. Busca o fortalecimento de políticas para mulheres nos Estados e municípios e também fomenta a participação política das mulheres.

 Com informações do Ministério das Mulheres



UFRB oferta 2.720 vagas em 55 cursos de graduação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024

2 de Janeiro de 2024, 21:11, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai ofertar 2.720 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024, sendo 1.075 vagas para ampla concorrência e 1.645 vagas para cotistas, distribuídos entre 55 cursos de graduação, nos campi de Amargosa, Cachoeira/São Félix, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.

Em 2024, a edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição de candidatos às vagas ofertadas pelas instituições participantes, dentre elas, a UFRB. Os candidatos devem se inscrever por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior de 22 a 25 de janeiro. O resultado da chamada regular do processo seletivo será divulgado no dia 30 de janeiro.

Serão ofertadas vagas de cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestres de 2024, de acordo com o Termo de Adesão assinado pela UFRB. As aulas do primeiro semestre estão previstas para começar em 04 de março e o segundo semestre inicia em 19 de agosto.

A decisão de unificar o Sisu, em única etapa, partiu do Ministério da Educação (MEC). Poderão se candidatar a uma das vagas ofertadas pela UFRB quem participou do Enem 2023 e não zerou a prova de redação.

Todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas da UFRB. Sendo que os cotistas não convocados nessa classificação, serão também classificados nas modalidades de vagas estabelecidas nessa nova lei, sendo: Pretos, Pardos e Indígenas (PPI1 e PPI2), Quilombolas (Q1 e Q2), Pessoa com Deficiência (PCD1 e PCD2) e Escola Pública (EP1 e EP2) - os números 1 e 2 referem-se, respectivamente, à Baixa renda e Independente a renda.

Novidades

Entre as novidades desta edição do Sisu 2024, as vagas para Pessoa com Deficiência (PCD) e para Quilombolas serão específicas.

Outra novidade desta edição do Sisu é a atualização da lei de cotas, nº 12.711/2012, que incluiu a demanda de quilombolas como beneficiários da reserva de vagas e reduziu o valor da renda familiar que precisa ser comprovada para os candidatos que concorrem às demandas de baixa renda. Antes, o valor era de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família, agora é de até 1 salário mínimo por pessoa da família.

Não haverá mais as modalidades L1D, L2D, L3D e L4D.

Segundo semestre

No caso das vagas disponibilizadas cujo início das aulas ocorrerá no segundo semestre, serão aplicadas as seguintes regras: As vagas serão preenchidas pelas instituições exclusivamente segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); O candidato não poderá escolher em qual semestre irá ingressar, porque isso dependerá da sua classificação no curso pretendido, mas concorrerá às vagas do ano inteiro com uma única inscrição; e todos os candidatos selecionados dentro das vagas disponíveis para a chamada regular deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

Vagas ofertadas

Informe-se

Leia o Edital.

Confira o Quadro de Vagas Ofertadas no SISU/UFRB 2024.

Saiba mais sobre os cursos de graduação da UFRB.

Para ficar informado, acesse: https://www.ufrb.edu.br/portal/prosel

Receba as novidades do Sisu 2024.1 da UFRB no seu celular acessando o canal do Prosel no Telegram: https://t.me/proselufrb

Tire suas dúvidas via chat na Central de Atendimento.

Com informações do Portal do MEC.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog