Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Estudantes da UFRB conquistam reconhecimento em concurso internacional do IEEE

30 de Outubro de 2018, 13:13, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) ligados ao Capítulo IEEE PES (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos/Power & Energy Society) conquistaram o 3º lugar no concurso da R9 SAC Team, que engloba toda a América Latina e Caribe.

Os estudantes que integram o Capítulo IEEE/PES/UFRB foram reconhecidos por terem sido considerados “Capítulos Técnicos Estudantis Exemplares”, por demonstrarem possuir boa gestão dos recursos internos e externos da instituição e, principalmente, conseguirem promover efetivamente a área técnica da sua sociedade através de projetos e atividades.

O escopo do Capítulo UFRB engloba pesquisas, desenvolvimentos, planejamentos, de equipamentos e materiais de sistemas de energia segura, sustentável e econômica. 

Para ter o reconhecimento de Capítulos Técnicos Estudantis Exemplares, o grupo deve possuir documentação de qualidade, que possa servir para a continuidade da cultura da equipe e difusão do conhecimento de boas práticas e ideias.

“Uma de nossas missões é fornecer informações científicas de engenharias para a melhoria da sociedade”, informa Victor Alves Borges Ferreira, diretor administrativo e financeiro da Engenhe Jr. Empresa júnior multidisciplinar de Engenharia da UFRB e Membro voluntário do Ramo Estudantil IEEE.

Um Capítulo Estudantil, de acordo com a entidade de cooperação internacional IEEE, é uma subunidade técnica de um Ramo Estudantil IEEE, e consiste de membros de uma ou mais sociedades que compartilham interesses técnicos e proximidade geográfica. Os capítulos fornecem aos membros da sociedade a oportunidade de conhecer e aprender com outros membros IEEE. Um capítulo ativo pode ser um dos elementos mais positivos de ser um membro IEEE, oferecendo programas, atividades, networking profissional, eventos especiais, conferências, entre outras atividades.

Sobre o IEEE

O IEEE – Institute of Electrical and Electronic Engineers (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) colabora no incremento da prosperidade mundial, promovendo a engenharia de criação, desenvolvimento, integração, compartilhamento e o conhecimento aplicado no que se refere à ciência e tecnologias da eletricidade e da informação, em benefício da humanidade e da profissão.

Criado em 1884, nos EUA, o IEEE é uma sociedade técnico-profissional internacional, dedicada ao avanço da teoria e prática da engenharia nos campos da eletricidade, eletrônica e computação.

O IEEE congrega mais de 400.000 associados, entre engenheiros, cientistas, pesquisadores e outros profissionais, em cerca de 150 países.

É dirigido por um Board of Directors, e por um Executive Commitee. Compõe-se de 10 Regiões, 36 Sociedades Técnicas, 7 Conselhos Técnicos, e por aproximadamente 1200 Society Chapters e 333 Seções. Das 333 Seções do IEEE existentes no mundo, 5 delas estão no Brasil e, juntas formam o Conselho Brasil, que são: Seção Bahia; Seção Centro-Norte Brasil; Seção Minas Gerais; Seção Rio de Janeiro; e Seção Sul Brasil.



Engenhe Jr. e ConstruREC Jr. recebem título de Empresa Júnior de Alto Crescimento

30 de Outubro de 2018, 12:20, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Engenhe Jr., empresa júnior multidisciplinar da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) e a ConstruREC Jr. empresa júnior do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, foram reconhecidas com o título de Alto Crescimento outorgado pela Federação de Empresas Juniores da Bahia (UNIJr-BA).

A UNIJr-BA é o órgão que representa, fomenta e regulamenta o Movimento Empresa Júnior no Estado além de defender as empresas juniores frente à sociedade e promover e divulgar o ideal Empresa Júnior, desde que foi fundada em 1999.

Até o momento, apenas 10 empresas juniores estão nesta categoria de Alto Crescimento na Bahia, com destaque para três localizadas no Recôncavo Baiano: Engenhe Jr. e ConstruREC Jr. (Empresa Júnior do Curso de Engenharia Civil) vinculadas à UFRB; e Sete Jr.

Uma Empresa Junior de Alto Crescimento é assim classificada quando consegue bater as metas de faturamento e número de projetos do seu cluster constantemente. A Engenhe Jr. teve um crescimento de 34% no faturamento e 114% em número de projetos, o que se traduz em planejamento, em conhecimento tornado prático e no impacto nos negócios de Micro e Pequenos Empresários e pessoas físicas que se beneficiaram dos serviços prestados a um custo acessível.

O lucro dessa conquista é revertido principalmente em investimentos na educação empreendedora, desenvolvimento dos membros, que são os próprios estudantes da UFRB e com a legalização da empresa.

O próximo passo é a conquista do reconhecimento como Empresa Júnior de Alto Impacto.

A Engenhe Jr. completou 2 anos em 2018 e possui 44 membros que trabalham nas áreas de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica e da Computação, de forma integrada, no Recôncavo da Bahia.

“A presença e o crescimento das EJ’s nas universidades, falando mais especificamente na UFRB, é importante, pois incentiva a inovação, fortalece a extensão e desenvolve nos alunos competências empreendedoras essenciais na nova postura que exige o cenário atual do mercado” diz Thaís Bitencourt, Diretora Presidente da Engenhe Jr.

Reconhecimento

O reconhecimento das empresas juniores vinculadas à UFRB, Engenhe Jr. e ConstruREC Jr. aconteceu durante evento no Anfiteatro da UFRB, Campus Cruz das Almas, nos dias 13 e 14 de outubro último, no Encontro de Líderes, evento que reúne atuais e futuras lideranças do MEJ baiano.

Empresas Juniores

Empresas Juniores são associações geridas por estudantes que buscam, com a elaboração de projetos em suas áreas de formação, fomentar a prática e aproximar a academia do mercado de trabalho, além de possibilitar aos integrantes experiências de liderança, gestão e empreendedorismo.

Saiba mais em:

http://engenhejr.com.br/

http://www.construrecjr.com/

 



Nota da Andifes sobre cerceamento da liberdade de cátedra nas universidades

26 de Outubro de 2018, 19:06, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Andifes manifesta repúdio e preocupação com ações de agentes da Justiça Eleitoral que, em nome da fiscalização da propaganda eleitoral indevida, alinhada a partidos e candidatos nas instituições públicas, almejam censurar a liberdade de expressão de estudantes, técnicos e professores das universidades públicas federais. Como todos os cidadãos, os membros da comunidade universitária têm o direito constitucional de promover debates, elaborar análises e de se manifestarem politicamente.

A defesa dos princípios constitucionais, sintetizados no Art. 5 da CF, tem de ser celebrada e apoiada por todo o Poder Judiciário, e jamais pode ensejar medidas coercitivas abusivas e inconstitucionais.

As universidades públicas seguirão exercendo o preceito constitucional da Autonomia Universitária, fundamento da liberdade de cátedra, para fomentar a ciência, a tecnologia, a cultura e a arte necessárias ao desenvolvimento social do país.

Brasília, 26 de outubro de 2018.



UFRB recebe presidente da Academia de Ciências da Bahia na abertura do XII SEPIP

26 de Outubro de 2018, 13:50, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebeu na abertura do XII Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (SEPIP) o presidente da Academia de Ciências da Bahia (ACB), Jailson Bittencourt de Andrade. O evento, que nesta edição reuniu ainda o III Simpósio de Extensão da UFRB, teve início nesta quinta-feira, dia 25 de outubro, no auditório da Biblioteca do Campus Cruz das Almas.

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Científico, Andrade falou sobre “Ciência e Responsabilidade Social”. De início, ele destacou que o tema dialoga com o escolhido para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, comemorada de 15 a 21 de outubro com a temática “Ciência para redução das desigualdades”. Segundo Andrade, a escolha também está relacionada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que incluem “educação de qualidade” e “redução das desigualdades”.

Em sua conferência, ele defendeu que são vários os desafios e as oportunidades em Ciência, Tecnologia e Inovação neste século, mas que esse tripé sempre irá requerer responsabilidade social. “A agenda principal do século XXI envolve a multidisciplinaridade, a sustentabilidade e a informação e tecnologia”, afirmou Andrade. No Brasil, ele citou a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2022, cujos focos são o desenvolvimento sustentável e o combate às desigualdades sociais e regionais.

Para Andrade, os pilares dessa estratégia são a educação e a pesquisa básica. “Isso é a base de todo sistema. A inovação e a tecnologia são co-produtos. Você só tem com inovação e tecnologia se tiver educação e pesquisa básica”, assegurou. “É preciso, pois, educar para inovar, mas nós precisamos antes de tudo inovar para educar”, disse, como mensagem final.

Sobre o conferencista - Licenciado, Bacharel e Mestre em Química pela UFBA e Doutor em Ciências em Química Analítica e Inorgânica pela PUC-RJ, Jailson Bittencourt de Andrade é professor titular e pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa do Centro Universitário SENAI-CIMATEC, professor titular aposentado da UFBA, pesquisador do CNPq e coordenador do INCT em Energia e Ambiente.

Mesa de abertura - O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação, Carlos Alfredo de Carvalho, deu as boas vindas aos participantes do XII SEPIP, ao lado da pró-reitora de Extensão, Tatiana Velloso, que destacou a importância da integração entre as duas áreas no evento. Presidindo a mesa, a vice-reitora Georgina Gonçalves falou do tema escolhido para esta edição. “O enfrentamento das desigualdades sociais tem a ver com a disposição e confirmação dessa Universidade, em confrontar e reconhecer o que é da sua essência, o que ela tem de original”, disse Georgina.

Programação - As atividades do XII SEPIP seguem até essa sexta-feira, dia 26 de outubro, e incluem apresentações de trabalhos em formato oral e pôster, mesas redondas e entrega do Prêmio Inventor 2018. Mais informações no site do evento.

{youtube}4iz6k1V-LYU{/youtube}

Confira as fotos da abertura:

{gallery}noticias2018/sepip-abertura{/gallery}



UFRB realiza Encontro de Saberes com José Jorge de Carvalho

25 de Outubro de 2018, 18:13, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Observatório Nacional da Inclusão e Diversidade na Educação (Diversifica) e a Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizam no próximo dia 1º de novembro o Encontro de Saberes. A iniciativa tem parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI), sediado na Universidade de Brasília (UnB), que faz parte do programa de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A conferência de abertura do evento será realizada às 14h no auditório da Biblioteca, no campus de Cruz das Almas, pelo professor José Jorge de Carvalho, coordenador geral do INCTI e será transmitida ao vivo pela UFRB TV na internet. O evento contará ainda com debatedores Nilza Nascimento (Ilê Axé Yepanda Ode); Juvani Nery Viana (21 Aldeia de Mar e Terra – Comunidade Quilombola do Kaonge); Adelson de Jesus Reis (Povo Indígena Kaimbe); Georgina Gonçalves (Vice-Reitora da UFRB); e Paulo Gabriel Nacif (Diversifica), além da apresentação do Samba de Roda do Machucador, do município de Cruz das Almas.

O Encontro de Saberes é uma ação interdisciplinar que busca promover a inclusão dos saberes e práticas tradicionais no ensino superior, na relação entre mestres e mestras das culturas tradicionais e docentes das universidades.

Em 2018, os Colegiados dos Cursos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) e da Licenciatura em Educação do Campo, Ciências da Natureza e Matemática (LEDOC) implementaram componentes curriculares optativos Encontro de Saberes: Plantas Medicinais. Estes componentes contam com a colaboração das mestras populares, respectivamente, Nilza Nascimento e Juvani Nery Viana.

Segundo Nilza, os estudantes foram receptivos com a proposta. “É prazerosa a troca de experiência com os acadêmicos da UFRB. Estamos tendo a oportunidade de demonstrar o conhecimento da tradição popular por meio de nossas crenças, bem como o uso medicinal de algumas sementes” explica.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog