Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB oferece oficinas de inglês em todos os campi a partir desta quarta-feira

27 de Novembro de 2017, 16:32, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Programa de Extensão em Língua Inglesa (PROELI), inicia nesta quarta-feira, dia 29, oficinas em língua inglesa nos Campi de Amargosa, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.Não é necessária inscrição prévia para participar das oficinas.

O objetivo das oficinas é capacitar quanto ao uso eficaz e proficiente da língua inglesa nas áreas de ensino de abrangência da UFRB. Cada oficina tem duração de uma hora e o aluno recebe certificado de participação.

As oficinas estão abertas para toda a comunidade interna. As datas e horários das oficinas são as seguintes:

Amargosa

Dias: 29/11; 04/12; 06/12; 11/12; 13/12; 18/12; e 20/12

Horário: 17h30 às 18h30

Local: sala a confirmar

Cruz das Almas

Dias: 01/12; 15/12; e 22/12.

Horário: 9h às 12h

Local: sala a confirmar

Feira de Santana

Dias: 01/12; 15/12; 20/12

Horários: 10h às 12h; 13h30 às 15h30

Local: sala a confirmar

Santo Antônio de Jesus

Dias: 29/11; 06/12; 13/12; e 20/12

Horário: 16h às 19h

Local: sala a confirmar

Santo Amaro

Dias: 29/11; 06/12; e 13/12;

Horários: 10h às 12h; 13h às 15h

Local: sala a confirmar

{gallery}noticias2017/oficina-isf{/gallery}



CPA prorroga prazo de preenchimento de Autoavaliação Institucional

27 de Novembro de 2017, 9:43, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA), prorrogou em dezoito dias o prazo de preenchimento do questionário de Autoavaliação Institucional, que compreende o período de 2015-2017. Podem participar da consulta estudantes de graduação, pós-graduação, técnico-administrativos, docentes, funcionários terceirizados da UFRB e a comunidade externa. A participação é voluntária e não é necessária a identificação.

Nessa avaliação a comunidade acadêmica pode se manifestar avaliando a Universidade a partir do preenchimento de questionários que estão disponíveis do dia 28 de novembro até 15 de dezembro, na página eletrônica da CPA

A Autoavaliação Institucional da UFRB é um programa permanente que está organizado em etapas complementares, com o objetivo de avaliar periodicamente questões administrativas, acadêmicas, de infraestrutura, entre outras. A CPA realiza as etapas de avaliação e encaminha os Relatórios Parciais de Autoavaliação ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e à comunidade acadêmica.

A Coordenadora da CPA, professora Marcela Silva considera a autoavaliação "um momento fundamental para o desenvolvimento da universidade". Marcela espera a participação "de todos e todas respondendo e estimulando que os demais membros da comunidade universitária também coloquem suas opiniões e possam avaliar diversos itens de nossa Universidade"

Segundo Marcela, não se trata apenas de um cumprimento formal de uma demanda do MEC. "Mas, sobretudo, de democratização na gestão dos cursos, dos Centros e da UFRB como um todo, via participação das comunidades interna e externa. Vamos juntos contribuir para o desenvolvimento de nossa Universidade", conclama.

De acordo com a coordenação, esses relatórios, para além de cumprir com os ditames legais (Lei 10.861 de 14 de abril de 2004), têm contribuído para uma melhor compreensão da UFRB, subsidiando o planejamento estratégico institucional, contribuindo para a melhoria das condições de ensino, pesquisa e extensão, e para a busca pela qualidade do Ensino Superior.

Confira o formulário de Autoavaliação Institucional.

Outras informações: CPA



UFRB realiza seminário sobre empreendedorismo social e sustentabilidade

24 de Novembro de 2017, 12:44, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do seu Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), promoveu na manhã desta quinta-feira, dia 23, em Feira de Santana, o I Seminário de Empreendedorismo Social e Sustentabilidade. O evento contou com o apoio do Programa Feira Empreende e fez parte da programação da Semana Global de Empreendedorismo 2017, que acontece de 20 a 26 de novembro, no Serviço Social da Indústria (SESI).

A abertura do Seminário contou com a participação da diretora do CETENS, professora Susana Couto Pimentel, do coordenador do Programa Feira Empreende e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), João Baptista Ferreira, e do secretário de Desenvolvimento Econômico de Feira de Santana, Antônio Carlos Borges Júnior.

O secretário falou da alegria de lançar, já na abertura da Semana Global de Empreendedorismo 2017, o Plano de Desenvolvimento Estratégico e Desenvolvimento Econômico de Feira de Santana, através do Projeto Feira 2030, e convidou técnicos, professores e discentes da UFRB a colaborarem com as ações, em especial aquelas voltadas para a temática energia. “É importante ouvirmos vocês para juntos definirmos os horizontes da cidade e o nosso caminhar para o futuro”, disse Borges Júnior.

Em sua fala, o vice-presidente da FIEB destacou o Feira Empreende como uma oportunidade para promover uma mudança na cidade de forma coletiva. Criado em 2015, o programa tem o objetivo de potencializar novos negócios, a partir de estratégias instituições integradas. Nesse sentido, João Baptista defendeu que “nem sempre é preciso fazer uma revolução de sangue para mudar as coisas, mas, sim, uma revolução de ideias” e lembrou aos jovens que estão se preparando para propor essas mudanças, que “o futuro é hoje”.

A diretora Susana Pimentel ressaltou a satisfação da UFRB em participar pela primeira vez deste movimento em Feira de Santana. “Entendemos o potencial desta cidade, enquanto cidade universitária, e da nossa responsabilidade como instituição de ensino superior em pensar temas que são caros e importantes para o seu desenvolvimento sustentável”, disse. Encerrando os discursos da abertura, ela deu as boas-vindas aos participantes do Seminário e agradeceu a contribuição dos palestrantes.

Tecnologias Assistivas

O primeiro palestrante foi o professor Teófilo Galvão Filho, pesquisador da área de Tecnologia Assistiva há 24 anos e responsável pela comissão de elaboração do projeto pedagógico do curso de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da UFRB. Galvão Filho falou sobre a “Formação em Tecnologia Assistiva: Empreendedorismo de Impacto Social”. Ele iniciou sua explanação com uma apresentação da área e sua relação com o empreendedorismo e o impacto social.

De acordo com o professor, trata-se de uma área nova de trabalho, de pesquisa e de sistematização de conhecimentos de caráter interdisciplinar. “A função das Tecnologias Asssitivas não é curar as pessoas com deficiência e sim possibilitar uma maior participação e inserção social. Em outras palavras, busca a equiparação de oportunidades. Elas permitem que as pessoas com algum tipo de limitação tenham acesso as mesmas possibilidades que todos”, destacou Galvão Filho. Segundo os dados apresentados por ele, esse público é quase um ¼ da população brasileira, mas, em sua opinião, ainda com certo grau de invisibilidade.

Para Galvão Filho, o mundo tem vivido um momento privilegiado de tomada de consciência em relação a diversos segmentos da sociedade que foram historicamente excluídos. Isso tem gerado inovações, novos empreendimentos e políticas públicas estruturantes com vistas à autonomia e qualidade de vida de idosos e pessoas com deficiência. “Mas se fica só na consciência, a prática não muda, é preciso meios concretos para buscar a efetivação dessas possibilidades de atuação no dia a dia”, disse.

Um dos problemas apontados pelo pesquisador é a ausência de profissionais com formação específica nessa área. Em sua opinião, a oferta de processos formativos não tem acompanhado o aumento das demandas. “O curso da UFRB vem preencher essa lacuna por profissionais em Tecnologias Assistivas. É o primeiro curso de graduação do Brasil nesta área, apesar de ser já ser uma tendência internacional”, destacou, anunciando uma parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), de Portugal.

Desenvolvimento Industrial

Na segunda palestra da manhã, o professor Carlos Alberto Tosta, engenheiro mecânico com carreira de 30 anos em indústrias nacionais e multinacionais, falou sobre “O Desenvolvimento Industrial da Bahia Através da Educação e da Sustentabilidade: Cenários Recôncavo e Feira de Santana”. Para Tosta, nos dias de hoje, não há mais espaço para empresas predadoras, que privilegiam apenas o lucro, assim como também não há mais espaço para consumidores predadores. “Não podemos mais consumir qualquer coisa, de qualquer jeito”, disse.

Em sua proposta para a região, Tosta afirmou que é preciso iniciar um processo de atração de investidores, com princípios alinhados com aspectos de sustentabilidade, compromisso com a mão-de-obra local e dispostos a lucrar de forma saudável. Destacando o potencial de Feira de Santana e do Recôncavo, ele apresentou o modelo dos Condomínios Industriais Tecnológicos como uma nova dimensão da competitividade empresarial. “Hoje, empresas do mesmo setor podem dividir custos de maneira otimizada. O que antes pareceria impossível passa a ser uma oportunidade”, afirmou.

De acordo com o engenheiro, o modelo já é usado em outras regiões do País, gerando empregos e garantindo uma maior qualidade, segurança e cuidado com o meio ambiente. O debate sobre a proposta seguiu com a participação do público presente no Seminário.

Confira fotos do evento:

{gallery}noticias2017/seminario-empreendedorismo{/gallery}



UFRB oferece atendimento e oficinas de culinária saudável em Santo Antônio de Jesus

22 de Novembro de 2017, 15:26, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Realizar atendimento nutricional e elaborar preparações culinárias visando adesão à reeducação alimentar e alimentação saudável. Este é o objetivo do projeto de extensão desenvolvido no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Voltado para a população em vulnerabilidade social de Santo Antônio de Jesus, o projeto oferece atendimento nutricional por pesquisadores e estudantes e oficinas dietéticas para orientar quanto à escolha e preparação dos alimentos.

Os atendimentos, feitos em parceria com a Sociedade Espírita José Petitinga, acontecem uma vez por mês e incluem avaliação alimentar, avaliação clínica e avaliação antropométrica. Neste mês, as consultas de atendimento nutricional serão realizadas no dia 24, às 14h, na sala do Programa de Promoção da Saúde em Santo Antônio de Jesus (PROSAJ) no CCS. Os interessados em participar devem fazer o cadastramento na sede da Sociedade Espírita, que fica localizada na Rua Allan Kardec, nº 70.

Já as oficinas culinárias são realizadas bimestralmente, no Laboratório de Alimentos do CCS. Em outubro deste ano, ocorreu a primeira oficina voltada para pacientes hipertensos, principal patologia diagnosticada entre os participantes. A próxima oficina está prevista para o mês de dezembro e trará opções de preparações saudáveis para a ceia de Natal. O foco serão receitas para diabéticos e hipertensos, com preparações típicas dessa época, utilizando ingredientes substitutos do açúcar e redução do teor de sal e gordura, que apresentam similar funcionalidade, proporcionando características nutricionais e sensoriais ao produto final semelhante a do original. Os interessados também devem fazer cadastro prévio na sede da Sociedade Espírita.

Método educativo – O projeto intitulado “Atendimento Nutricional: Da Prescrição à Elaboração de Preparações” visa promover uma alimentação nutritiva e saborosa para pacientes de baixa renda com algum tipo de risco à saúde, como forma de garantir a adesão ao tratamento. Pautado no respeito às condições culturais, sociais e econômicas dos participantes, o projeto é coordenado pela professora Valéria Camilo, em parceria com o professor Carlos Alberto da Costa, e conta ainda com a participação da nutricionista Larisa Janusic e das estudantes de Nutrição, Jamile Góes e Lívia Santos.

De acordo com a coordenadora, “a intenção é garantir um atendimento integral, promovendo, em paralelo às consultas, atividades de educação nutricional para a população mais vulnerável”. Desenvolvido desde maio deste ano, o projeto acompanha 18 pacientes até o momento. Os atendimentos e as oficinas são gratuitos, balizados no conceito de extensão universitária, conforme frisa a coordenadora. “Essa conceito nos remete para o desenvolvimento de ações que contribuam para a relação transformadora entre universidade e sociedade”, diz a professora Valéria Camilo.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/ccs



UFRB divulga nota técnica que orienta sobre dispensa no Enade 2017

22 de Novembro de 2017, 15:22, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), divulga a Nota Técnica Nº 02/2017, que tem como objetivo orientar os interessados acerca dos procedimentos para requerimento, análise e encaminhamentos das solicitações de dispensa do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017, de acordo com o disposto no Edital Nº 26, de 16 de junho de 2017.

As provas do Enade serão aplicadas no dia 26 de novembro, em todo o Brasil. Todos os concluintes inscritos no exame que não participarem da prova neste dia poderão solicitar dispensa no período de 27 de novembro a 15 de dezembro. Também estarão em situação irregular aqueles que não preencherem o Questionário do Estudante, mesmo que realizem a prova. A dispensa deverá ser solicitada pelo estudante diretamente no Núcleo de Apoio Acadêmico do Centro de Ensino em que está matriculado.

O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. Criado em 2004, o exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo é aferir o rendimento dos estudantes em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências.

Confira os procedimentos para dispensa.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog