Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Brasil Júnior lança edição 2017 do Índice das Universidades Empreendedoras

17 de Novembro de 2017, 11:49, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Confederação Brasileira de Empresas Juniores lança a segunda edição do Índice das Universidades Empreendedoras. O estudo traz o ranking das universidades mais empreendedoras do país e busca compreender quais práticas incentivam a inovação nas instituições de ensino superior. Considerada a maior pesquisa sobre a Educação Empreendedora na Universidade realizada no Brasil em 2017, ouviu, ao longo do ano, mais de 10.000 estudantes e coletou informações e dados de mais de 50 faculdades.

Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade de São Paulo (USP) é a instituição de ensino superior mais empreendedora do Brasil. Ela foi a que se saiu melhor nos indicadores da pesquisa: Infraestrutura, Internacionalização, Capital Financeiro, Cultura Empreendedora, Inovação e Extensão. É seguida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Além de medir a Cultura do Empreendedorismo, o índice avaliou a opinião dos estudantes quanto à diversidade de alunos, metodologias de ensino e motivações que os faziam entrar e continuar nas universidades. Os dados levantados questionam outros aspectos da vida acadêmica e se mostram alarmantes. Dos alunos participantes, 30% declararam que nunca participaram de projetos que vão além da sala de aula e mais de 50% discordam que a grade curricular o auxilia a desenvolver competências empreendedoras.

UFRB no Ranking

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está na 43ª posição do ranking. A embaixadora da UFRB no Índice 2017, a estudante Thaís Bitencourt, acredita que a avaliação “cria subsídios para realizarmos a mudança no meio em que estamos inseridos, transformando o ecossistema em um ambiente empreendedor, que fomente novas práticas inovadoras”. Para Thaís, “ele serve para analisarmos, dentro da nossa realidade, o que podemos fazer para transformar esse panorama”.

O material completo está disponível para acesso online.



UFRB prorroga prazo de inscrição para Dupla Diplomação em Agronomia

16 de Novembro de 2017, 15:51, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Assuntos Internacionais (SUPAI), informa que estão prorrogadas até o dia 23 de novembro as inscrições para o processo de seleção de estudantes do curso de Agronomia para mobilidade acadêmica internacional no âmbito do Programa de Dupla Diplomação com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.

As inscrições devem ser realizadas de forma presencial, em dias úteis, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sede da SUPAI, no campus Cruz das Almas. Não haverá taxa de inscrição. A divulgação das inscrições homologadas está prevista para o dia 24 de novembro, exclusivamente, no mural e na página da SUPAI, através do link:  www.ufrb.edu.br/supai.

São ofertadas três vagas. Para concorrer é necessário ser discente regulamente matriculado no curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), cursando, no mínimo, o 7º período no segundo semestre de 2017, e, no mínimo, o 8º período no primeiro semestre de 2018; possuir coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 7,0 no ato da inscrição; e ter disponibilidade para morar em Bragança, Portugal, por pelo menos 12 meses.

A seleção dos discentes candidatos a esta mobilidade internacional será realizada, no período de 23 de novembro a 05 de dezembro, por uma comissão designada pela SUPAI, composta por cinco membros, considerando os seguintes critérios: coeficiente de rendimento acadêmico; barema preenchido e documentado, com base no currículo da plataforma Lattes do CNPq; entrevista com o plano de estudos.

As entrevistas serão realizadas no dia 30 de novembro, na sala de reuniões da SUPAI, com inicio às 8h. Será realizado um sorteio para a ordem das entrevistas. A relação com os nomes dos candidatos classificados e selecionados será divulgada no dia 04 de dezembro na página da SUPAI na internet: www.ufrb.edu.br/supai.

Os custos com passagens aéreas de ida e volta, traslados terrestres, emissão de passaporte, visto, seguro internacional de saúde, moradia e alimentação no país estrangeiro e quaisquer outras despesas necessárias para implementação da mobilidade, serão somente e de inteira responsabilidade dos discentes selecionados.

A duração inicial da mobilidade internacional para este Programa de Dupla Diplomação será de um ano, podendo ser prorrogada por mais três meses.

Assinatura do Programa

A Dupla Diplomação firmada no mês de agosto deste ano envolve o Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), no campus da UFRB em Cruz das Almas, e o conjunto de cursos de Licenciatura em Engenharia Agronômica e Mestrado em Agroecologia da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.

O ato da assinatura contou com a presença do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias do IPB, José Alberto Pereira, em visita à UFRB.

Confira:

Retificação do Edital de seleção para Mobilidade com Dupla Diplomação

Edital de seleção para Mobilidade com Dupla Diplomação

ANEXO II - Contrato de Estudos do Instituto politécnico de Bragança (IPB)

Mais informações: www.ufrb.edu.br/supai



Congresso debate inovação de recursos tecnológicos em Saúde e relança revista Revise

16 de Novembro de 2017, 13:16, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Grupo de Pesquisa Saúde, Educação e Desenvolvimento (SAED), realiza o I Congresso Internacional de Inovação Tecnológica nas Ciências da Saúde, em Santo Antônio de Jesus. A abertura do congresso aconteceu na manhã de hoje (16), no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), parceria do evento.

É a primeira vez que o Centro de Ciências da Saúde da UFRB realiza um congresso que viabiliza a integração entre a Agroecologia e a Medicina Integrativa, buscando o debate de inovações de recursos tecnológicos nas áreas envolvidas.

A solenidade de abertura contou com a presença de professores, pesquisadores, estudantes de saúde e de ciências da natureza. Entre os componentes da mesa, a professora Juliana Mota, diretora de ensino do IFBA; o coordenador do evento, professor Júlio César dos Santos; a professora Inês Macamo, da Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique; e o Coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, Mateus Almeida Cunha.

O evento busca promover a formação de redes nacionais e internacionais envolvidas com as áreas de saúde e de desenvolvimento sustentável. Por iniciativa do congresso, um dos seus produtos será o relançamento da Revista Integrada de Inovação Tecnológica nas Ciências da Saúde (REVISE), primeira do estado da Bahia.

Confira a programação: https://www3.ufrb.edu.br/eventos/mediagro/



UFRB divulga últimas datas para teste de proficiência em Inglês em 2017

16 de Novembro de 2017, 10:58, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Núcleo de Línguas do Programa Idiomas Sem Fronteiras (NUCLI-IsF), realiza no mês de novembro os últimos testes de proficiência em Inglês do TOEFL-ITP em 2017. As inscrições para o teste deverão ser efetuadas pelo endereço eletrônico http://isfaluno.mec.gov.br/, seção “TESTES”.

As ofertas estão disponíveis no sistema, e ocorrerão nos dias, horários e locais especificados a seguir: dia 24 de novembro, às 9h, na Unidade Sede, Campus Cruz das Almas e dia 25 de novembro, à 9h, na Unidade Sede, Campus Cruz das Almas.

Os testes são oferecidos para toda a comunidade interna: discentes e servidores docentes e técnicos. Cada candidato poderá se inscrever uma única vez no Módulo Aberto para a realização do teste TOEFL-ITP. As inscrições serão processadas automaticamente no momento em que o candidato completar sua inscrição, por ordem de envio e enquanto houver vagas disponíveis.

A prioridade de inscrições será definida pela ordem de recebimento dos formulários. O candidato é responsável por acompanhar o andamento da sua inscrição em seu e-mail, incluída a caixa spam. O resultado da seleção será também divulgado no endereço eletrônico http://isfaluno.mec.gov.br.

TOEFL-ITP - É um certificado válido internacionalmente e visa a avaliar a proficiência de falantes não nativos da língua inglesa em diversas situações, como teste de nivelamento em programas institucionais ou como processo de entrada para instituições e programas de pós-graduação em universidades.

O resultado do exame tem validade por dois anos, contados da data de realização do teste.

Para mais informações, acesse o site www.ufrb.edu/isf ou envie a sua pergunta para o e-mail [email protected].



UFRB abre Chamada Pública para selecionar eventos da UNIVERÃO em Lauro de Freitas

14 de Novembro de 2017, 17:46, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) abre Chamada Pública interna com a finalidade de selecionar propostas de atividades para compor a programação dos eventos artísticos, culturais, desportivos e científicos para a Universidade de Verão do Brasil – UNIVERÃO, a ser realizado em Lauro de Freitas.

A UNIVERÃO é um projeto de iniciativa da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, em parceria com Instituições de Educação Superior Públicas da Bahia, entre elas, a UFRB, que tem como objetivo fomentar o processo de construção de conhecimentos nos diversos espaços formais e não formais de aprendizagem, no desenvolvimento de uma cultura de Universidade de Verão na Bahia e no Brasil.

Para realizar a inscrição, cada servidor docente ou técnico poderá inscrever até duas propostas (Anexo I), e enviar para o e-mail [email protected], no período de 14 a 22 de novembro de 2017.

Serão aceitas propostas de atividades ou eventos de formação, científicos, artísticos e desportivos de qualquer natureza, sob coordenação de servidores docentes e técnicos da UFRB, a serem realizadas no município de Lauro de Freitas, no período de 13 a 21 de janeiro de 2018.

O resultado da Chamada Pública será divulgado pela PROEXT no dia 24 de novembro no site www.ufrb.edu.br/proext.

Para mais informações, consulte a Chamada Pública.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog