Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Nota sobre a ocupação do prédio da Reitoria e Centros de Ensino

23 de Dezembro de 2016, 18:06, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

É de conhecimento público que todos os Centros de Ensino e a Reitoria da UFRB foram ocupados pelo movimento composto por estudantes, desde o dia 19 de outubro do corrente ano. O início do aludido movimento se deu no contexto da mobilização nacional que visava impedir a tramitação/aprovação da PEC 241, convertida no Senado em PEC 55, trazendo em seu bojo, a expectativa de encerramento em 13 de dezembro de 2016, quando da votação final.

Após este fato, o movimento estudantil, autodenominado "MOVIMENTO OCUPA UFRB", encaminhou para conhecimento da Reitoria, no dia 19 de dezembro de 2016, uma pauta constituída por reinvindicações de caráter local/institucional, prontamente respondida no dia 20 de dezembro de 2016.

Desde o recebimento da pauta local, a Administração Superior da UFRB iniciou o processo de negociação, no intuito de dirimir as questões, e na medida dos limites legais e institucionais, encaminhar as providências que fossem pertinentes. A despeito desse empenho, o movimento de ocupação permaneceu impedindo o acesso às dependências ocupadas.

A Administração da UFRB tem efetivamente dialogado com os estudantes que compõem o movimento, na busca de uma conciliação que assegure a regularidade do funcionamento da universidade.

No dia 21 de dezembro de 2016, em uma atitude conciliatória e protagonista desta gestão, em reunião com o movimento, foram assumidos compromissos frente às demandas apresentadas. No entanto, o referido movimento não acolheu integralmente os encaminhamentos, resultando na protelação da resolução final do impasse ora estabelecido.

Diante desta situação, visando a máxima celeridade no restabelecimento da regularidade das atividades acadêmicas e administrativas, a Reitoria em atenção ao requerimento do Ministério Público Federal, solicitou em 23 de dezembro de 2016, uma audiência de conciliação, com o acompanhamento da Procuradoria Geral Federal junto à UFRB.

A Administração Superior da UFRB continua aberta ao diálogo com o movimento estudantil responsável pela ocupação, com a finalidade de que sejam encontrados, urgentemente, os termos conciliatórios entre as demandas apresentadas e os limites legais que regem a condução da coisa pública e a gestão universitária.

Cruz das Almas, 23 de dezembro de 2016.

Silvio Luiz de Oliveira Soglia
Reitor da UFRB

 

Documentos:

Pauta Movimento Ocupa UFRB - 19/12/2016

Resposta à pauta - 20/12/2016

Pontos finais para construção do termo de acordo - 21/12/2016



SURRAC divulga nota técnica referente à solicitação de dispensa no Enade 2016

22 de Dezembro de 2016, 18:45, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga nesta quinta-feira, 22 de dezembro, a Nota Técnica Nº 001/2016 que trata sobre os procedimentos de requerimento, análise e encaminhamentos das solicitações de dispensa do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2016.

Entre as orientações, os concluintes inscritos no Enade 2016 que não compareceram à prova realizada em 20 de novembro de 2016 devem solicitar dispensa no período de 22 de dezembro de 2016 a 15 de janeiro de 2017. A regularização do estudante junto ao Enade também é condicionada ao preenchimento do questionário do estudante, independentemente de terem participado ou não da prova. O questionário está disponível para preenchimento até o dia 22 de fevereiro de 2017, exclusivamente no endereço http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes

Enade: o exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas durante a formação. O Enade é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no exame deve constar em seu histórico escolar. A periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

ConfiraNota Técnica Nº 001/2016 da SURRAC na íntegra. 

Mais informações: SURRAC



Curso online "Flavonoides em Alimentos: Princípios gerais" é ofertado pela SEAD

15 de Dezembro de 2016, 19:41, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lança mais um curso: "Flavonoides em Alimentos: Princípios gerais". Gratuito, aberto a toda sociedade e com carga horária de 68 horas, o curso apresenta os flavonoides, que são substâncias bioativas, classificadas como alimentos funcionais com ação protetora no organismo e ampla importância para a saúde.

Indicado para quem deseja aprender os princípios gerais sobre os Flavonoides, os seus benefícios e modos de introdução junto à alimentação, o curso "Flavonoides em Alimentos: Princípios gerais" é ministrado pela professora Karina Zanoti da UFRB, que é nutricionista de formação e possui doutorado em Bioquímica Agrícola. “O curso foi estruturado carinhosamente com o grande intuito de difundir, para além da comunidade científica, o que são os flavonoides e quais são os seus benefícios quando incluídos na alimentação. O maior objetivo é popularizar preparações que possam ser desenvolvidas por todas as pessoas, de forma prática, fácil e que, incorporando flavonoides, sejam muito saborosas!”, destaca a professora Karina Zanoti.

Composto por dois módulos, uma prova objetiva é realizada ao final do curso. É considerado aprovado o estudante que alcançar rendimento igual ou superior a 70%. Os conteúdos abordados são:

- Conceituar Flavonoides;

- Reconhecer os grupos dos Flavonoides;

- Identificar fontes alimentares;

- Conhecer os aspectos relacionados à saúde.

Além do "Flavonoides em Alimentos: Princípios gerais", a SEAD também disponibiliza mais oito cursos: “Introdução a Conferência Web RNP”, “Moodle para Professores e Tutores EaD”, “Planejamento, Avaliação e Fundamentos da EaD”, “Leitura e Produção de Textos Acadêmicos”, “Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos”, “Básico de Prezi”, “Suporte Básico de Vida em Cardiologia Adulto” e  "InDesign para Iniciantes".

Todos os cursos estão disponíveis em ava.academio.ufrb.edu.br

Mais informações: www.ufrb.edu.br/ead



SEAD divulga edital para seleção de professores pesquisadores e conteudistas

5 de Dezembro de 2016, 11:46, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Edital Interno SEAD Nº 05/2016, divulga seleção interno de professores pesquisadores e conteudistas para o curso de Licenciatura em Matemática a Distância. As inscrições tiveram início nesta quinta-feira, 17 de Novembro de 2016 a 15 de Janeiro de 2017.  

O público-alvo da seleção são servidores da UFRB que atuarão em caráter temporário e na condição de bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC/UFRB), desenvolvidos na modalidade a distância pela SEAD, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O candidato deve possuir formação na área, a depender da disciplina pleiteada, graduação em Matemática ou Física; possuir, no mínimo, pós-graduação lato sensu no curso optado e/ou área afim; possuir experiência de docência ou de pesquisa na área optada; ter, no mínimo, um ano de exercício docente em instituição pública ou privada. 

São disponibilizadas seis vagas para atuar nos componentes curriculares: a) Introdução ao Cálculo Numérico (68h); b) Cálculo Diferencial e Integral III (85h); c) Fundamentos da Física II (68h); d) Fundamentos da Didática da Matemática (68h); e) Estágio Supervisionado em Matemática I (136h). O valor da bolsa é R$ 1.300 para professor-pesquisador I que tenha experiência comprovada a partir de três anos no magistério superior; b) R$ 1.100 para professor-pesquisador II, com formação em nível superior e experiência de um ano no magistério superior, ou a formação ou a vinculação em programa de pós-graduação, de mestrado ou doutorado. 

Os candidatos convocados deverão ter a disponibilidade de 20 horas semanais para desenvolver as atividades a distância e na sede da Superintendência Educação Aberta e a Distância (SEAD) da UFRB, campus Cruz das Almas. De acordo com o Edital Interno SEAD Nº 05/2016, o desenvolvimento das atividades do candidato selecionado não caracteriza vínculo empregatício com a UAB e com a UFRB, configurando-se na categoria de bolsista CAPES/UAB durante a vigência da bolsa. O início das atividades para os selecionados está previsto para janeiro de 2017. 

O resultado provisório estará disponível online a partir do dia 16 de Janeiro de 2017, após as 15 horas, no site da SEAD e o resultado final será divulgado no dia 18 de Janeiro de 2017.  

Mais informações: SEAD.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil