Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB abre vagas para professor substituto nas áreas de Saúde, Letras e Exatas

14 de Fevereiro de 2017, 14:58, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna pública a abertura das inscrições para os processos seletivos simplificados com vistas à contratação de professores substitutos. As vagas são para as áreas de Física, Matemática e Estatística, Práticas de Cuidado em Saúde, Língua Portuguesa e LIBRAS. Os candidatos devem efetuar as inscrições pessoalmente nos Centros de Ensino relativos às disciplinas de seu interesse.

Podem se inscrever somente candidatos brasileiros (natos ou naturalizados) ou estrangeiros com visto permanente, desde que os candidatos não tenham sido professores substitutos em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) ou que não tenham trabalhado, com contrato temporário, em outro órgão federal, nos últimos 24 meses anteriores aos editais.

O prazo das inscrições segue aberto até o dia 24 de fevereiro para as disciplinas exatas, até o dia 03 de março para a disciplina em saúde e até o dia 06 de março para as disciplinas em letras. A taxa é de R$ 60,00. A titulação exigida é a graduação na área de conhecimento e, no caso da disciplina em saúde, a especialização em Saúde da Família ou Atenção Básica.

Os processos seletivos constarão de duas etapas distintas: análise de currículo e prova didática. As datas e locais das provas estão especificados nos respectivos editais. A média final mínima para a aprovação será 7 e os candidatos que obtiverem a maior nota para aprovação serão indicados para assumir as vagas. Os contratos temporários terão a vigência de seis meses e/ou coincidirão com a data de término do semestre letivo.

O prazo de validade das seleções será de um ano. Para mais informações, acesse o site de Concursos da UFRB: www.ufrb.edu.br/concursos.

Confira os editais:

Edital Interno N° 02/2017- CETEC

Edital Interno N° 01/2017 - CCS

Edital Interno N° 01/2017 - CFP



UFRB participa do Seminário de Mobilização Participativa no Centro Tecnológico da Pesca

10 de Fevereiro de 2017, 18:48, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Silvio Soglia, participou na manhã da última quinta-feira, 09, da abertura do Seminário de Mobilização Participativa da Cadeia da Pesca e Aqüicultura no Centro Vocacional Tecnológico Territorial do Pescado (CVTT), em Santo Amaro da Purificação.  O espaço foi inaugurado no ano passado e conta com acordo de cooperação técnica assinada entre UFRB e governo do estado com o objetivo de capacitar pescadores e marisqueiras para a pesca artesanal e aquicultura marinha, bem como a oferta de estágio para estudantes da universidade.

O Seminário, realizado pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (SEAGRI), e pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), é um evento técnico e faz parte das ações precursoras para implementação dos projetos contemplados em edital no ano passado. A iniciativa faz parte das ações do Programa Bahia Produtiva e contou com a apresentação do Programa Educacional de Qualificação e formação de Mão-de-Obra, voltada à pesca e aquicultura e com a apresentação da Proposta de Metodologia do Seminário de Mobilização com as lideranças das entidades, além de dinâmica e formação dos grupos de trabalho em oficinas.

Os professores  Leopoldo Barreto e Clóvis Pereira do curso de Engenharia de Pesca da UFRB e representantes da empresa júnior Tarrafa Jr também estiveram presentes no encontro. Segundo Barreto, a iniciativa proporcionou estreitar os laços entre UFRB e Bahia Pesca no sentido de contribuir com o efetivo funcionamento do CVTT. “Inicialmente foi proposta uma força de trabalho incluindo professores do curso de engenharia de pesca, além da empresa júnior Tarrafa Jr, no sentido de capacitar e atualizar os técnicos da Bahia Pesca envolvidos, além de iniciar pesquisas a fim de melhorar produtos e processos da cadeia produtiva do pescado”, explica.

De acordo com o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior, o evento teve “o objetivo de construir um Cardápio de Cursos Práticos e Teóricos, em conjunto com 56 entidades de pesca e aquicultura que participaram de editais, visando proporcionar conhecimentos técnicos aos associados de forma a capacitá-los para a implementação dos subprojetos apresentados no processo de seleção do Edital 06/2016, possibilitando o alcance dos resultados esperados”, explicou o presidente.



UFRB realiza acolhimento dos calouros 2017.1; pré-matrícula segue até dia 07

6 de Fevereiro de 2017, 20:07, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) deu início ao acolhimento dos calouros do primeiro semestre de 2017 na última sexta-feira, dia 03 de fevereiro, no campus Cruz das Almas. A previsão é que 1.490 convocados façam a pré-matrícula na instituição até a terça-feira, dia 07, quando participam das atividades de boas-vindas planejadas pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), em parceria com a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) e a Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC).

O programa de acolhimento tem como objetivo recepcionar os estudantes recém-ingressos e apresentar as ações afirmativas, como bolsas e auxílios, empreendidas pela UFRB, a fim de garantir a permanência qualificada do estudante até o final de seu curso. A pedagoga Alessandra de Almeida, do Núcleo de Ensino, Integração e Êxito Acadêmico (NUIAC) da PROGRAD, responsável pelo programa, acredita que um dos benefícios do acolhimento é que o estudante será recebido na universidade conhecendo o mundo de possibilidades que a UFRB oferece. “Os estudos de evasão demonstram que, muitas vezes, não é a dificuldade cognitiva que mais preocupa, mas sim esse rito de passagem do ensino médio para a universidade”, diz.

Para Alessandra, independente de o aluno vir de escola pública ou particular, no espaço universitário ele se depara com uma nova realidade, que ainda não tem conhecimento de como funciona. Durante o acolhimento, foram repassadas algumas orientações sobre a rotina acadêmica e dicas para facilitar o dia a dia na UFRB, como o acompanhamento dos editais de apoio ao estudante, mobilidade acadêmica, oportunidades de estágio, políticas de inclusão, educação tutorial, entre outros. A assistente social Luciane Souza, do Núcleo de Acompanhamento Integral ao Estudante (NAIE) da PROPAAE, apresentou as modalidades de auxílio e falou sobre os critérios para a concorrência.

Na oportunidade, os estudantes responderam um questionário socioeconômico. De acordo com Maria Regina Cavalcante, do Núcleo de Gestão de Atendimento e Documentação (NGADOC) da PROPAAE, trata-se de um instrumento de coleta de informações que tem por objetivo subsidiar a construção do perfil dos ingressos na UFRB e garantir as condições básicas de sua permanência no ensino superior. A estudante Ravena Morais veio de Miguel Calmon e vai cursar Educação Física no campus de Amargosa. “Eu ainda não conhecia a UFRB e estou ansiosíssima para o início das aulas”, disse.

Já Tuane Silva é de Santo Antônio de Jesus e vai cursar Matemática, também no campus de Amargosa. Seus planos são fazer a Licenciatura e, em seguida, o Bacharelado. “Primeiro quero atuar na área do ensino e depois como bancária”, aposta. Para Rute Crisóstomo, o momento é um misto de alegria pela aprovação do filho em Zootecnia e de apreensão por deixá-lo pela primeira vez morando sozinho. “Depois da matrícula, vamos conhecer um pouco a cidade, o campus”, disse.

A pré-matrícula segue até terça-feira, dia 07, na sede da SURRAC. Antes os estudantes participam do acolhimento no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI). De acordo com a superintendente de Regulação e Registros Acadêmicos, Caroline Fonseca, os procedimentos estão transcorrendo na normalidade e a expectativa é que o novo calendário 2017.1 seja divulgado após reunião do Conselho Acadêmico (CONAC).

Confira as fotos:

{gallery}noticias2017/matricula2017_1{/gallery}



UFRB manifesta pesar pelo falecimento da professora Ana Laura Pepe

4 de Fevereiro de 2017, 16:57, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento da professora Ana Laura Pepe, lotada no Centro de Ciências da Saúde.

O sepultamento da professora Ana Laura ocorre neste sábado, 4 de fevereiro, às 16h, no Cemitério do Campo Santo, em Salvador.

Ao registrarmos nossas condolências, manifestamos apoio e solidariedade aos amigos e familiares.



UFRB divulga seleção para bolsista no Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica

2 de Fevereiro de 2017, 18:39, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da sua Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga o processo seletivo para bolsistas no Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica para o primeiro semestre letivo do ano de 2017. As inscrições ocorrem no prazo de 07 a 10 de fevereiro, exclusivamente de forma presencial, na sala 04 da PROGRAD, prédio da Reitoria.

Podem participar estudantes de graduação que tenham cursado pelo menos 20% da carga horária de integralização do curso e não estejam em semestre de colação de grau no ato da inscrição. Dentre os documentos exigidos, é preciso apresentar Plano de Estudos aprovado pelo colegiado do curso, em que conste a relação das atividades de ensino a serem desenvolvidas na instituição anfitriã.

A mobilidade deve ser realizada em Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) localizada em outro Estado da Federação. O valor de cada bolsa é de R$ 3 mil, em cinco parcelas de R$ 600, equivalente a um semestre letivo, a ser pago pelo Banco Santander por meio de convênio com as IFES.

A seleção dos bolsistas será realizada em duas etapas: homologação das inscrições e análise do Histórico Acadêmico, dos comprovantes de atividades acadêmicas do Barema e da Carta de Exposição de Motivos. O resultado final será divulgado no dia 23 de fevereiro, no site da PROGRAD. O aceite do estudante selecionado fica a critério da instituição anfitriã e deve ser recebido pela UFRB até o dia 22 de fevereiro.

Confira o Edital Nº 08/2017 – Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/prograd



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil