Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Saberes Abertos aborda Tecnologias Linguagens e Cultura

27 de Fevereiro de 2018, 17:17, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), lançou mais um vídeo do projeto “Saberes Abertos”.  A iniciativa objetiva apresentar perfis e entrevistas que articulem o campo da comunicação e da educação, promovendo difusão de conhecimento e a exposição dos objetos de estudos de professores e pesquisadores da UFRB.

O docente Danillo  Barata foi o entrevistado da edição. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo, mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Danillo Barata é diretor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da UFRB, além de professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM – UFRB) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV na Escola de Belas Artes da UFBA). Videoartista, é curador e organizador do Paisagem Sonora (Mostra Internacional de Live Cinema do Recôncavo da Bahia) e autor dos livros Narrativas em Fluxo: corpo-imagem e do O Universo de J. Cunha.

Em 2016 recebeu o Bayreuth International Junior Fellowship em reconhecimento a sua contribuição à pesquisa e ensino na área de estudos africanos pela University of Bayreuth, na Alemanha. Em 2006, recebeu o prêmio aquisição no 13º Salão do MAM- Bahia e em 2007 o Prêmio Videobrasil WBK Vrije Academie no 16º Festival Internacional de Arte Eletrônica - Videobrasil. É pesquisador do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Arte, Audiovisual e Patrimônio (GAAP) e membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior  (INEP-MEC).

No vídeo, Barata aborda os estudos em Tecnologias Linguagens e Cultura que desenvolve como  professor do Cecult da UFRB. Assista:



UFRB divulga seleção de vagas remanescentes do PPQ para Educação do Campo

27 de Fevereiro de 2018, 15:13, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), torna pública aos estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo, do campus de Feira de Santana, a seleção para preenchimento de vagas remanescentes do Programa de Permanência Qualificada (PPQ), nas modalidades de auxílio transporte e pecuniário à alimentação.

As inscrições estão abertas no período de 27 de fevereiro a 09 de março. Os interessados devem preencher a Ficha de Inscrição e o Questionário Socioeconômico, disponíveis no site da PROPAAE. Entre os dias 19 a 23 de março, os candidatos devem comparecer à PROPAAE do campus de Feira de Santana para a entrega da documentação exigida no edital. A seleção constará da análise documental, avaliação dos critérios socioeconômicos e institucionais e entrevista social.

Os recursos destinados para atender as despesas do edital são previstos no Orçamento Geral da União destinado a UFRB para o exercício de 2018. O pagamento dos auxílios do PPQ está condicionado à liberação para UFRB dos Recursos Orçamentários do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). 

Permanência qualificada

É uma das ações constituintes do conjunto de políticas da UFRB que visa garantir a permanência do estudante no ensino superior. O processo de seleção destina-se a estudantes em comprovada condição de vulnerabilidade socioeconômica e que estejam regularmente matriculados em cursos presenciais de graduação da UFRB.

Confira o Edital Nº 01/2018 – Seleção PPQ Educação do Campo.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/propaae.



UFRB seleciona profissionais para Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

27 de Fevereiro de 2018, 9:40, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna públicos dois editais para seleção de profissionais de nível superior e médio para o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

No Edital Nº 01/2018, são ofertadas cinco vagas para profissionais de nível superior e até sete vagas para profissionais de nível médio. As oportunidades são para Técnico em Assuntos Educacionais, Técnico Administrativo, Auxiliar Administrativo e Motorista.

No Edital Nº 02/2018 serão selecionados cinco profissionais de nível superior para atuação como Formadores Regionais, além da formação de cadastro reserva. Os cargos em aberto são Formador Regional seguimento Pré-escola, Formador Regional seguimento 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e Formador Regional PNME.

As inscrições estarão abertas até às 18h do dia 1º de março por meio do formulário online, disponível em https://goo.gl/ZDpoR9, e envio da documentação comprobatória pelo e-mail [email protected], com o título PNAIC 2017 Cargo Pretendido.

Os candidatos devem atender as exigências do edital e ter disponibilidade para atividades de campo (viagens), durante a semana e em finais de semana, quando for necessário. A seleção constará de avaliação dos currículos e documentação. Para as vagas do Edital Nº 01/2018 também haverá entrevista. Os resultados serão divulgados no dia 05 e no dia 02 de março, respectivamente.

As atividades propostas serão orientadas por professores da UFRB participantes do PNAIC (Formadoras Estaduais), juntamente com a coordenação e serão desenvolvidas de maneira participativa, na formação, acompanhamento e gerência de atividades no Estado da Bahia. A vigência será até 31 de maio, com possibilidade ampliação do prazo a depender da prorrogação do programa.

Sobre o Pacto - O PNAIC é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”. A UFRB responde como Unidade Formadora no Estado da Bahia.

Confira:

Edital Nº 01/2018 – Seleção de Profissionais PNAIC.

Edital Nº 02/2018 – Seleção de Formadores PNAIC.

Mais informações no site: www.ufrb.edu.br/cfp.



Professor da UFRB recebe prêmio por difusão de conhecimento sobre cultura

26 de Fevereiro de 2018, 15:44, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Aconteceu na noite da última sexta (23), no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, o Prêmio Berimbau de Ouro 2017. A honraria homenageia mestres e destaques da cultura no Brasil.

Um dos homenageados na 5ª edição do Prêmio foi o professor Jean Adriano, atual coordenador do Programa de Extensão Balaio de Gato da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Jean recebeu o prêmio pela atuação na difusão de conhecimento sobre cultura.

O evento teve início com o santamarense Roberto Mendes que realizou uma apresentação voz e violão. Mais tarde o Balé Afro do Recôncavo se apresentou. Ao todo, foram 70 homenageados de diversas áreas, desde capoeiristas, artistas plásticos e escritores.

A premiação do Berimbau de Ouro é uma criação do Mestre em Capoeira e Designer gráfico Me. Máximo.



UFRB abre seleção para bolsistas do PET Conexão e Saberes Socioambientais

26 de Fevereiro de 2018, 12:00, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), torna pública a seleção para bolsistas do PET Conexão e Saberes Socioambientais. As inscrições estarão abertas no período de 26 de fevereiro a 08 de março, de forma presencial, na Sala do PET, 114 A, no Pavilhão de Aulas II, das 8h às 12h e das 14h às 18h, ou na Recepção do Pavilhão de Aulas II, das 14h às 18h.

São ofertadas oito vagas destinadas aos discentes dos cursos de Agroecologia, Bacharelado e Licenciatura em Biologia, Gestão de Cooperativas, Engenharia de Pesca, Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenharia Florestal. São requisitos matrícula igual ou superior ao segundo semestre e até 70% do curso concluído, índice de rendimento acadêmico igual ou superior a 7 para homologação da seleção, disponibilidade de 20h semanais e não acumular bolsas de natureza similar, dentre outros critérios.

O processo seletivo contemplará dois momentos, sendo o primeiro constituído de três etapas: dinâmica seletiva em grupo, prova dissertativa/redação, arguição individual. O segundo momento será constituído de atuação temporária, que terá início imediatamente depois da publicação da lista de homologados da etapa anterior e se prolongará até no máximo o mês de junho, período em que serão avaliados junto ao PET antes de serem oficialmente registrados como bolsistas.

Os membros da Comissão Julgadora levarão em conta a procedência dos candidatos de estreita relação com o meio rural, com passagem por escolas públicas e com renda familiar menos a dois salários mínimos. O resultado final será divulgado apenas aos estudantes participantes desta etapa. Os estudantes selecionados e registrados pelo tutor receberão uma bolsa mensal do valor de R$ 400,00. 

Confira o Edital PROGRAD n° 07/2018 - PET Conexão e Saberes Socioambientais.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil