Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Revista Acadêmica GUETO abre chamada de trabalhos para 8ª edição

2 de Fevereiro de 2017, 14:58, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Revista Acadêmica do Grupo Unido para Educação e Trabalhos de Orientação (GUETO), vinculada ao Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), divulga chamada para submissão de trabalhos a serem publicados em sua 8º edição. O prazo para enviar artigos para a publicação segue até o dia 01 de maio.

Com periodicidade semestral, a Revista Acadêmica GUETO tem o objetivo de publicar artigos, ensaios, debates, entrevistas e resenhas inéditas em diversas línguas sobre temas que contribuam para o desenvolvimento do debate educacional. A publicação também serve como um instrumento de divulgação do conhecimento produzido na área, considerando as perspectivas da Inclusão e Cultura Corporal.

A revista é dirigida a pesquisadores, profissionais e alunos da Educação e áreas afins. Ela está estruturada em seções, o que permite a publicação de conteúdo sob diferentes formatos. Os artigos podem ser redigidos numa das seguintes línguas: Português, Espanhol, Francês ou Inglês. Outras normas para submissão dos textos estão disponíveis no site da publicação.

Confira a 7º edição da Revista GUETO.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/revistaacademicagueto



Ambulatório da UFRB oferece atendimento psicológico gratuito

2 de Fevereiro de 2017, 14:57, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Ambulatório de Atenção Psicológica a Pessoas que Vivem com Condições Crônicas (APC), vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), realiza no período de 01 a 17 de fevereiro triagem de pacientes para atendimento psicológico gratuito. As vagas são para adultos que precisam lidar com as dificuldades relacionadas a doenças crônicas.

A triagem acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Serviço de Psicologia da UFRB, localizado no campus de Santo Antônio de Jesus. Durante a triagem, os pacientes passam por uma entrevista psicológica para que os atendentes coletem informações sobre os efeitos da doença e a urgência psicológica do acompanhamento.

Através do autocuidado apoiado, a equipe do APC identifica dificuldades, motivações e constroi junto ao paciente metas e estratégias para mudanças no seu estilo de vida ou para lidar com ansiedade e depressão, conversar com familiares e a equipe médica, entre outras ações. O atendimento é realizado por estudantes do curso de Psicologia da UFRB, sob a orientação da professora Jeane Tavares.

O que é condição crônica? As pessoas em condição crônica são aquelas que são diagnosticadas ou cuidam de pessoas que estão com doença grave ou que vivem com condições crônicas de saúde. Pessoas com esse perfil podem sentir nervosismo, desânimo, ansiedade, tristeza, vergonha, solidão e medo.

Mais informações: 75 3631 1196 ou [email protected]



UFRB manifesta profundo pesar pelo falecimento do estudante Pedro Iron dos Santos

2 de Fevereiro de 2017, 14:28, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do estudante do curso de História, Pedro Iron Macedo dos Santos, falecido na tarde desta quarta feira, 01 de fevereiro.

O sepultamento ocorrerá a partir das 10 horas da manhã, no município de Conceição da Feira.  

Ao registrarmos nossas condolências, manifestamos apoio e solidariedade aos amigos e familiares.



UFRB seleciona estudantes de graduação para o projeto Mulheres de Fibra

2 de Fevereiro de 2017, 13:59, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna público o edital referente à seleção de estudantes de graduação para o projeto “Mulheres de Fibra: formação em agroecologia para mulheres rurais do estado da Bahia”. A iniciativa visa integrar estudantes de graduação da UFRB em ações de extensão do projeto no Programa Acadêmico de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PAFAF) da Pró-Reitoria de Extensão da UFRB (PROEXT).

Serão selecionados 05 estudantes de graduação para o desenvolvimento das atividades de extensão visando à autonomia, segurança alimentar e nutricional e a conservação da biodiversidade através de ações de capacitação nos Territórios do Recôncavo da Bahia, Portal do Sertão, Vale do Jiquiriçá e Litoral Norte/Agreste Baiano.

As inscrições estarão abertas no período de 31 de janeiro a 09 de fevereiro. Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados que tenham cursado pelo menos dois semestres letivos em curso de graduação da UFRB, que tenham experiência em trabalhos de campo com grupos comunitários; e em programas e, ou projetos de extensão universitária ou atuação na área da agricultura familiar e da agroecologia. Os candidatos também devem ter disponibilidade para viagens com vistas a desenvolver atividades relacionadas ao projeto, incluindo os sábados, domingos e feriados.

Os interessados devem acessar o site da proext e preencher o formulário disponível para inscrição e encaminhá-lo junto dos documentos necessários listados no edital em arquivo único no formato PDF até as 23h59min do dia 09 de fevereiro para o endereço de email: [email protected].

A seleção constará de duas etapas classificatórias: a primeira etapa constará da análise da documentação, histórico escolar e currículo lattes e a segunda etapa constará de entrevista realizada por uma banca, composta pela coordenação do projeto, PROEXT e representação do público participante vinculados ao projeto “Mulheres de Fibra”. A entrevista acontecerá nos dias 16 e 17 de fevereiro, em horários e locais a serem divulgados no site da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da UFRB.

O resultado final do processo seletivo será divulgado até o dia 25 de fevereiro. Os candidatos selecionados que integrarão às vagas divulgadas  deverão disponibilizar carga horária, conforme edital, com disponibilidade para atividades de campo, durante a semana e em finais de semana, quando for necessário, para remuneração por hora técnica bruta no valor de R$ 40,00 (quarenta reais). A vigência das atividades será de março a dezembro de 2017.  Os valores financeiros disponibilizados para a remuneração dos estudantes de graduação da UFRB têm como origem a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário – Casa Civil do Governo Federal. 



Pesquisadores da UFRB são contemplados com bolsa de produtividade do CNPq

1 de Fevereiro de 2017, 14:51, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou na última terça-feira, 31, a aprovação de três professores pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no julgamento das Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ).

Os contemplados com a bolsa foram Adriana Regina Bagaldo e Rodrigo Fortes da Silva, do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas e Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho, do Centro de Artes, Humanidades e Letras.

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Rosineide Mubarack, esse resultado representa um reconhecimento da qualificação dos nossos docentes.

As bolsas PQ são as de mais alto nível do CNPq e destinadas a pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento com o objetivo de incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil