Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Pesquisador da UFRB alerta para risco de doenças transmitidas por moscas

26 de Abril de 2018, 9:28, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Chuva, calor e material orgânico em abundância compõem a combinação perfeita para a proliferação de moscas, vistas nos últimos dias em Cruz das Almas. A explosão populacional dos insetos podem ser vista nos mais variados ambientes, residenciais, comerciais, industriais ou mesmo em locais públicos ao ar livre. Essa proliferação de moscas acontece, geralmente, no período da Semana Santa.

Relacionado a essa superpopulação de moscas está o vetor de doenças. Quando a mosca se alimenta, transmite diversos parasitas. É o que alerta o professor e pesquisador Carlos Alfredo Lopes de Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal do Centro de Ciências Ambientais, Animais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Segundo Carlos Alfredo, de uma forma geral, as atividades metabólicas dos insetos são aceleradas em períodos mais quentes. Alguns insetos, como as moscas da ordem Diptera, são mais atraídos pela umidade e aparecem em maior número na época das chuvas. Elas também são beneficiadas pela decomposição da matéria orgânica nessas ocasiões, devido ao aumento da vegetação. “A matéria orgânica é utilizada como alimento pelas suas larvas”, explica o pesquisador, líder do Grupo de Pesquisa Insecta.

Embriões parados nascem

Além disso, normalmente, as moscas possuem ciclo de vida curto e podem efetuar muitas posturas (calores) antes do período das chuvas. “Dessa forma, pode ocorrer sobreposição de posturas, que vão se acumulando nos mais diferentes substratos de oviposição”.

Para Carlos Alfredo, os embriões dentro desses ovos podem ficar em um tipo de parada de desenvolvimento, conhecida por diapausa, durante os períodos mais secos. Quando ocorrem as chuvas e aumenta a disponibilidade de matéria orgânica em decomposição observamos uma explosão populacional, como se verifica nos dias atuais. “A combinação de calor (postura), chuva (umidade) e matéria orgânica (alimento) é a responsável pelo número excessivo das moscas”, diz o pesquisador.

Carlos Alfredo ressalta que a velocidade da proliferação das moscas se constata com a curta vida dos insetos. “A duração da infestação depende da interrupção dessas condições que favorecem ao inseto. Normalmente por volta de 20 a 30 dias”.

Riscos e prevenção

Além do incômodo que as moscas têm causado, há risco de contaminação e transmissão de doenças por meio de microrganismos. “É comum  nessa época problemas com giárdias, amebas e infecções por bactérias. Os casos de diarréia nessa época também podem aumentar”. 

Entre as precauções que ajudam a reduzir a população de moscas nos estabelecimentos e os riscos de contaminação pode-se lavar sempre as mãos várias vezes ao longo do dia; lavar os alimentos antes de comer; evitar deixar alimentos ou mesmo restos de alimentos em ambientes abertos; tratamento correto do lixo; manutenção dos cestos de lixo fechados, preferencialmente utilizar o modelo com a tampa acionada pelo pé; uso de telas nas janelas do ambiente de preparação dos alimentos; passar pano molhado com um pouco de vinagre no estabelecimento, após fazer a limpeza geral do local; e limpeza das áreas externas.

Por último, de acordo com Carlos Alfredo, se necessário, contratar um profissional de dedetização, evitando risco de contaminação com produtos químicos.



UFRB recebe alunos da Escola Joaquim Medeiros no Projeto #PartiuBiblioteca

25 de Abril de 2018, 11:32, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Para marcar o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, o Sistema de Bibliotecas (SIB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promoveu um dia de contação de histórias para alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Joaquim Medeiros. O piloto do Projeto #PartiuBiblioteca aconteceu na última terça-feira, dia 24, na Biblioteca do Campus Cruz das Almas e contou com a participação da professora convidada Regina Marques, autora da série Contos Infantis da Diáspora Afrobrasileira.

“Esse conteúdo vai incentivá-los a conhecer melhor suas matrizes e querer saber mais sobre a própria vida e seus antepassados”, disse a diretora Magda Santos, destacando que a maior parte dos alunos da escola mora em comunidade quilombola. De acordo com a professora Erilândia Bastos, uma vez que os alunos vêm dessa realidade, já existe a preocupação em trabalhar esse conteúdo em sala de aula, mas a experiência extraclasse ajuda a expandir o conhecimento. “Primeiro, porque ambiente é novo e, segundo, eles ficam extremamente curiosos com o que vai acontecer”, ressaltou.

Dia de aprendizado

Durante o dia, as crianças foram apresentadas à história de “Toguto e seu Padrinho”. “Toguto é um menino negro que aprende com seu padrinho branco que o mundo é lugar de muitas e diferentes etnias, culturas, línguas. Por sua vez, o padrinho também compreende pela reflexão do menino que a vida o colocou sob os encantos de todo esse saber sagrado que atravessa o mundo e o tempo”, explica a autora, que releva que a história foi inspirada em pessoas de sua própria família. O livro faz parte da proposta de Educação Escolar Quilombola e esse ano será publicado pela Editora da UFRB.

Regina Marques é psicanalista, mestre e doutora em Psicologia Social, e conta que a ideia da coletânea de Contos Infantis da Diáspora Afrobrasileira surgiu durante os atendimentos clínicos a crianças negras e orientação aos pais que sofrem com a discriminação e o preconceito racial. “Muitas vezes, a criança é encaminhada para clínica com supostos problemas de aprendizagem, mas no diagnóstico percebemos que ela sofre bloqueio pelas mensagens veladas de rejeição”, diz Regina, que é professora do Centro de Ciências da Saúde da UFRB.

Desejo de leitura

Heloise e Lívia, alunas do 4º ano, adoraram a história de Toguto. As duas estudantes são da comunidade quilombola da Baixa da Linha e dizem que convivem diariamente com as referências do livro. Já Bruna, que também é do 4º ano, não vive em quilombo, mas aprendeu que Toguto “girou o mundo e conheceu muita gente diferente”. Além de conhecerem a história do menino e seu padrinho, as crianças visitaram o ambiente da biblioteca acompanhados pela bibliotecária Juliana Braga. O objetivo foi despertar o desejo pela leitura e o estreitamento das relações da comunidade com a UFRB.

Segundo Márcia Carneiro, responsável pela Coordenadoria de Informação e Documentação (CID), a ideia é continuar promovendo atividades culturais nas bibliotecas do Sistema, sendo que muitas escolas já se mostraram interessadas em participar. A escolha pela Escola Joaquim Medeiros nesse primeiro momento se deu pela sua proximidade com a Universidade. “A maior parte das escolas públicas não dispõe de bibliotecas e nós percebemos que só quando esses alunos ingressam no Ensino Superior vão ter o primeiro contato com esse ambiente”, acrescentou Márcia.

Confira as fotos:

{gallery}noticias2018/partiu-biblioteca{/gallery}



UFRB prorroga até dia 27 de abril inscrições para editais PIBIC, PIBIC AF e PIBITI

24 de Abril de 2018, 12:00, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Coordenadoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação Tecnológica (PPGCI) prorroga o prazo para inscrições dos editais PIBIC, PIBIC AF, e PIBITI (2018-2019).

O novo prazo de inscrição nos editais é até às 23h59 desta sexta-feira, dia 27.

As propostas devem ser apresentadas por meio eletrônico. Os modelos de documentos a serem anexados estão disponíveis no site: https://www.ufrb.edu.br/pibic/documentos.

Sobre o PIBIC - O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante a participação em projetos de pesquisas.

Sobre o PIBITI - O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação visa estimular estudantes do ensino técnico e superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação.

Confira o edital PIBIC/PIBIC AF 2018-2019.

Acesse o edital PIBITI 2018-2019.

Mais informações: https://www.ufrb.edu.br/ppgci



Conselho Universitário da UFRB manifesta pesar pelo falecimento de Paul Singer

18 de Abril de 2018, 16:32, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do professor Paul Singer, ocorrido no dia 16 de abril, em São Paulo.

Professor da Universidade de São Paulo (USP), Paul Singer é referência acadêmica e de militância da Economia Solidária, com grandes contribuições na maneira de organização das atividades econômicas, baseadas na cooperação e na autogestão.

Ao registrarmos nossas condolências, manifestamos apoio e solidariedade aos familiares e amigos.

 

 

 

 

 

 



MEC autoriza abertura de oito novos cursos de graduação da UFRB

18 de Abril de 2018, 15:39, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Foi publicada no último dia 02 de abril no "Diário Oficial da União” a autorização do Ministério da Educação (MEC) para abertura de vagas de oito novos cursos de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). As publicações estão disponíveis nas Portaria nº 226 e 227 do MEC.

O Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) foi contemplado com quatro novos cursos de graduação: Engenharia de Materiais (Bacharelado - 60 vagas), Engenharia de Produção (Bacharelado - 50 vagas), Alimentos (Tecnológico - 30 vagas), e Engenharia de Energias (Bacharelado - 60 vagas).

O Centro de Tecnologia Aplicada à Produção de Cultura (CECULT) teve três cursos autorizados: Licenciatura em Música  (30 vagas), Interdisciplinar em Artes (Licenciatura – 40 vagas), e Interdisciplinar em Ciências Ambientais (Bacharelado - 50 vagas).

O Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) teve o curso de Licenciatura em Artes Visuais (25 vagas) autorizado.

Ingresso - A UFRB adota o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso. O processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem ficar atentos ao cronograma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) .



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog