Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Professores da UFRB participam do livro Pedagogias Digitais no Ensino Superior

24 de Abril de 2020, 14:37, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O livro Pedagogias Digitais no Ensino Superior, lançado pelo Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior, do Instituto Politécnico de Coimbra, tem a contribuição de dois professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O livro, físico e digital, com 230 páginas, faz parte da coleção “Estratégias de Ensino e Sucesso Académico: Boas Práticas no Ensino Superior” (volume 8).

A coleção busca valorizar a investigação aplicada e tem por objetivo divulgar estudos no âmbito da pedagogia, métodos pedagógicos inovadores, iniciativas promotoras do sucesso académico e projetos de intervenção desenvolvidos em cooperação entre instituições de ensino superior e organizações da comunidade.

Os professores Ariston de Lima Cardoso (CETEC) e Eniel do Espírito Santo (CECULT) escreveram o capítulo 5 “Literacia digital: um mosaico de experiências no contexto da formação docente”.

Segundo os autores, a literacia ou letramento digital se constitui em um desafio no contexto da formação docente para atuação no ciberespaço educativo. “Compreendemos por literacia digital o amplo leque de possibilidades de inserção em ambientes digitais, tanto para ler quanto para escrever, aprender e ensinar, constituindo-se em condição imprescindível no âmbito da docência na educação a distância (EaD), intensamente mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)”, escreveram.

O capítulo apresenta a literacia digital na perspectiva de um mosaico de experiências, no âmbito da formação docente, realizadas na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), especificamente no Laboratório de Física em Dispositivos Móveis e suas potencialidades pedagógicas; a utilização da ferramenta do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), no contexto da formação docente; a utilização do perfil do uso do espaço virtual, como estratégia para o sequenciamento didático e pedagógico, além da utilização dos Massive Open Online Courses (MOOC), como possibilidade de formação docente.

No tocante à metodologia da pesquisa, o estudo publicado na forma de artigo, configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, que utilizou como procedimentos de coleta de dados o relato de experiências, amparado por uma pesquisa documental realizada na UFRB.

Os autores

Ariston de Lima Cardoso é doutor em Geociências (IGEO-UFBA), mestre em Física, bacharel e licenciado pela Universidade Federal da Bahia, atualmente Pós-Doutorando na Universidade Aberta de Portugal. É professor adjunto na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência em gestão acadêmica e administrativa de cursos de graduação, tecnológico e pós-graduação, superintendência e coordenação de programas nacionais e institucionais.

Eniel do Espírito Santo é doutor em Educação (UDE/FCDE), com pós-doutoramento em Educação (FCU/EUA); mestre em Gestão Integrada de Organizações (UNEB); especialista em Formação de Docentes e Tutores em EaD (UNINTER) e em Psicologia Organizacional (UNIFACS). Bacharel em Administração de Empresas (UNICASTELO) e Licenciado em Pedagogia (UNINTER). Professor adjunto no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), coordena o Núcleo de Educação Continuada Digital da Superintendência de Educação Aberta e a Distância e a Pós-graduação Lato Sensu em Tecnologias e Educação Aberta e Digital.

O livro encontra-se disponível gratuitamente em cinep.ipc.pt/index.php/publicacoes/livros.



EDUFRB lança editais para 89 e-books das coleções Graduação e Pós-Graduação

24 de Abril de 2020, 14:03, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Em reunião do Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) realizada na última quinta-feira, dia 23, foram aprovados dois editais de apoio à publicação de livros eletrônicos (e-books).

Edital Nº 01 EDUFRB – Coleção Sucesso Acadêmico na Graduação

O Edital Nº 01 EDUFRB – Coleção Sucesso Acadêmico na Graduação na UFRB pretende publicar setenta livros digitais buscando estimular a sistematização e socialização de pesquisas científicas, experiências, inovações tecnológicas, inovações educacionais e culturais que representam sucesso acadêmico nos cursos de graduação da UFRB.

O período de inscrições será de 01 a 30 de junho deste ano. A inscrição deverá ser efetivada por e-mail.

A divulgação dos resultados da classificação, com a indicação das obras que serão publicadas, será de conhecimento público a partir do dia 15 de agosto no sítio eletrônico da EDUFRB: ufrb.edu.br/editora.

Cada e-book a ser proposto deve ser vinculado a um dos Cursos de Graduação da UFRB e apresentar resultados de pesquisas, experiências ou inovações já concluídas ou que apresentem resultados consistentes.

Cada livro será composto por um conjunto de textos/capítulos, preferencialmente elaborados por um conjunto de autores, reunindo assim resultados de pesquisas científicas, experiências, inovações tecnológicas, educacionais e culturais que representem o sucesso acadêmico dos cursos de graduação da UFRB.

Cada Colegiado de Curso de Graduação definirá um Comitê Científico para proceder a seleção e apreciação dos melhores textos que vão compor o e-book. A obra organizada deve ter no mínimo de 80 e no máximo de 250 páginas.

O e-book não será comercializado e ficará disponível para leitura online e download gratuito na página da EDUFRB: ufrb.edu.br/editora.

Edital Nº 02 EDUFRB -  Coletânea Pesquisas e Inovações Tecnológicas na Pós-Graduação da UFRB

O Edital Nº 02 EDUFRB -  Coletânea Pesquisas e Inovações Tecnológicas na Pós-Graduação da UFRB tem por finalidade estimular a sistematização, socialização e aumento da produção acadêmica dos Cursos/Programas de Pós-Graduação da UFRB, em níveis de mestrado e de doutorado.

As obras devem apresentar resultados de pesquisas científicas, experiências, inovações tecnológicas, inovações educacionais e culturais.

Serão publicados dezenove livros eletrônicos (e-books), no âmbito da “Coleção Pesquisas e Inovações Tecnológicas na Pós-Graduação da UFRB”.

O período de inscrições será de 01 a 30 de junho deste ano. A inscrição deverá ser efetivada por e-mail.

A divulgação dos resultados da classificação, com a indicação das obras que serão publicadas, será de conhecimento no endereço eletrônico ufrb.edu.br/editora a partir do dia 15 de agosto.

Cada e-book deve ser vinculado a um dos cursos de mestrado e doutorado da UFRB e apresentar resultados de pesquisas já concluídas.

Os capítulos devem constar o nome do autor e coautores, sendo obrigatório o nome do orientador da pesquisa.

Para o reitor Fábio Josué, os editais configuram ações estratégicas com finalidade de estimular a sistematização e socialização de pesquisas científicas, experiências, inovações tecnológicas, inovações educacionais e culturais os Cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFRB.

Novos Conselheiros

O reitor da UFRB, Fábio Josué, deu posse aos novos conselheiros da Editora da UFRB, para o biênio 02 de abril de 2020 até 02 de abril de 2022.

Foram empossados como titulares Rosineide Mubarak (Presidente); Ana Lúcia Morena Amor; Luiz Carlos Soares de Carvalho Júnior; Maurício Ferreira da Silva; Paulo Romero Guimarães Serrano de Andrade; Sirlara Donato Assunção Wandenkolk Alves; Josival Santos Souza; e Robério Marcelo Ribeiro; Walter Emanuel de Carvalho Mariano.

Ficaram como conselheiros suplentes: Carlos Alfredo Lopes de Carvalho; Marcílio Delan Fernandes e Wilson Rogério Penteado Júnior.

Confira:

Edital Nº 01 EDUFRB – Coleção Sucesso Acadêmico na Graduação na UFRB

Edital Nº 02 EDUFRB -  Coletânea Pesquisas e Inovações Tecnológicas na Pós-Graduação da UFRB

Mais informações: [email protected]



UFRB antecipa colação de grau de formandos de Medicina por meio de videconferência

22 de Abril de 2020, 22:12, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) trabalha para garantir mais profissionais na sociedade para combater a pandemia da CoVid-19. Nesta quarta-feira (22), 18 estudantes de Medicina foram reunidos virtualmente para cerimônia de colação de grau antecipada. 

O reitor da UFRB, Fábio Josué, conduziu a solenidade por meio da videoconferência e destacou que antecipação da colação de grau da segunda turma de Medicina é uma das ações da UFRB para contribuir no enfrentamento, controle e combate à CoVid-19. Em sua mensagem aos formandos, o reitor destacou o empenho da UFRB em atender aos anseios da sociedade e a contribuição que a ciência e a pesquisa podem dar na melhoria da qualidade de vida. “A antecipação desta formatura possibilitará que 18 novos médicos, egressos da UFRB, possam se inserir profissionalmente na luta contra a pandemia da CoVid-19. Certamente, pela sólida e abrangente formação que receberam, são profissionais que têm muito a contribuir com a saúde, especialmente na rede pública”, afirmou.

O coordenador do curso, Fernando Feijó, falou do orgulho e do empenho na preparação da documentação. “A formatura por meio de videoconferência é algo que nunca imaginamos, mas é uma necessidade que o momento atual de epidemia nos impõe. Conseguimos adiantar a formatura desta turma em cerca de 40 dias, entendendo que os formandos já tinham cumprido quase toda a carga horária do curso e estavam aptos, do ponto de vista formativo, para atuarem como profissionais médicos na rede de saúde, ajudando no combate à pandemia da CoVid-19”, frisou o docente. O formando Deivid Rodrigues, que também é servidor técnico da instituição, falou em nome dos demais formandos e agradeceu o apoio e a colaboração de todos.

A diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Flávia Henrique, parabenizou os formandos, agradeceu a presença dos estudantes, dos familiares, coordenadores do curso e técnicos administrativos da instituição que viabilizaram a tramitação dos processos de antecipação de colação de grau e a sua transmissão. Lembrou ainda que a iniciativa de realizar a videoconferência foi uma resposta rápida para as demanda de profissionais de saúde que a sociedade vivencia.

A solenidade contou ainda com a presença da vice-diretora do CCS, Josineide Alves; da gestora de Ensino do Centro, Adriana Lourenço e da vice-coordenadora do curso de Medicina, Joana Carvalho.

Com o apoio da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC) da UFRB, esta foi a quarta colação de grau por meio das ferramentas de videoconferências no CCS e a oitava da instituição. No CCS foram realizadas, anteriormente, coleções de grau nos cursos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) e Medicina, fundamentais no enfretamento à CoVid-19. As demais colações aconteceram no Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) e no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) até o dia 5 de abril, último dia para colações de acordo com o calendário acadêmico de 2019.2.



Egressos da UFRB gravam vídeos para fortalecer laços de empatia com estudantes

22 de Abril de 2020, 12:23, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Integrando o Programa de Extensão de Acompanhamento e Enfrentamento à CoVid-19, uma série de vídeos contendo mensagens de egressos para estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) começa a ser divulgada.

O projeto de extensão intitulado #Empatia.Cahl.UFRB é realizado pela coordenadora do Bacharelado em Publicidade e Propaganda, professora Juciara Nogueira que, com a colaboração de alguns docentes, tem entrado em contato com egressos de cursos do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) para realizarem as gravações: “nada já vivido se compara ao momento que atravessamos, mas talvez seja alguma contribuição para os estudantes que estão sem aulas devido à Pandemia, ouvir relatos de experiências, reflexões e mensagens positivas de pessoas que já passaram pela graduação e sabem a importância de concluir o curso como fator determinante de mudança em suas vidas. A empatia nesta época tem especial importância”.

Os primeiros vídeos foram gravados por egressos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Artes Visuais, História, Serviço Social e Ciências Sociais, todos do CAHL. Cada vídeo tem duração de cerca de um minuto e, após contato inicial, foram passadas algumas instruções técnicas sobre como realizar as gravações. Após recebido o material, tem sido realizado o trabalho de edição. Apesar da facilidade de se enviar e receber mensagens e vídeos pela internet, é preciso destacar que, da fase inicial até a publicação, o trabalho tem suas especificidades e exige atenção aos detalhes, sem interferir na espontaneidade e modo próprio de se expressar de cada profissional.

Confira:

{youtube}HJ_nyyMVh8I{/youtube}

{youtube}eGRDx_5JNW0{/youtube}

{youtube}EBvySErmNrI{/youtube}

{youtube}qDgLocelDSY{/youtube}

{youtube}JAcTb3IKftQ{/youtube}

{youtube}xYWKBjr0SG8{/youtube}

{youtube}cP9216niVYk{/youtube}

{youtube}xcNvAa3-mpo{/youtube}

{youtube}bzbUz1sDA0Y{/youtube}

{youtube}XS4Iz2kmtNc{/youtube}



Alunos do internato de Medicina da UFRB integram força-tarefa Tele Coronavírus 155

17 de Abril de 2020, 5:35, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Desde que foi lançado no último dia 24 de março, o Tele Coronavírus, serviço gratuito que coloca a população em contato direto com profissionais voluntários da área de saúde, por meio do número 155, já atendeu mais de seis mil pessoas, orientando o cidadão em caso de dúvida sobre a CoVid-19. A ferramenta de tele assistência permite auxílio rápido ao cidadão, evitando a circulação de pessoas que não precisam de atendimento em unidades de saúde, neste primeiro momento.

Idealizado pela UFBA e Fiocruz Bahia, o Tele Coronavírus recebeu a adesão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), do Governo da Bahia, além da Uneb, Uesc, Uefs, Uesb, Escola Bahiana de Medicina, FTC Salvador, Unifacs, Unime, UFSB, Associação Bahiana de Medicina (ABM) e a Fesftech, esta última responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma que é alimentada pelos voluntários.

Os discentes foram capacitados por meio de videoaulas para aplicação de protocolos de triagem. A central encaminha automaticamente a ligação para os celulares dos estudantes, que colaboram sem se expor a riscos de infecção individual pelo vírus. O secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas, explica a dinâmica adotada pela plataforma. “O cidadão liga para o número 155 gratuitamente e é atendido por um estudante de medicina do quinto ou sexto ano, devidamente capacitado e supervisionado por um médico, que escuta a demanda e faz a orientação, de acordo com o protocolo oficial adotado pela Sesab e Ministério da Saúde. Ao receber essa ligação, o estudante alimenta uma plataforma e esse dado é utilizado para os registros na área de saúde para auxiliar na gestão e na assistência à saúde”.

Raissa de Figueiredo e Daiane Sampaio integram força-tarefa Tele Coronavírus 155.Raissa de Figueiredo e Daiane Sampaio integram força-tarefa Tele Coronavírus 155.

Daiane Sampaio, discente do internato de Medicina da UFRB, foi a primeira estudante da instituição a participar do tele atendimento. “Como interna de medicina prestes a me formar, poder contribuir com uma ação tão significativa em um momento atípico no contexto da saúde atual está sendo de grande relevância. Levar a informação e orientar de forma adequada faz com que as pessoas não saiam de suas casas desnecessariamente e procurem o atendimento médico presencial apenas no momento adequado, fazendo com que os serviços de saúde não fiquem sobrecarregados, priorizando assim os atendimentos de real necessidade”, destacou.

A interna Raissa de Figueiredo também recebeu a convocação para atuar no teleatendimento e falou sobre sua expectativa. “Acredito que seja o momento de contribuir da forma que pudermos diante da situação caótica que a pandemia tem nos imposto. Espero que possamos fornecer informação à população e ajudar a gestão da saúde na Bahia a obter um cenário mais realista da doença no Estado”, conta.

No total, 86 estudantes do internato de medicina da UFRB devem atuar na iniciativa. Os estudantes serão certificados pelo serviço.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog