Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

MEC autoriza abertura de 8 novos cursos de graduação da UFRB

18 de Abril de 2018, 15:39, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Foi publicada no último dia 02 de abril no "Diário Oficial da União” a autorização do Ministério da Educação (MEC) para abertura de vagas de oito novos cursos de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). As publicações estão disponíveis nas Portaria nº 226 e 227 do MEC.

O Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) foi contemplado com quatro novos cursos de graduação: Engenharia de Materiais (Bacharelado - 60 vagas), Engenharia de Produção (Bacharelado - 50 vagas), Alimentos (Tecnológico - 30 vagas), e Engenharia de Energias (Bacharelado - 60 vagas).

O Centro de Tecnologia Aplicada à Produção de Cultura (CECULT) teve três cursos autorizados: Licenciatura em Música  (30 vagas), Interdisciplinar em Artes (Licenciatura – 40 vagas), e Interdisciplinar em Ciências Ambientais (Bacharelado - 50 vagas).

O Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), teve o curso de Licenciatura em Artes Visuais (25 vagas) autorizado.

A UFRB adota o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso. O processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre através das  notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem ficar atentos ao cronograma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) .



UFRB divulga período para confirmação de matrícula de novos estudantes em 2018.1

18 de Abril de 2018, 15:06, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), convoca os candidatos ingressantes para efetivarem a confirmação da matrícula nos cursos de graduação da instituição. Esta etapa ocorre no período de 25 a 30 de abril, conforme previsto no Calendário Acadêmico.

Esta etapa corresponde à retirada do comprovante de inscrição em componentes curriculares do primeiro semestre do curso e assinatura do termo de confirmação da matrícula. A confirmação será realizada, exclusivamente de modo presencial, pelo candidato no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico (NUGTEAC) do Centro de Ensino do curso de ingresso. É necessário apresentar documento de identificação com foto.

O candidato que realizou a pré-matrícula junto à Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), e não comparecer ao Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro de Ensino do curso correspondente, no período estipulado para a confirmação, não terá sua matrícula efetivada, perdendo automaticamente o direito à vaga.

O início do primeiro semestre de 2018 será no dia 30 de abril.

Terceira chamada

Uma terceira chamada do Cadastro Seletivo 2018.1 será divulgada no dia 03 de maio. Os candidatos convocados nesta chamada devem ingressar imediatamente após a efetivação da matrícula, que será no dia 04 de maio, na SURRAC, no campus Cruz das Almas.

Mais informações na página dos Processos Seletivos (PROSEL).



UFRB abre vagas para povos do campo na Universidade Aberta à Maturidade

18 de Abril de 2018, 13:22, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), divulga a abertura de vagas no Programa Universidade Aberta à Maturidade (PROMAT), destinadas, exclusivamente, aos povos do campo. São 10 vagas em componentes curriculares de cursos de graduação na área de Educação do Campo, no campus de Feira de Santana, para ingresso no semestre 2018.1.

As opções de componentes curriculares são: "Capital, Trabalho e Educação" (04 vagas), "Doenças Funcionais e Parasitárias do Organismo Humano" (04 vagas) e "Elaboração de Projetos Sociais" (02 vagas). Podem se inscrever pessoas com idade igual ou superior a 45 anos, que não cursaram o Ensino Superior e que sejam residentes em área rural ou possuam vinculação a alguma organização social ligada aos povos do campo (dirigente, associado ou servidor).

As inscrições estão abertas até o dia 23 de abril, por meio de preenchimento do formulário online. Havendo mais candidatos que vagas, a seleção será a partir do critério maior idade. Os candidatos selecionados deverão apresentar os documentos listados em edital, no início das atividades, previsto para o dia 30 de abril, conforme calendário acadêmico. O vínculo com a UFRB será como discente extensionista.

Sobre o projeto - A Universidade Aberta à Maturidade tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida do público participante, a partir da sua integração com a comunidade acadêmica no desenvolvimento de ações de ensino e de extensão universitária.

Confira o Edital PROEXT Nº 04/2018 – PROMAT.

Saiba mais sobre o projeto: www.ufrb.edu.br/maturidade.



Alunos e professores da UFRB produzem cadeira adaptada para crianças com deficiência

18 de Abril de 2018, 8:51, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A construção de uma cadeira adaptada visando à adequação postural de crianças com deficiência. Esse é o resultado de um projeto desenvolvido por alunos e professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), vinculados ao Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), campus de Feira de Santana. O produto foi apresentado em artigo premiado durante evento científico realizado no mês de março e será divulgado também em publicação internacional.

Desenvolvida pelas discentes Juliana Souza, Natássia Neves e Sillana Gomes, orientadas pelos professores Nelma Galvão e Bruno Fernandes, do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (BES) e integrantes do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NETAA), a cadeira é um desdobramento do projeto de extensão “O direito de Brincar”, que tem por objetivo desenvolver estratégias de lazer adaptado para crianças.

O projeto teve início em 2016 quando foi realizada uma visita técnica à Escola Municipal Monteiro Lobato, em Feira de Santana, com o objetivo de conhecer as atividades de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Durante a visita, o grupo identificou que uma criança cadeirante enfrentava barreiras para ter acesso à horta e ao balanço da escola e decidiu focar em ações que contribuíssem para inclusão dos alunos com deficiência nas atividades de socialização e lazer.

“Para explorar melhor o meio em que está inserida e manter a atenção, a criança precisa estar com a postura adequada, estável e confortável, de modo que sua saúde e bem-estar sejam preservados, favorecendo o seu aprendizado”, destaca a professora Nelma Galvão, uma das orientadoras do projeto. Ela explica que esse tipo de cadeira adaptada é um dos recursos da chamada Tecnologia Assistiva, que permite um maior conforto, atividade e participação de seus usuários, inclusive no ambiente escolar.

Modelo de baixo custo

O modelo construído levou em consideração os conceitos de ergonomia e as medidas antropométricas de dois alunos da escola e que já passaram a utilizá-lo na Sala de Recurso Multifuncional (SRM). A ideia foi desenvolvida durante uma oficina de material reciclado, com ênfase no aproveitamento de papelão de alta densidade para a construção de recursos de Tecnologia Assistiva de baixo custo, realizada pelos pedagogos Luciana Damasceno e Jorge de Oliveira, das Obras Sociais Irmã Dulce.

De acordo com a estudante Juliana Souza, o papelão de alta densidade foi escolhido por ser um produto de fácil aquisição e permitir customização para impermeabilização e aprimoramento estético, além de durabilidade, facilidade na construção e posterior manutenção. “Por compreender a importância da sustentabilidade nos dias atuais e buscando viabilizar a construção desse mobiliário para o maior número de pessoas possível, escolhemos desenvolver o modelo com materiais de baixo custo”, disse.

Premiação regional 

imagem sem descrição.

O caso foi relatado no artigo “As contribuições da Ergonomia para a produção de uma cadeira adaptada para crianças com deficiência”, que foi premiado como destaque de melhor artigo na área de Ergonomia e Segurança do Trabalho durante o Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste (IX SEPRONe) e Simpósio de Engenharia de Produção do Vale do São Francisco (VIII SEPVASF). Os eventos aconteceram na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro.

O artigo também foi reconhecido por sua colaboração à engenharia de produção do Nordeste, sendo encaminhado para publicação no periódico internacional de Engenharia e Tecnologia do Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia (ITEGAM). O professor Bruno Fernandes, que acompanhou o grupo nos eventos, ressalta que o projeto evidencia a importância de uma formação interdisciplinar ao unir Engenharia de Produção e Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade.

Novos cursos

Já autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Portaria Nº 227, de 2 de abril de 2018, o curso de Engenharia de Produção será ofertado no CETENS, a partir do semestre 2018.2, como uma das terminalidades do BES. Também previsto no quadro de ofertas deste centro de ensino, o curso de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade aguarda a autorização do MEC e será o primeiro curso de graduação do Brasil nesta área.



UFRB divulga calendário e procedimentos para matrícula web 2018.1

16 de Abril de 2018, 16:08, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), divulga o calendário e procedimentos para matrícula web 2018.1. Todos os estudantes dos cursos de graduação a partir do segundo semestre letivo devem efetuar a matrícula, por meio do Portal do Discente no Sistema de Gestão das Atividades Acadêmica (SIGAA). Os calouros não participam, uma vez que são automaticamente matriculados em disciplinas do primeiro semestre do curso. Confira as etapas:

1ª etapa – Confirmação pelo estudante via web:

Período: 17/4 a 23/4.

2ª etapa – Ajuste de componentes via web:

Período: 27/4 a 2/5.

Ajuste presencial de inscrição em componentes curriculares nos colegiados dos cursos:

Período: 27/4 a 2/5.

Ordem de solicitação de matrícula -  Na matrícula web a ordem de solicitação não é critério de classificação para as vagas ofertadas independentemente da solicitação ter sido realizada no início ou no final do período de matrícula. O que é levado em conta para a classificação é estar semestralizado e o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA).

Sabendo que o horário da solicitação, desde que dentro do prazo de matrícula, não influencia na classificação, é importante que os discentes reservem um tempo para fazê-la sem pressa, avaliando as turmas e os horários desejados.

Novidades no SIGAA - Uma das novidades do SIGAA para a matrícula web 2018.1 são botões de filtros que facilitam encontrar as turmas em que o estudante deseja se matricular, ver turmas com reservas, visualizar as turmas da estrutura curricular e buscar turmas abertas. Também está disponível a indicação do campus e da capacidade da turma. É importante verificar a mensagem de confirmação da solicitação. Confira essas e outras novidades no link http://protocolo.ufrb.edu.br/mmo/index.html.

Para mais informações sobre os procedimentos de matrícula no SIGAA, consulte o Tutorial da Matrícula Web e o Manual do Portal do Discente. 



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog