Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Programa Saberes Abertos aborda cultura e turismo no Recôncavo

2 de Maio de 2018, 16:33, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (S EAD), lançou mais um vídeo do projeto de “Saberes Abertos”. A iniciativa objetiva apresentar perfis e entrevistas que articulem o campo da comunicação e da educação, promovendo difusão de conhecimento e a exposição dos objetos de estudos de professores e pesquisadores da UFRB.

A docente Lúcia Aquino de Queiroz, do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) foi a entrevistada da edição. A pesquisadora possui graduação em Ciências Econômicas, mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorado em Planificação Territorial Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona (2005). Desenvolve pesquisas na área de Turismo, com ênfase em Turismo Cultural e Urbano, nas áreas da Economia da Cultura e Criativa, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento social, setor turismo, desenvolvimento regional, desenvolvimento urbano e turismo, economia da cultura, economia criativa e serviço social. A pesquisadora é membro do Observatório de Economia Criativa da Bahia e líder do Grupo de Pesquisa: Caminhos do Paraguaçu - uma proposta de turismo, cultura e desenvolvimento para o Recôncavo baiano.

No vídeo, Lúcia comenta sobre as pesquisas que desenvolve no grupo. Os estudos pretendem compreender as potencialidades do Recôncavo para o desenvolvimento do turismo cultural.

Confira: 

{youtube}jX5jSP3Y05s{/youtube}



Serviço de Psicologia da UFRB cria grupo de apoio e escuta para pessoas em luto

2 de Maio de 2018, 15:39, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Serviço de Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Santo Antônio de Jesus, divulga o período de inscrição para encontros do Grupo de Escuta “O Luto e Suas Vivências”. As inscrições acontecem no período de 07 a 17 de maio, exclusivamente de modo presencial. As vagas são limitadas.

O grupo será formado por até 10 participantes, com previsão de quatro encontros em que serão trabalhados temas relacionados ao luto e suas vivências, a partir da escuta e fala livre. Os encontros acontecem às quintas-feiras, às 16h30, com início no dia 24 de maio, na sede do Serviço de Psicologia.

O público-alvo são pessoas da comunidade interna da UFRB que perderam parentes, parceiros ou amigos e estão em processo de luto, recente ou não. O objetivo é oferecer um espaço para que sentimentos sejam partilhados e experimentados de forma aberta e sem julgamentos, de modo que a dor possa ser reconhecida, acolhida e elaborada.

O Serviço de Psicologia entende que, durante o processo de luto, muitos sentimentos cruzam a vida do sujeito, a exemplo da raiva, tristeza, medo, impotência e solidão. O Grupo de Escuta “O Luto e Suas Vivências” foi criado para apoiar as pessoas que enfrentam as dificuldades e estranhezas que o luto pode trazer.



UFRB abre inscrições para programa interno de estágios obrigatórios 2018.1

2 de Maio de 2018, 9:50, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), torna público que estão abertas até o dia 20 de maio as inscrições para o programa interno de estágios obrigatórios 2018.1. São ofertadas 118 vagas distribuídas entre três Centros de Ensino, localizados nas cidades de Cachoeira, Cruz das Almas e Feira de Santana.

As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, por meio de formulário online disponível na página eletrônica de Estágio da UFRB. Podem se inscrever discentes regularmente matriculados no componente curricular Estágio. O preenchimento das vagas será realizado considerando a matrícula do discente no componente curricular e o seu escore acadêmico, em escala decrescente.

O resultado final está previsto para o dia 28 de maio. Após esta publicação, o discente deverá comparecer ao Núcleo de Gestão de Estágios e entregar as três vias do Termo de Compromisso de Estágio, cujo modelo está disponível na página eletrônica de Estágio da UFRB.

O estágio deverá ser orientado pelo docente indicado pelo Colegiado do Curso no qual o discente está matriculado na UFRB ou pelo docente do componente curricular e supervisionado por servidores técnico-administrativos ou docentes com formação na área. Para o início do estágio é necessário que haja aprovação do Plano de Atividades do Estagiário, a ser elaborado colaborativamente pelo supervisor, orientador e estagiário, considerando a compatibilidade com o perfil do discente.

O Núcleo de Gestão de Estágios encaminhará os nomes e os dados dos discentes selecionados para os locais de realização dos estágios na UFRB. A jornada de atividades do estágio não deverá ultrapassar seis horas diárias e 30 horas semanais. Não está prevista a concessão de bolsa ou outras formas de auxílio para os discentes. Caso as vagas não sejam preenchidas, uma nova chamada está prevista para o dia 11 de junho.

Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Gestão de Estágios no telefone (75) 3621-9109, pelo e-mail [email protected] ou no site www.ufrb.edu.br/estagio.

Confira o Edital PROGRAD Nº 019/2018.



UFRB abre inscrições para curso pré-intermediário de língua inglesa no CCS

2 de Maio de 2018, 8:53, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) oferece o curso pré-intermediário de conversação em língua inglesa para estudantes, servidores e membros da comunidade externa que já passaram pelo estágio básico e desejam aperfeiçoar a expressão oral. São ofertadas 20 vagas. As inscrições estarão abertas no período de 07 a 11 de maio, exclusivamente pela internet.

Para se inscrever, é necessário ser servidor ou estar regularmente matriculado em um dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e/ou ser morador da cidade de Santo Antônio de Jesus. O início do curso está previsto para o dia 21 de maio e o término para o dia 06 de agosto. As aulas acontecem sempre às segundas-feiras, das 16h às 17h, no CCS, campus de Santo Antônio de Jesus.

O Pre Intermediate Conversation Course é promovido pelo Programa de Extensão em Língua Inglesa (ProELI), uma iniciativa do Núcleo de Estudos Interdisciplinares e Formação Geral (NUVEM) que visa implementar e estimular o ensino-aprendizagem de língua inglesa na UFRB.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/proeli.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil