Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Professor da UFRB e parceiros vencem Leão de Ouro na 8ª Bienal de Arquitetura de Veneza

26 de Maio de 2023, 12:01, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O professor e pesquisador Ayrson Heráclito Novato Ferreira, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Cachoeira/São Félix, integra a equipe vencedora do prêmio Leão de Ouro, da 8ª Bienal de Arquitetura de Veneza, Itália, com o trabalho coletivo “Terra”. Heráclito, além de professor do curso de Artes Visuais, é artista plástico e curador.

O Brasil conquistou, pela primeira vez, o Leão de Ouro. Segundo o júri da Bienal de Veneza, o Pavilhão do Brasil foi vitorioso por apresentar “uma exposição de pesquisa e intervenção arquitetônica que levam ao centro as filosofias e imaginários de populações indígenas e negras em direção a modos de reparação”.

O troféu foi entregue pelo ministro da Cultura da Itália Gennaro Sangiuliano e pelo presidente da Bienal, Roberto Cicutto, nas mãos dos curadores Paulo Tavares e Gabriela de Matos, do Pavilhão do Brasil, no sábado, dia 20, no palácio Ca’ Giustinian, numa cerimônia que marcou a abertura Bienal de Veneza. O evento prossegue até o dia 26 de maio.

A mostra tem a participação dos povos indígenas Mbya-Guarani, Tukano, Arawak e Maku; Tecelãs do Alaká (Ilê Axé Opô Afonjá), Ilê Axé Iyá Nassô Oká (Casa Branca do Engenho Velho), Ana Flávia Magalhães Pinto, Ayrson Heráclito, Day Rodrigues com colaboração de Vilma Patrícia Santana Silva (Grupo Etnicidades FAU-UFBA), coletivo Fissura, Juliana Vicente, Thierry Oussou e Vídeo nas Aldeias.

A participação do Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza é uma realização do Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores, Fundação Bienal de São Paulo e Itaú. Entre as autoridades presentes na abertura da bienal, o presidente da Fundação Bienal de São Paulo, José Olympio da Veiga Pereira e a ministra da Cultura Margareth Menezes.

“A Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Venezia é um espaço privilegiado para o debate das questões mais urgentes em arquitetura e urbanismo, campo que, em última instância, reflete sobre nossas dinâmicas de vida a partir do uso e compartilhamento de espaços comuns, enquanto sociedade”, reflete José Olympio, em entrevista para Casa Vogue. Segundo a publicação, a mostra é uma boa oportunidade para, em tempos de grandes desafios globais, dar visibilidade a pesquisas e práticas que podem contribuir para a elaboração coletiva de um futuro melhor.

Lugares de Origem 

O professor e pesquisador Ayrson Heráclito é o responsável pela segunda galeria do pavilhão, chamada de Lugares de Origem, Arqueologias do Futuro. No espaço, tudo começa com projeção do vídeo "O Sacudimento da Casa da Torre" e o "Sacudimento da Maison des Esclaves em Gorée". A ideia é destacar a importância da ancestralidade e arqueologia da memória. A galeria reúne projetos e práticas socioespaciais dos saberes indígenas e afro-brasileiros sobre a terra e seu extenso território.

Para isso utiliza como referências a Casa da Tia Ciata, no contexto urbano da Pequena África no Rio de Janeiro; a Tava, como os índios Guarani chamam as ruínas das missões jesuítas no Rio Grande do Sul; o complexo etnogeográfico de terreiros em Salvador; os Sistemas Agroflorestais do Rio Negro na Amazônia; e a Cachoeira do Iauaretê dos povos Tukano, Arawak e Maku.

Segundo a curadoria, a exibição demonstra o que várias pesquisas científicas comprovam: que terras indígenas e quilombolas são os territórios mais preservados do Brasil e, assim, aponta para um futuro pós-mudanças climáticas em que “de-colonização” e “descarbonização” caminham de mãos dadas.

Sacudimento - O Sacudimento é uma prática nas religiões de matriz africana com intuito de exorcizar ambientes domésticos passando folhas sagradas em todo o edifício, o que afasta os mortos e os eguns.
 
Nesta performance, o artista exorciza dois monumentos arquitetônicos ligados ao tráfico de pessoas escravizadas na África e à colonização brasileira, a Casa da Torre, na costa da Bahia, e a Maison des Esclaves em Gorée, na ilha de Gorée, poucos quilômetros além da costa da cidade de Dacar, Senegal.
 
Pelas palavras de Heráclito “nesta performance, a morte a ser afastada definitivamente de nós é da história da colonização e da escravização. Suas consequências são atualíssimas em lugares como a Bahia e a África. [...] E que nos legou o racismo, as desigualdades e a pobreza para as populações pretas do mundo”.

Perfil  

Heráclito tem suas obras de instalações, performances, fotografias e audiovisuais, que lidam com elementos da cultura afro-brasileira e suas conexões entre a África e a sua diáspora na América. Ele participou da Trienal de Luanda em Angola, 2010, Bienal de Fotografia de Bamako no Mali, 2015 e em 2017 da 57 Bienal de Veneza na Itália.

Possui obras em acervos do Musem der Weltkulturen em Frankfurt, Museu de Arte do Rio (MAR), Museu de Arte Moderna da Bahia, Videobrasil e Coleção Itaú. Foi um dos curadores-chefe da 3ª Bienal da Bahia, curador convidado do núcleo “Rotas e Transes: Áfricas, Jamaica e Bahia” no projeto Histórias Afro-Atlânticas no MASP e recebeu o prêmio de Residência Artística em Dakar do Sesc_Videobrasil e a Raw Material Company, Senegal.

Heráclito integra, como pesquisador, o [Re]image - Grupo de Pesquisa em Artes Visuais. Suas obras de instalações, performances, fotografias e audiovisuais lidam com elementos da cultura afro-brasileira e suas conexões entre a África e a sua diáspora na América.

Mais informações em terra.bienal.org.br/Ayrson-Heraclito.



Abertas inscrições para servidores, estudantes e comunidade externa interessados no Coral da UFRB

25 de Maio de 2023, 14:48, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) disponibiliza 30 vagas mais cadastro de reserva para o Coral adulto da UFRB.  Interessados em integrar o grupo devem se inscrever até 30 de maio, por meio de formulário online.

Para participar do coral, é necessário ser maior de 18 anos e ter disponibilidade para ensaios semanais a partir de julho, no campus da UFRB de Cruz das Almas. Não é necessário ter experiência musical para se cadastrar.

Os inscritos devem aguardar o contato do Maestro Alípio Martins no começo do próximo semestre letivo (julho), com orientações sobre os ensaios e o processo de integração dos novos coralistas.

O coro, criado em 2007, é a mais antiga ação do Programa Canto Coral. Constituído pela comunidade acadêmica e local, realiza ensaios semanais, às quartas e quintas-feiras, das 17h às 19h, na sala multiuso da Proexc ou no Auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação. O Coral da UFRB realiza rodas musicais em Cruz das Almas e faz apresentações em eventos culturais e acadêmicos.



UFRB abre seleção de estagiários de engenharia elétrica para atuarem no Campus Cruz das Almas

22 de Maio de 2023, 12:46, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura de inscrições para a seleção simplificada de estagiário de nível superior para atuar no Núcleo de Engenharia Elétrica e Eficiência Energética (NUEFE), da Coordenadoria de Infraestrutura e Meio Ambiente, vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), Campus Cruz das Almas.

Podem se inscrever estudantes da UFRB que tenha concluído o BCET e estejam cursando a partir do 1º semestre de Engenharia Elétrica. As inscrições podem ser feitas até 31 de maio, na página ufrb.edu.br/concursos.

São oferecidas duas vagas com carga horária semanal de 30 horas. O valor da bolsa total é de R$ R$1.345,69, incluso auxílio transporte. A duração do estágio será de, no mínimo, seis meses, prorrogáveis por iguais períodos, não podendo ultrapassar dois anos.

O estágio não gerará vínculo empregatício entre o estagiário e a UFRB. A Jornada de Atividade Estágio será de seis horas diárias e trinta horas semanais, com realização de atividades em turno diurno, com horários a combinar.

O estágio desenvolvido no âmbito da UFRB tem por objetivo proporcionar aos alunos, regularmente matriculados na instituição, a oportunidade de realização de estágio não-obrigatório, observada a disponibilidade orçamentária para a concessão de bolsas, visando ao aprendizado e à complementação da formação acadêmica.

A seleção será realizada com base na análise de histórico acadêmico, análise de currículo e em entrevista presencial.

Confira o Edital Nº 05/2023.

Mais em ufrb.edu.br/concursos.

Contato - [email protected]



Professora da UFRB recebe bolsa do programa Fulbright para ser visitante na Universidade de Massachusetts

22 de Maio de 2023, 11:00, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A professora Kelly Barros Santos, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Santo Amaro, foi selecionada para uma bolsa do Fulbright - Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América, criado em 1946, por lei do Senador J. William Fulbright, e tem como principal objetivo ampliar o entendimento entre os EUA e outros países.  

Kelly foi contemplada, na categoria para Professores e Pesquisadores Visitante Júnior, após ter avaliadas suas habilitações acadêmicas e profissionais e a relevância da sua proposta acadêmica para a realização de pesquisas, palestras, cursos de ensino ou seminários avançados no ensino superior em instituições ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. 

A professora vai desenvolver a pesquisa “English teaching and social justice, how come!? Come into transformative practices” (Ensino de inglês e justiça social, como assim? Através de práticas que transformam) no ciclo 2023-2024. A pesquisadora pretende aprender e trocar conhecimentos que promovam o ensino e aprendizado de inglês para mobilidade social e acadêmica. 

Os estudos de Kelly Barros serão desenvolvidos no Departamento de Educação da Universidade de Massachusetts Amherst, sob a supervisão da professora Jamila Lyiscott, autora do livro Black Appetite. White Food: Issues of Race, Voice, and Justice; e co-fundadora do Centro de Justiça Racial e Investigação para o engajamento de jovens (Racial Justice and Youth Engaged Research). 

As professoras Jamila Lyiscott e Dana McIntyre (então doutoranda na Universidade de Stony Brook), estiveram participando de atividades acadêmicas e relacionamento com comunidades baianas, entre elas, no Recôncavo da Bahia, no segundo semestre de 2021, como parte de projeto de extensão desenvolvido pela professora Kelly Barros, com o objetivo de discutir a educação para justiça social e a democratização do ensino-aprendizado de inglês como língua franca (ILF) em espaços localizados em comunidades quilombolas. 

Kelly Barros é filiada à Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN) e à Rede de Pesquisadores Negres de Estudos da Linguagem (REPENSE) e integra os Grupos de Pesquisa: Com a palavra, mulheres quilombolas; Poéticas: Gênero, Corpo, Cultura e Subjetividade; Inglês como Língua Franca: crítica, atitude e identidade; Formação de professores e ensino de línguas para crianças (FELICE); Grupo de Pesquisa em Estudos de Língua Inglesa do Centro de Formação de Professores da UFRB (GPELI-UFRB) e Grupo de Estudos de Língua Inglesa do Recôncavo da Bahia (GELIRB). 

Programa Fulbright 

No Brasil, o Programa Fulbright está presente desde 1957, promovendo o entendimento mútuo entre brasileiros e norte-americanos. Por meio de suas bolsas já levaram mais de 4.900 brasileiros para estudar no Estados Unidos e trouxeram quase 3.400 norte-americanos para o Brasil. A Fulbright oferece bolsas de estudos para o intercâmbio de estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores que queiram fazer a diferença em suas comunidades por meio da pesquisa e do conhecimento. 

Mais em https://fulbright.org.br/bolsas-para-brasileiros/professor-pesquisador-junior-nos-eua.



Estudantes da UFRB podem se candidatar a bolsas do Programa PIBEX até 25 de maio

18 de Maio de 2023, 10:51, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) publica o Edital PIBEX 08/2023 – chamada para seleção de bolsistas de extensão universitária, para programas e projetos que não tiveram bolsistas selecionados pelo Edital PIBEX 06/2023. Estudantes da UFRB podem se candidatar a uma bolsa até o dia 25 de maio, por meio de formulário de inscrição online. Todas as etapas da seleção devem ser acompanhadas no menu “seleções” do site da Proexc.

O(A) discente interessado(a) em participar do processo seletivo deve entrar em contato com a coordenação de programas ou projetos de extensão listados no Edital PIBEX 08/2023. No ato da inscrição, é necessário anexar uma carta de apresentação assinada pela coordenação do projeto, bem como carta de intenção, currículo lattes, comprovante de matrícula e histórico acadêmico. 

Os(As) estudantes da UFRB só poderão se candidatar em um único programa ou projeto. Serão aceitas, no máximo, 10 inscrições para cada programa ou projeto. No total, serão ofertadas 9 bolsas no valor de R$700,00, para o período entre julho e dezembro de 2023. Possíveis dúvidas serão esclarecidas pela equipe do Núcleo de Programas e Projetos da Proexc, pelo e-mail [email protected].

PIBEX, criado em 2009, tem como objetivo  incentivar os processos educativos, culturais, científicos e tecnológicos, como forma de aprendizagem da atividade extensionista, articulados com o ensino e a pesquisa de forma indissociável. O programa destina bolsas como auxílio financeiro aos estudantes de graduação vinculados a programas e projetos de extensão.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog