Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Conselho Universitário define lista tríplice para a Reitoria da UFRB 2023-2027

17 de Maio de 2023, 19:54, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) aprovou a lista tríplice para os cargos de reitor(a) e vice-reitor(a), do quadriênio 2023-2027, conforme a Resolução N° 17/2023. A reunião extraordinária aconteceu na tarde desta quinta-feira (18), na Sala dos Conselhos, Campus Cruz das Almas.

Após a votação, os(as) eleitos(as) para compor a lista para reitor(a) foi constituída pelos nomes dos(as) professores(as) na seguinte ordem de votação: Georgina Gonçalves dos Santos, do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), com 15 votos, Creuza Souza Silva, do Centro de Formação de Professores (CFP), com 3 votos e Josival Santos Souza, do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), com 2 votos. O professor Leonardo Rafael Teixeira Cotrim Gomes, do CETEC, também participou da consulta para reitor(a) e não obteve votos.

Para o cargo de vice-reitor(a), a lista foi constituída na seguinte ordem de votação: Fabio Josué Souza dos Santos, do Centro de Formação de Professores (CFP), com 14 votos, Jacson Machado Nunes, do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), com 4 votos e Adson Mota Rocha, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), 2 votos.

A lista tríplice será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) para proceder a nomeação oficial do(a) novo(a) reitor(a) da UFRB, que assumirá a gestão da Universidade a partir de 1º de agosto, quando encerrará o mandato da atual gestão.

Confira fotos da reunião:

{lightgallery type=local path=images/noticias2023/listatriplice previewWidth=200}{/lightgallery}

Confira a transmissão feita pela TV UFRB:

{youtube}-hW-T58TvCY{/youtube}



UFRB inscreve para 139 vagas de discente especial de graduação para o semestre 2023.1 

16 de Maio de 2023, 18:02, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga processo seletivo para discente especial dos cursos de graduação da instituição, para ingresso no semestre 2023.1. As aulas do semestre 2023.1 estão previstas para iniciarem dia 3 de julho. 

As inscrições dos interessados podem ser feitas até 28 de maio, por meio do site de Processos Seletivos da UFRB, anexando a documentação exigida no Edital Nº 19/2023

São oferecidas 139 vagas para componentes curriculares de doze cursos de graduação da UFRB. Os cursos com vagas para alunos especiais são Agroecologia, Biologia e Zootecnia no Campus Cruz das Almas; Interdisciplinar em Artes e Produção Musical, no Campus Santo Amaro; Engenharia de Tecnologia Assistiva, no Campus Feira de Santana; Filosofia, no Campus Amargosa; Interdisciplinar em Saúde, e Nutrição, no Campus Santo Antônio de Jesus; e Cinema e Audiovisual, História e Museologia, no Campus Cachoeira. 

O aluno especial é aquele vinculado exclusivamente a um ou mais componentes curriculares e não a um determinado curso de graduação da instituição. 

Confira o Edital Nº 19/2023.

Tire suas dúvidas via chat na Central de Atendimento.

Quadro de vagas



Estudantes e docentes da UFRB podem participar da Avaliação Institucional 2022.1 até 31/5

16 de Maio de 2023, 16:53, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) convida a comunidade acadêmica para participar da Avaliação Institucional referente ao semestre 2022.1. Estudantes de graduação, pós-graduação e docentes podem se manifestar por meio do preenchimento de questionários disponíveis até o dia 31 de maio de 2023. Os formulários estão disponíveis online via SIGAA (tutorial no final da matéria).

A partir deste semestre algumas mudanças pontuais na metodologia de coleta dos dados da autoavaliação foram feitas de forma a agilizar o processo e estimular a maior participação da comunidade acadêmica:

  • Os componentes curriculares serão avaliados semestralmente por discentes e docentes.
  • A Avaliação Geral da UFRB será feita anualmente por todas as categorias.

Organizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), a Avaliação é um importante instrumento para aprimoramento contínuo da Universidade. De forma sistemática, todo o semestre a comunidade acadêmica é convidada a participar da avaliação de questões acadêmicas, administrativas e de infraestrutura. Após essa etapa, os dados são consolidados e ficam no site da instituição, disponíveis para consulta pública. 

A participação da comunidade acadêmica é voluntária, respeitando o devido sigilo e o processo de autoavaliação obedece aos princípios legais institucionais, dispostos na Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Além disso, a Autoavaliação é uma importante ferramenta de gestão por servir como parâmetro para melhoria do desempenho da UFRB nas suas dimensões de ensino, pesquisa e extensão, bem como nas melhorias de infraestrutura e na expansão com qualidade da UFRB, respeitando a sua identidade e contribuindo para o desenvolvimento local.

Dúvidas no e-mail [email protected].

tela autoavaliacao



UFRB oferece 150 vagas para o curso de especialização de Gestão em Saúde a distância

16 de Maio de 2023, 14:11, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) e do Centro de Ciências da Saúde (CCS), divulga processo seletivo de aluno regular do curso de Especialização de Gestão em Saúde, na modalidade a distância, para o segundo semestre letivo de 2023. O curso terá duração de dezoito meses, com início das aulas previstas para agosto. 

As inscrições gratuitas acontecem de 17 a 23 de maio, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

O curso destina-se, prioritariamente, a profissionais da área da saúde ou áreas afins, com interesse específico no campo da saúde coletiva e/ou profissionais que desenvolvem atividades docentes ou de pesquisa na área de saúde. 

São oferecidas 150 vagas, das quais 15 vagas são destinadas para servidores técnicos administrativos da UFRB; 30 vagas poderão ser destinadas a candidatos autodeclarados negros; 8 vagas para pessoas com deficiência; 23 vagas para indígenas, quilombolas e pessoas trans, de acordo com a política de cotas em vigência na UFRB, aprovada a partir de normativos da instituição.

O curso de Especialização de Gestão em Saúde, na modalidade à distância, tem por objetivo a qualificação de pessoal de nível superior visando capacitar quadro de gestores para atuarem na administração de macro e microssistemas públicos de saúde; qualificar profissionais no processo de trabalho em saúde para planejar e programar ações, gerir recursos e avaliar sistemas e práticas de gestão em saúde; e habilitar nas competências básicas para a gestão de serviços de saúde, profissionais com responsabilidades ampliadas de gestão administrativa e de atenção à saúde, atuantes em sistemas e serviços de saúde. 

O curso será realizado na modalidade a distância por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com encontros presenciais para discussões, orientações e avaliações nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) onde o aluno se vincular no ato da matrícula. Os polos são Jequié, Santo Estevão, Itaberaba, Valença e Vitória da Conquista.

Confira o Edital SEAD/CCS 11/2023.

Leia o Manual de Inscrição do Candidato.

Mais informações no site da SEAD.



Curso de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da UFRB recebe nota máxima do MEC

16 de Maio de 2023, 12:22, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O curso de graduação em Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, vinculado à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Feira de Santana, foi reconhecido com nota máxima, conceito 5, pelo Ministério da Educação (MEC). A escala de notas vai de 1 a 5 e avalia os critérios como infraestrutura, corpo docente, projeto pedagógico e gestão do curso, entre outros fatores. A avaliação do MEC aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de abril. 

Funcionando no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana, o curso de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade tem formação média em cinco anos. Das turmas de ingressantes nos semestres de 2018.2 a 2023.1, o curso conta com 118 estudantes matriculados ativamente. O curso conta com 92% de professores com título de doutor.

Para o coordenador do curso, professor João Luiz Carneiro, a nota máxima recebida pelo curso de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade mostra que o curso inspirado em outros cursos existentes na Europa, América do Norte e Ásia, apresenta um projeto pedagógico consistente e com elevado impacto social. A partir desta avaliação, o curso, que já funciona desde 2018, agora possui o respaldo do MEC para se tornar referência nacional na área de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade. “Além disso, essa avaliação eleva o curso à categoria de excelência, reflete no aumento do índice geral de cursos (IGC) da UFRB e pode orientar políticas públicas na área da educação superior”, destaca João Luiz. 

“Esse reconhecimento por parte do Ministério da Educação é muito relevante porque atesta a qualidade da formação de novos profissionais e cidadãos que a universidade entrega para a sociedade, comprometidos com aspectos humanísticos, sustentáveis, inovação e tecnologia social, sobretudo o impacto social e a contribuição características da missão de nossa Universidade”, explica o diretor do CETENS, professor Jacson Machado. 

Durante o processo de avaliação, a comissão designada pelo MEC considerou a justificativa de oferta do curso na região coerente com o contexto apresentado e com o perfil do egresso apresentado no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). A Bahia, assim como o Nordeste, apresenta uma parcela relevante de pessoas com deficiência e que geralmente não têm a oportunidade de participar de atividades sociais e formativas devido às barreiras de acessibilidade que são impostas à elas. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/IBGE) de 2019, havia no Brasil 17,3 milhões de pessoas com deficiência acima de 2 anos de idade (8,4% da população nessa faixa etária). O maior percentual de pessoas com deficiência foi encontrado no Nordeste (9,9%). Ainda de acordo com a PNS, todos os estados da Região Nordeste tiveram percentuais acima da média nacional, sendo que a Bahia é o quarto estado com maior percentual (10,3%). 

Parte dessas pessoas são atendidas por instituições especializadas, mas há carência de profissionais com formação específica e multidisciplinar para avaliar as necessidades dessas pessoas e propor soluções de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade. “Além disso, por ser pioneiro e agora possuir nota de excelência, o curso se torna uma referência nacional na área”, destaca o professor João Luiz. 

O curso em Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, inédito no Brasil entre as instituições de ensino superior, possui formação interdisciplinar com o objetivo de estudar as diferentes tecnologias, entendidas como produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que promovem autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social de pessoas com deficiência, idosas, com incapacidades ou com mobilidade reduzida. A formação envolve também o conhecimento dos pressupostos da acessibilidade, nas suas diversas dimensões – arquitetônica e urbanística, comunicacional, metodológica, programática, atitudinal, instrumental e tecnológica, buscando a superação das diferentes barreiras impostas a este público-alvo.  

“Trata-se do primeiro curso onde o público-alvo da tecnologia é parte essencial do eixo formativo do discente”, explica João Luiz. “Dessa forma, além das tecnologias estudadas que são correlatas às áreas de computação, eletrônica, materiais e sistemas mecânicos, o estudante adquire um profundo conhecimento sobre o usuário dessas tecnologias, compreendendo suas necessidades, limitações e potencialidades. Outro diferencial importante do curso é seu caráter multidisciplinar e extensionista, visto que seu corpo docente possui diferentes formações e coordenam dezenas de projetos que envolvem a comunidade externa”, completa o coordenador do curso. 

No CETENS, nos últimos anos, o curso firmou acordos de cooperação com diferentes entidades empresariais, governamentais e do terceiro setor, como a Organización Iberoamericana de la Seguridad Social (OISS) com sede na Espanha, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo da Bahia, Centro Integrado de Educação Inclusiva de Feira de Santana, Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CAP-DV), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Receita Federal através da delegacia de Feira de Santana, para promover a área de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade e de propor projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e capacitação profissional com vistas à promoção da inclusão social e qualidade de vida das pessoas com deficiência e idosas., no médio prazo. 

Mercado para o egresso 

O egresso do curso poderá desenvolver atividades em empresas, organizações, unidades ou redes educacionais, públicas ou privadas, na elaboração, execução e gestão de projetos de Acessibilidade e Tecnologia Assistiva. Poderá atuar também na gestão de processos que envolvam a produção, comercialização e marketing de produtos e serviços de Tecnologia Assistiva; pesquisa, desenvolvimento e inovação de soluções, produtos e serviços de Tecnologia Assistiva; avaliação e controle de qualidade de produtos de Tecnologia Assistiva; e avaliação e orientação de potenciais usuários quanto às suas necessidades de produtos e serviços de Tecnologia Assistiva. 
 
O egresso do curso saberá desenvolver pesquisas com vistas à produção de conhecimentos e a inovação na área de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade; avaliar ambientes, atividades e rotinas quanto às barreiras de acessibilidade, nas suas dimensões arquitetônica, atitudinal, comunicacional, metodológica, programática, instrumental e tecnológica, e suas necessidades de Tecnologia Assistiva; elaborar, propor e executar projetos que promovam soluções em relação às barreiras de acessibilidade e necessidades de Tecnologia Assistiva; coordenar a elaboração e execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento de Produtos e Serviços de Tecnologia Assistiva. 
O egresso também saberá avaliar produtos de Tecnologia Assistiva e realiza um controle de qualidade desses produtos; avaliar potenciais usuários, em interação com diferentes ambientes, atividades e processos, quanto às suas necessidades de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, elaborando e propondo soluções e projetos para cada realidade e para cada usuário; gerenciar ações que envolvam a produção, comercialização e marketing de recursos e serviços de Tecnologia Assistiva; e elaborar e coordenar projetos de acessibilidade urbanística nos campos da mobilidade, transporte, esporte e lazer. 

Mais em informações em ufrb.edu.br/engenhariaTA.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog