Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Nova sede do Serviço de Psicologia é inaugurada na UFRB

7 de Maio de 2015, 20:15, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

{youtube}A4RhOkbrFbk{/youtube}A nova sede do Serviço de Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi entregue na tarde desta quarta-feira, dia 06 de maio, no campus de Santo Antonio de Jesus. O ato de entrega contou com a participação do reitor da UFRB em exercício, Silvio Soglia; do diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Luiz Favero; da coordenadora do Serviço, Suely Aires Pontes; de representantes da Defensoria Pública da Bahia, Bruno Kalil e Vanessa Almeida, além de docentes, servidores técnicos, estudantes e ex-estudantes da UFRB.

A equipe composta pelas psicólogas Fernanda Borges, Sayuri Kuratani e Larissa Muniz recepcionou os convidados, apresentou as novas instalações aos presentes e, em seguida, foi iniciado o cerimonial de inauguração. O reitor em exercício, Silvio Soglia, destacou que a entrega do espaço também é um momento de prestar contas da gestão ao CCS. “Esse espaço que estamos entregando hoje contempla o projeto que nossa universidade se propõe ao permitir a troca de experiências, conhecimento e integração da comunidade acadêmica com a comunidade externa, que é um dos elementos que dão corpo à vivência universitária”, destacou.

Segundo Suely Pontes, o Serviço de Psicologia tem a dupla de missão de ser campo de estágio para estudantes do curso e ser ambiente de atendimento da comunidade externa e interna. “Com a nova sede podemos ampliar nossas atividades não apenas quantitativamente, mas sim qualitativamente, garantindo que  possamos trabalhar em função da saúde em diferentes práticas da Psicologia que não se restrinjam apenas ao modelo da Psicoterapia”, explicou.

Sobre o Serviço - Criado em 2011, o Serviço de Psicologia da UFRB disponibiliza atendimento psicológico gratuito em diferentes modalidades à população de Santo Antônio de Jesus e cidades vizinhas, além de atender a comunidade acadêmica. A nova sede do Serviço de Psicologia fica localizada no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRB, na avenida Carlos Amaral, 1015 - Cajueiro - Santo Antônio de Jesus – BA. A infraestrutura da sede conta com 07 salas para atendimento de adultos, 05 salas para atendimento infantil, 02 salas para supervisão, 01 sala multiuso, 01 sala para práticas em grupo, 01 sala para estagiários, testoteca, sala de testes e 02 salas para psicólogos e coordenação.

O serviço funciona como uma clínica-escola, realizando estágios supervisionados, projetos de pesquisa e extensão, e oferece diferentes modalidades de atendimentos: psicoterapia para crianças, adolescentes e adultos; atendimento psicoeducativo; intervenções psicossociais em grupo para adultos, idosos e familiares; e atenção psicológica para pessoas que vivem em condições crônicas. Desde que iniciou as suas atividades em 2011, cerca de 420 pessoas já foram atendidas e, atualmente, 106 pessoas estão em atendimento.

Quem pode ser atendido? - O Serviço é voltado para toda a comunidade da região do Recôncavo da Bahia. No entanto, por se tratar de um serviço prestado por uma instituição pública, que tem como um de seus preceitos básicos a responsabilidade social, prioriza-se o atendimento a pessoas de baixa renda, independente da faixa etária. É vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) e funciona de segunda à quinta, das 8h às 19h, e na sexta, das 8h às 18h. 

Telefone: (75) 3631-1196.

Mais informações são encontradas na página do serviço.

Confira fotos da inauguração:

{gallery}noticias2015/serviçopsicologia{/gallery} DSC0019



UFRB é contemplada com novos polos e projetos de ensino a distância

7 de Maio de 2015, 19:52, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através da sua Superintendência de Educação Aberta e a Distancia (SEAD), teve a proposta de oferta da segunda turma do Curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância, aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

De acordo com o resultado do Edital Nº 75/2014, foram selecionados os 04 polos de apoio presencial, já existentes no Sistema Universidade Abertas do Brasil (UAB), em Macaúbas, Campo Formoso, Capim Grosso e Jaguarari. Continuarão funcionando normalmente, ofertando os componentes curriculares do segundo semestre, os polos de apoio presencial localizados em Vitória da Conquista, Macaúbas, Itabuna, Sapeaçu, Teodoro Sampaio, Ipirá e Rio Real, onde já há oferta do curso de Licenciatura em Matemática pela UFRB. De acordo com a SEAD, também está previsto para funcionamento no início de 2016 um polo na cidade de Itaparica.

A UFRB está credenciada para o ensino a distância desde 2013 e, segundo o Superintendente de Educação à Distância da UFRB, professor Ariston Cardoso, a expectativa é que a universidade possa ofertar também outros cursos nessa modalidade. “Pensamos em cursos de especialização em gestão em saúde, licenciatura em física, licenciatura em artes e cursos na área de administração”, diz. A SEAD já propôs junto a CAPES a ampliação da quantidade de cursos e o número de centros de ensino atendidos.

A SEAD também foi contemplada com dois projetos no Edital 03/2015 da CAPES de fomento à inovação para o desenvolvimento e aplicação de tecnologias de informação e comunicação em educação, no âmbito do Sistema UAB. Em parceria com professores do CETEC e do Centro de Ciências da Saúde (CSS), serão desenvolvidos aplicativos e objetos de aprendizagem com objetivo de contribuir para melhorar a mediação pedagógica em diversas áreas do conhecimento.

Licenciatura em Matemática EAD - Vinculado ao CETEC, o curso é ofertado pela UFRB desde o início do semestre letivo 2014.2, nos 07 polos de apoio presenciais credenciados ao Sistema UAB, que recebem apoio administrativo e pedagógico da SEAD. O processo seletivo especial da 1ª turma ofertou 300 vagas. O acesso aos conteúdos dos componentes curriculares do curso é através do Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle. Em cada componente, os alunos recebem também acompanhamento de tutores presenciais e a distância.

De acordo com o professor Eleazar Lozada, coordenador do curso, a metodologia possui dois módulos e indica atividades todos os dias da semana buscando incentivar uma rotina de estudos para os alunos. “Desenvolvemos material didático para que os estudantes estudem de foram independente e, através do ambiente virtual, consultem com os tutores a distancia para resolverem suas duvidas e as avaliações continuas”, explica.

Mais informações na página da SEAD/UFRB.



UFRB realiza seleção para coordenadores, secretários de apoio e monitores do UPT

7 de Maio de 2015, 14:35, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), torna pública a abertura de quatro editais, com inscrições abertas para auxiliar de coordenação, coordenador de área, secretário de apoio escolar e monitor do Projeto Universidade para Todos (UPT). As inscrições para as seleções têm início nesta quinta-feira, 07 de maio. Para as duas primeiras funções, o prazo encerra na segunda-feira, 11 de maio. Já para secretário de apoio escolar e monitor do Projeto, o período para se candidatar é até 12 de maio.

Para coordenador de área, Edital Nº 10/2015, são 10 vagas para professores, técnicos administrativos ou pós-graduandos da UFRB. A atuação dos profissionais serão nas áreas de Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Espanhol), História e Geografia. Os candidatos devem, entre outras atribuições, ter disponibilidade para visitar as cidades que sediam a Universidade para Todos para acompanhar o monitor da sua disciplina no mínimo três vezes durante o período de execução do projeto.

Seis vagas estão disponíveis para auxiliar de coordenação, Edital Nº 11/2015. Para se candidatar, é necessário, a) ser estudante da graduação da UFRB e estar regularmente matriculado; b) não ser concluinte do curso de graduação; c) não estar vinculado a outros projetos com remuneração; d) ter disponibilidade de carga horária de 20 horas semanais para atuar no Projeto até sua finalização; e) ter disponibilidade de tempo para atuar no programa; f) ter conhecimento em informática e g) estar em dia com as obrigações civis e militares.

A maior oferta de vagas é para Monitores, Edital N° 12/2015: 100 vagas. Selecionados devem atuar nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Língua Estrangeira (Espanhol), Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. O candidato selecionado para Monitor poderá exercer suas atividades em quaisquer municípios da área de abrangência da UFRB, no turno noturno. Havendo necessidade e interesse do Projeto Universidade para Todos, o quantitativo de vagas constante do mencionado poderá ser ampliado. Ao Monitor em atividade será pago o valor-bruto de dezoito reais por hora/ aula ministrada, conforme previamente estabelecido no respectivo Plano de Trabalho do Contrato firmado entre a UFRB e a Secretaria da Educação.

No Edital N° 13/2015, são ofertadas 13 vagas para atuar como Secretário de Apoio Escolar. O candidato deve ser estudante da graduação da UFRB e estar regularmente matriculado; b) não ser concluinte do curso de graduação; c) ter disponibilidade de carga horária 20 horas semanais para atuar no Programa, no turno noturno; d) não receber qualquer outra bolsa de projetos desta Universidade; e) estar em dia com as obrigações civis e militares. 

Os quatro editais de seleção são regidos em conformidade com o contrato firmado entre a UFRB e Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Ao todo, cerca de mil estudantes cursam aulas no projeto. As cidades onde há cursos da UPT conveniada à UFRB são Amargosa, Brejões, Cruz das Almas, Conceição do Almeida, Governador Mangabeira, Elísio Medrado, São Felix, Sapeaçu, Ubaíra, Castro Alves, Cachoeira, Mutuípe.

Projeto Universidade para Todos - o Projeto Universidade para Todos tem por objeto a preparação de alunos, que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio da Rede Pública do Estado da Bahia e egressos, para o processo seletivo de acesso ao Ensino Superior, por meio de aulas ministradas por estudantes de universidades públicas baianas que atuarão na condição de monitores sob a coordenação de professores da Universidade federal do Recôncavo da Bahia.

Confira o documento do Governo do Estado da Bahia sobre o Processo Seletivo UPT.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/upt.

 



UFRB altera datas da matrícula web e divulga calendário acadêmico 2015

6 de Maio de 2015, 13:50, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa que foram alteradas as datas da matrícula web referente ao semestre letivo 2015.1 e divulga o Calendário Acadêmico 2015. O novo cronograma foi aprovado em reunião ordinária do Conselho Acadêmico (CONAC), realizada no dia 23 de abril.

De acordo com a Resolução Nº 008/2015, passa a vigorar as seguintes datas para as etapas de Matrícula Web para o semestre 2015.1: 1ª etapa - 27 a 29 de maio e 2ª etapa - 02 a 04 de junho. O ajuste de componentes curriculares será do dia 10 a 12 de junho. Posteriormente, serão divulgadas orientações para os discentes sobre a Matrícula Web.

Já de acordo com o anexo único da Resolução nº 009/2015, que dispõe sobre a aprovação do Calendário Acadêmico 2015, o início do 1º semestre letivo será no dia 15 de junho. O início do semestre eletivo 2015.2 está previsto para o dia 17 de novembro.  

Confira o Calendário Acadêmico 2015.



UFRB seleciona bolsista para atuar na Especialização em Gestão da Inovação e Desenvolvimento Regional

6 de Maio de 2015, 3:00, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa que estão abertas as inscrições para a seleção de 01 (um) bolsista para atuar no curso de Especialização em Gestão da Inovação e Desenvolvimento Regional, realizado em convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). O bolsista realizará atividades de desenvolvimento do curso, de modo a contribuir para a execução das suas etapas e, paralelamente, para sua formação.

De acordo com o edital da chamada pública para seleção de bolsista, as inscrições serão realizadas no período de 06 a 20 de maio de 2015, nos horários de 08h30 às 11h30 e das 14h às 16h, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social (PPGPPSS), do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), no campus de Cruz das Almas.

Para concorrer a seleção é necessário ser pesquisador com titulação de Especialista e experiência comprovada em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, ou ser profissional de Nível Superior há pelo menos dois anos, com pelo menos dois anos de experiência profissional e/ou com produção científica e/ou tecnológica relevante;  ter carga horária disponível de 40 (quarenta) horas semanais para executar às atividades a serem desenvolvidas; não ter vínculo empregatício, de qualquer natureza, durante toda a vigência da bolsa; não ser beneficiado por outra bolsa de qualquer natureza, durante toda a vigência da bolsa FAPESB (à exceção de Bolsa de Produtividade de Pesquisa do CNPq ou similar);  e possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq.

O candidato selecionado será contemplado com uma bolsa de Inovação Tecnológica 3 (ITEC 3) no valor de R$ 1.800,00 (um mil e oitocentos reais). O período de duração da bolsa ITEC 3 será de 12 meses, de acordo com a avaliação de desempenho do bolsista. 

Sobre o curso - A Especialização em Gestão da Inovação e Desenvolvimento Regional é uma parceria da UFRB com a Prefeitura de Muritiba e a Embrapa, com apoio da FAPESB. O curso está vinculado ao CCAAB e será oferecido no campus de Cruz das Almas no segundo semestre de 2015. Ao todo, serão ofertadas 40 vagas.

Mais informações são encontradas na página do Grupo de Pesquisa em Política Pública, Gestão Pública e Desenvolvimento Regional (GPPG).



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil