Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB oferta 251 vagas de graduação e pós para pessoas com mais de 45 anos

26 de Julho de 2022, 11:53, por Notícias - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) oferece 251 vagas em 59 disciplinas de graduação e pós-graduação, nas cidades de Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus, para pessoas com mais de 45 anos que não acessaram o ensino superior e desejam ter uma vivência na Universidade, como parte do Programa Universidade Aberta à Maturidade (PROMAT).

Para participar, os adultos e idosos devem preencher o formulário de inscrição disponível no menu “Seleções” do site da PROEXT, até o próximo dia 07 de agosto. O início das aulas está previsto para o dia 29 de agosto de 2022, em formato presencial. 

As vagas ofertadas são nas áreas de saúde, educação, agronomia, história, arte, administração, economia e comunicação. Os estudantes da maturidade podem cursar uma ou duas disciplinas e recebem certificado de participação no final do semestre.

Mais informações no site da PROEXT.



UFRB realiza ação contra soltura de animais de grande porte no Campus Cruz das Almas

26 de Julho de 2022, 11:52, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Administração (PROAD), tem realizado ações contra a soltura de animais externos de grande porte no Campus Cruz das Almas. A presença desses animais traz prejuízos patrimoniais e acadêmicos enormes, acidentes diversos, bem como riscos de propagação de enfermidades no rebanho da instituição, podendo também contaminar pessoas.

O trabalho dá continuidade às ações iniciadas pela atual gestão da UFRB, em 2020, após diálogos com o CCAAB, ADAB, Polícia Militar, Polícia Civil, mas que foram prejudicadas pela situação de pandemia da COVID-19.

"O nosso compromisso é resolver esse problema histórico da Universidade que tem comprometido o desenvolvimento das atividades de nossos professores, técnicos, estudantes e terceirizados, preservar o patrimônio da instituição e criar condições para que a nossa comunidade acadêmica possa realizar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão com mais tranquilidade", afirma o reitor Fábio Josué.

Como forma de orientar a comunidade acadêmica e a sociedade, no início de julho de 2022, foram instaladas faixas em todo o Campus comunicando a proibição da soltura de animais externos. Na sequência, a UFRB começou a apreender, notificar e multar os responsáveis pelos animais.

Segundo Emerson Franco, pró-reitor de Administração, outras medidas foram realizadas em paralelo: “a contratação de trabalhadores de campo para efetuar as apreensões; alteração da rotina dos terceirizados (vaqueiros e vigilantes) para intensificar as rondas, ampliar o período da fiscalização e dar apoio nas apreensões; início da instalação do sistema de vigilância eletrônica; e, requalificação e ampliação das cercas”.

De acordo com Jarbas Queiroz, coordenador de Serviços Operacionais, "desde então, mais de 80 animais foram apreendidos e seus donos notificados para as providências necessárias. Em menos de um mês já tivemos resultados positivos; já é perceptível que não há mais animais soltos no Campus". O coordenador relata que a Fazenda Experimental do CCAAB tem prestado apoio na apreensão dos animais.

Além destas medidas, a Universidade tem dialogado com órgãos externos no sentido de construir acordos para destinação, para fora de município, de possíveis animais aprendidos no Campus. O objetivo é que os proprietários sejam incumbidos de custear as despesas de alimentação e cuidado dos animais, bem como o custo do transporte para o seu resgate, dentro de um prazo fixado, sob pena de perder o rebanho, que seria leiloado. Uma reunião com a direção da Escola de Medicina Veterinária e Zootécnica da UFBA, em Salvador, foi feita em 28 de julho, com encaminhamentos promissores.

Com o objetivo de complementar as ações que vem sendo desenvolvidas, a UFRB disponibiliza o e-mail do Núcleo de Gestão do Espaço Físico [email protected] e o telefone (75) 3621-4108 para relatos de ocorrências.



UFRB manifesta profundo pesar pelo falecimento da professora Sabrina Damasceno

26 de Julho de 2022, 11:48, por Notícias - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vem a público manifestar profundo pesar pelo falecimento da professora Sabrina Damasceno Silva, ocorrido nesta segunda-feira, 25 de julho de 2022.

Sabrina era professora do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural. Graduada em Museologia, com mestrado em Museologia e Patrimônio, doutorado em Ciência da Informação e pós-doutorado em Museologia, a docente atuava na área de Museologia, com ênfase em pesquisa, documentação, confecção de projetos expositivos, implantação, montagem e manutenção de exposições, e também no campo da Ciência da Informação, com experiência de pesquisa acerca de Regimes de Informação, processos de validação curatorial da informação, processos documentais e memória a partir de uma perspectiva curatorial de validação.

Ao tempo em que registra o seu pesar, a UFRB manifesta condolências aos familiares, amigos e colegas pela irreparável perda ocorrida.



UFRB estabelece parceria com universidade australiana para estudo de sons nos oceanos 

25 de Julho de 2022, 14:00, por Notícias - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em parceria com a Universidade Curtin, localizada em Bentley, Austrália Ocidental, na Austrália, está buscando ampliar os estudos sobre os métodos tecnológicos de monitoramento de animais marinhos e ruídos sonoros, produzidos pelo ser humano.  

Essa parceria inicial decorre de troca de experiência advinda de estágio de pós-doutoramento do professor e pesquisador Marcos Rossi Santos (UFRB), que há mais de 20 anos trabalha com ecologia comportamental de mamíferos marinhos no Brasil. Entre sua atuação, fundou o Laboratório de Ecologia Acústica e Comportamental (LEAC), em 2014, ao ingressar como docente da UFRB.  

O Centro de Ciência Marinha e Tecnologia da Universidade Curtin recebeu Marcos Rossi como professor e pesquisador da UFRB, dando início a uma aproximação acadêmica e científica entre as duas instituições e o compartilhamento de interesses mútuos de estudos marinhos originários no Brasil e na Austrália. 

A parceria envolve conhecimentos no uso de técnicas avançadas, como sobrevoos de drones e gravadores de longa duração (conhecidos por “armadilhas acústicas”) que são instalados no fundo dos oceanos e monitoram por meses ou até anos o que se conhece como a Ecologia Acústica, isto e, a interação entre sons biológicos (invertebrados, peixes, golfinhos, baleias) e geológicos (ventos, correntes, mares), naturais ao ambiente marinho, e os sons produzidos pelo homem, como ruídos de embarcações, operações de prospecção sísmica e exploração de óleo e gás, em plataformas e navios oceânicos. 

Segundo o professor Marcos Rossi, uma vez que os ruídos aumentaram consideravelmente nas últimas décadas, estes se tornaram um dos principais impactos aos oceanos e uma preocupação para a comunidade científica internacional.  

Com o início da parceria, o professor integrou dados sonoros que havia coletado no Brasil com novos projetos que participou na Australia, estabelecendo uma colaboração de abordagem transoceânica para este tema.  

Marcos Rossi destaca como um dos pontos importantes do estágio, o treinamento tecnológico obtido e o aprendizado em lidar com equipamentos e análises de ponta para monitoramentos ecológicos marinhos através do som; e a participação em estudos em andamento conduzidos pela Universidade Curtin. 

Marcos Rossi levou equipamentos para serem regulados (calibrados), como dois microfones aquáticos e gravadores, além de 2 conjuntos de dados sonoros para serem analisados em conjunto com a equipe australiana. 

No ambiente acadêmico da UFRB, o professor Marcos Rossi coordenou por 6 anos um importante projeto de colaboração técnica com o setor privado (empresa Socioambiental Consultores Ambientais) onde realizou monitoramento na Bacia de Santos, entre os estados de Rio de Janeiro e Santa Catarina. Essa parceria gerou bolsas de estudo para 6 estudantes de graduação da UFRB, projetos de trabalhos de conclusão de graduação (TCCs) e dissertação de mestrado, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFBA, no qual o professor Marcos Rossi está associado. 

Intercâmbio 

Marcos Rossi aponta como fruto da colaboração estabelecida com a Universidade Curtin, por exemplo, a descrição acústica de explosões de bomba na BTS, utilizadas como arte de pesca (altamente predatória) realizada no Brasil. “Levei estes dados e envolvi aluno egresso da UFRB (que agora está no mestrado sob minha orientação) para conhecimento dos pesquisadores da Universidade Curtin”.  

“Também levei o conjunto de 3 anos de dados que descreve os sons de reprodução das baleias jubartes no estado da Bahia, localizando áreas onde as baleias enfrentam um maior nível de ruídos humanos (como os de embarcações diversas, exploração de plataforma de óleo e gás, atividades sísmicas, etc)”, explica Marcos Rossi. 

O uso de instrumentos tecnológicos é apontado como uma importante ferramenta de estudos marinhos, onde a dificuldade de acesso ao ambiente, e os altos custos associados a expedições limitam a atuação dos pesquisadores. Para o pesquisador, com mais recursos financeiros direcionados ao conhecimento da realidade marinha no Brasil, podemos atuar no mesmo nível tecnológico de países ricos como Austrália e Estados Unidos. 

{gallery}noticias2022/ufrb-australia{/gallery}

 



UFRB abre inscrições e submissão de trabalhos para a Reconcitec 2022

25 de Julho de 2022, 12:05, por Notícias - 0sem comentários ainda

Estão abertas as inscrições para a Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia – Reconcitec 2022. O evento da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está em sua oitava edição e será realizado de forma híbrida (com atividades presenciais e outras on-line) de 18 a 21 de outubro de 2022.

A Reconcitec 2022 traz como mote central “Ciências, Independências e Territórios”, em que a Universidade convida a sociedade a refletir sobre esse importante tema e seus desdobramentos.

As inscrições para participantes podem ser feitas até o dia 18 de outubro no sistema on-line UFRB Eventos. O público esperado para essa edição inclui toda a comunidade acadêmica (docentes, técnicos, terceirizados, discentes de graduação e pós-graduação) da UFRB e diversas instituições de ensino, pesquisa e extensão a nível nacional e internacional, funcionários de empresas público-privadas, representantes dos Colegiados Territoriais (Recôncavo, Vale do Jiquiriçá, Portal do Sertão, Sisal e Baixo Sul), dentre outros.

Submissão de trabalhos

Os inscritos também podem participar da Reconcitec 2022 por meio de apresentações de trabalhos. Os resumos dos trabalhos devem ser submetidos até o dia 12 de setembro no sistema on-line UFRB Eventos. A participação é obrigatória para bolsistas de Iniciação Científica, de Iniciação Tecnológica, de Extensão e de Programa de Permanência Qualificada.

Eventos paralelos

Concomitante à programação principal da Reconcitec 2022, ocorrem o XVI Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (XVI SEPIP); o VII Simpósio de Extensão; o III Seminário de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UFRB: Os primeiros não serão os últimos; a X Feira Acadêmica de Economia Solidária (X FAESOL) e o IV Simpósio de Graduação da UFRB.

Site e tira-dúvidas

Dúvidas no e-mail [email protected].

Mais informações no site ufrb.edu.br/reconcitec.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog