Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Reitor visita Escola Profissionalizante de corte e costura na Baixa da Linha

7 de Julho de 2016, 17:06, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Quarenta mulheres, entre 20 e 62 anos, moradoras da comunidade Quilombola da Baixa da Linha e da Vila Guaxinim, em Cruz das Almas, estão sendo beneficiadas por um projeto de extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) que propõe alternativas para geração de renda e fomento ao empreendedorismo.

A iniciativa é realizada por meio da Escola Profissionalizante de Corte e Costura, criada através do Edital Proext/MEC/SESU 2014. A unidade recebeu na tarde do dia 14 de junho a visita do reitor Silvio Soglia e do coordenador do projeto, José da Conceição Santana. A Escola foi inaugurada no dia 02 de maio e a primeira turma teve sua aula inaugural no dia 18 de maio.

Na ocasião, o reitor Silvio Soglia destacou a importância do engajamento dos moradores da Baixa da Linha e desejou sucesso às alunas do curso de costura. “Essa é mais uma bela iniciativa da nossa universidade. Há uma disposição nossa em sempre apoiar a comunidade. Agora precisamos dar um passo adiante, precisamos transformar esse trabalho em renda familiar, melhorando a qualidade de vida das famílias através do trabalho de cada uma de vocês”, disse

O coordenador do projeto, José da Conceição Santana explica que além das aulas práticas com a professora Flor de Jesus, as alunas também terão acesso a um módulo específico sobre associativismo e cooperativismo. “Aqui vocês estão aprendendo o corte, mas a partir da próxima oficina vocês vão aprender o que fazer com a produção, através das noções de cooperativismo”, aponta

O curso do Projeto da Escola Profissionalizante de Corte e Costura da Comunidade da Baixa da Linha será realizado em um período de três meses e objetiva colaborar para que a comunidade estabeleça para si novos meios de sustentabilidade como forma de inclusão social, trazendo a universidade como agente público desta inclusão. “Eu já costurava, mas não sabia costurar na máquina. Agora já estou fazendo minha própria saia para vestir nas festas juninas”, conta a senhora Luciene Fonseca, conhecida na comunidade como dona Lucinha.

Saiba mais - A Escola foi uma demanda apresentada pelas mulheres da Baixa da Linha em um estudo realizado no pela Socióloga Iolanda Oliveira, em 2011. A pesquisadora investigou os anseios da comunidade para o enfrentamento do desemprego. O projeto da Escola Profissionalizante é realizado em parceria com a Incubadora de Empreendimentos Solidários (INCUBA) e com a Associação Comunitária da Linha (Ascol), que atua como interlocutora junto à comunidade, e hoje colabora cedendo o espaço para a realização das atividades.

A Comunidade da Baixa da Linha está ao lado do campus da UFRB em Cruz das Almas, a 4 km do centro da cidade.

Confira fotos:

{gallery}noticias2016/silvio-visita-escolalinha{/gallery}

 



UFRB lança Kit Pedagógico Missão Zika Zero contra o Aedes aegypti

7 de Julho de 2016, 14:51, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Grupo de Trabalho da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) contra o Aedes aegypti convida para o lançamento do Kit Pedagógico Missão Zika Zero, que acontece no dia 19 de julho, às 9h, no Auditório da Biblioteca do campus Cruz das Almas. O material pedagógico produzido juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) é destinado ao público infantil para sensibilização e conscientização contra a proliferação do mosquito Aedes.

Trata-se de um conjunto de material composto por revista em quadrinhos, atividades lúdicas, cartazes, folders, adesivos, dentre outros, que ficarão disponíveis virtualmente no site do combate ao Aedes para reprodução pelas instituições interessadas. O kit foi produzido por orientação do Ministério da Educação e, de acordo com a técnica em assuntos educacionais do Núcleo de Formação da PROEXT, Tábata Dourado, a idéia foi abordar, com linguagem apropriada principalmente a crianças das séries do Ensino Fundamental I, as formas de prevenção e eliminação dos nascedouros do mosquito.

Na história em quadrinhos, Bia e Vitor são os personagens que vão tentar combater a aproximação do Aedes com roupas apropriadas, raquete, repelente e ainda com a ajuda dos superamigos da natureza, o sapo e a libélula, lembrando da importância do controle biológico e natural das pragas urbanas. Ao final, eles convidam o leitor a também fazer parte da “turma mosquitodestruidora”. No material, foram incluídos ainda jogos e curiosidades. “Inserimos esses elementos didáticos para dar continuidade ao trabalho nas escolas através de oficinas, apresentações lúdicas... Acreditamos que o público infantil tem um potencial multiplicador muito grande”, disse Tábata.

Após o lançamento oficial, o material impresso também será distribuído entre as escolas públicas do Recôncavo em ações do Grupo de Trabalho da UFRB contra o Aedes aegypti. Para saber sobre a programação das atividades, acompanhe pelo site www.ufrb.edu.br/combateaedes.



Pró-reitor da UFRB assume coordenação da Câmara de Inovação da Fapesb

7 de Julho de 2016, 13:15, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O pró-reitor de Planejamento (PROPLAN) da UFRB, professor José Mascarenhas, assumiu a coordenação da Câmara de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). A escolha foi feita por meio de uma lista tríplice indicada pelos membros da Câmara e definida pela Diretoria do órgão.

“A câmara de inovação possui papel estratégico para fundação e para o próprio estado da Bahia, é nesse espaço que se discute e estimula ações de avanços na pesquisa, invenção e inovação”, aponta Mascarenhas. Em sua opinião, a Fapesb é a principal operacionalizadora de ações de inovação do estado.

É a primeira vez que um representante da UFRB atua na coordenação da Câmara de Inovação. “Assumir a coordenação coloca a UFRB em um destaque interessante, demonstra o dinamismo da universidade e a capacidade de articulação que ela vem tendo”, afirma o pró-reitor.

A Câmara de Inovação da FAPESB responde pelos programas, projetos e ações que visam à introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social, que resulte em novos processos, produtos ou serviços, bem como na melhoria da qualidade ou produtividade daqueles já existentes. Possui reuniões próprias, tem participação na câmara superior, em lançamentos de editais, além de atuar em políticas de articulação do estado. A professora Tatiana Velloso, pró-reitora de extensão (PROEXT) da UFRB, também é representante da UFRB na Câmara.

Câmaras Fapesb: além da Câmara de Inovação, a Fapesb possui as Câmaras de Ciências Biológicas, Engenharias e Computação, Interdisciplinar, Ciências Matemáticas e Naturais, Ciências Médicas e da Saúde, Ciências Sociais Aplicáveis, Ciências Agrárias e Veterinárias, Linguagens e Artes, Ciências Humanas e Educação. 

 



UFRB divulga segunda chamada do Cadastro Seletivo 2016.1; pré-matrícula 19 a 20 de julho

6 de Julho de 2016, 15:02, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no uso de suas atribuições, divulga nesta terça-feira, dia 05 de julho, a segunda chamada do Cadastro Seletivo 2016.1, para preenchimento das vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A relação dos aprovados está disponível online na página www.ufrb.edu.br/portal/prosel.

A pré-matrícula deve ser feita entre os dias 19 a 20 de julho, na sede da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), situada no Campus Universitário em Cruz das Almas, nas Unidades Administrativas. A relação dos documentos exigidos para pré-matrícula está disponível no edital. Para os selecionados por Reserva de Vagas (Lei. 12.711/2012), é preciso apresentar a documentação complementar para efeito de comprovação.

Os candidatos que não comparecerem ou não apresentarem a documentação exigida perderão o direito à vaga. A pré-matrícula pode ser realizada por Procurador, desde que devidamente constituído e o mesmo deverá portar, além dos documentos descritos, procuração original legível e cópia do próprio documento de identificação a ser autenticado pelo servidor à vista do original, os quais serão retidos.

A segunda etapa da matrícula ocorre através da retirada do comprovante de inscrição em componentes curriculares do semestre e assinatura do termo de confirmação no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro de Ensino no qual o ingressante realizará o curso. A confirmação de matrícula poderá ser realizada entre os dias 31 de agosto e 05 de setembro.

Confira o novo cronograma, divulgado pelo Aditivo Nº 02 do Edital Nº 015/2016:

Convocação da 2ª Chamada do Cadastro Seletivo - 05/07/2016

Pré-matrícula da 2ª Chamada do Cadastro Seletivo - 19 e 20/07/2016

Convocação da 3ª Chamada do Cadastro Seletivo - 02/08/2016

Pré-matrícula da 3ª Chamada do Cadastro Seletivo - 10 e 11/08/2016

Confirmação de Matrícula da 1ª, 2ª e 3ª Chamada do Cadastro Seletivo - 31/08 a 05/09/2016

Início das aulas do semestre 2016.1 - 05/09/2016

Convocação da 4ª Chamada do Cadastro Seletivo - 06/09/2016

Pré-Matrícula e Confirmação de Matrícula da 4ª Chamada do Cadastro Seletivo - 09/09/2016

Mais informações: www.ufrb.edu.br/portal/prosel



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil