Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Projeto da UFRB oferece atendimento psicológico a mulheres e estudantes

20 de Agosto de 2020, 16:31, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Criamundos, projeto de extensão interdisciplinar da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), abre inscrições para atendimento psicoterápico on-line a estudantes do Campus Santo Amaro e a mulheres de comunidades negras do Recôncavo.

As inscrições acontecem até o próximo dia 31 de agosto, mediante preenchimento de formulário online. As vagas são limitadas.

O atendimento psicológico das mulheres e dos estudantes é de autoria de profissionais voluntários, articulados pelo projeto. O atendimento não tem nenhum custo financeiro para o pacientee e será realizado a partir de vídeo-chamada de WhatsApp.

Segundo os criadores do projeto, a ação é uma resposta às ausências no campo das políticas públicas relativas à assistência na área da saúde mental direcionada a jovens negros e a mulheres de comunidades negras e, sobretudo, quilombolas, agravada pelo cenário atual de isolamento social em decorrência da Covid-19.

A prestação de serviços psicológicos por meio de tecnologias da informação e da comunicação é regulamentada pela Resolução Nº 011/2018 do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que autoriza a oferta, on-line, de consultas e atendimentos psicológicos.

Para os autores do projeto, o sofrimento psíquico é uma realidade de longa data na vida da população negra de comunidades rurais e urbanas, especialmente entre as mulheres, que resistem há tempo à opressão resultante do sexismo, do racismo e do colonialismo no Brasil.

Criamundos

O projeto Criamundos entrelaça saberes dos campos da psicologia e das artes, é coordenado pela professora Ana Urpia, psicóloga de formação com registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP) da Bahia.

Tem parceria com a Rede Carolinas, uma associação de psicólogos voluntários, de ambos os sexos, comprometidos com a saúde da população negra e conta com a colaboração dos professores Raimundo Áquila e Silvia Michele Macedo de Sá; do psicólogo Leandro dos Reis Muniz, da PROPAEE, de Evandro Silva de Freitas, e das estudantes Joyceane Barreto Vieira, do BICULT, e Jaynne Rodrigues, da LIA.

A UFRB detentora de ampla produção e transmissão do saber científico acumulado em torno das questões raciais no Brasil, responsabiliza-se, ainda, pela oferta de momentos formativos para as psicólogos interessados em participar da Rede Carolinas, de modo a contribuir para um atendimento sensível à este grupo ético-racial que ainda hoje sofre as consequências do racismo institucional e ambiental.

Solicitação do serviço

Os interessados poderão preencher o formulário de inscrição ou, pelo número de whatsapp (75) 98324-4230, preenchendo-se, em seguida, o formulário de inscrição que será disponibilizado por nossa colaboradora Ninha. Recomenda-se ler o projeto Criamundo, para compreender as etapas do serviço.

As vagas são limitadas. Uma lista de espera será feita a partir da ordem de inscrição. Tendo vaga, você será contatado em no máximo 15 dias após o fim do período de inscrições. Qualquer dúvida, pode escrever para o número de whatsapp de nossa colaboradora, acima disponibilizado. 

Projeto Crimundos

Formulário de solicitação de atendimento



UFRB seleciona cinco professores para Licenciatura em Matemática EaD

20 de Agosto de 2020, 15:54, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a realização de processo seletivo de professores conteudistas e/ou formador, em caráter temporário e na condição de bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para atuar no Curso de Licenciatura em Matemática, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC). São disponibilizadas cinco vagas para professor.

A inscrição deverá ser feita no período de 26 de agosto a 02 de setembro, no endereço ufrb.edu.br/ead.

A participação no processo seletivo é restrita a professores concursados do quadro do magistério superior da UFRB e vão desenvolver suas atividades na modalidade a distância, vinculada à Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Os candidatos selecionados deverão ter a disponibilidade de vinte horas semanais para desenvolver as atividades a distância e na sede da Superintendência Educação Aberta e a Distância, no Campus Cruz das Almas.

As atividades estão previstas para iniciarem no próximo mês (setembro), considerando o Calendário Acadêmico Suplementar de Graduação da UFRB.

Valores das bolsas

O candidato selecionado receberá a título de bolsa da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sendo que para Professor Conteudista e/ou Formador I, o valor de R$ 1.300,00 (Hum mil e trezentos reais) concedido para atuação em atividades típicas de ensino, participantes de projetos de pesquisa e de desenvolvimento de metodologias de ensino na área de formação inicial e continuada de professores de educação básica no âmbito do Sistema UAB, sendo exigida experiência de três anos no magistério superior.

E para Professor Conteudista e/ou Formador II, o valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (Hum mil e cem reais) concedido para atuação em atividades típicas de ensino, de desenvolvimento de projetos e de pesquisa, relacionadas aos cursos e programas implantados no âmbito do Sistema UAB, exigida formação mínima em nível superior e experiência de um ano no magistério superior.

Dúvidas

Dúvidas e informações sobre a seleção deverão ser obtidas somente com membros da equipe da Educação a Distância (SEAD/UFRB), exclusivamente pelo e-mail: [email protected].

Confira o Edital SEAD 12/2020.



UFRB divulga resultado do Cadastro Seletivo 2020.2; pré-matrícula de 26/08 a 01/09

20 de Agosto de 2020, 11:23, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) publicou o resultado da primeira chamada do Cadastro Seletivo 2020.2.

Os candidatos convocados devem providenciar a documentação para a matrícula, que acontece em duas etapas. A pré-matrícula será online, no período de 26 de agosto a 01 de setembro, no site de Processos Seletivos da UFRB. São necessários três documentos para essa etapa: documento oficial com foto, documento de quitação/dispensa do serviço militar (para homens) e histórico escolar do ensino médio.

A segunda etapa é a confirmação de matrícula, que será realizada no retorno das atividades acadêmicas, em formato a ser definido conforme protocolos e medidas sanitárias estabelecidas pela UFRB e demais autoridades da área de saúde. A relação completa de documentos para a confirmação de matrícula está disponível no Edital PROGRAD Nº 014/2020.

Confira o cronograma do Cadastro Seletivo 2020.2:

Atividade Data
Divulgação da 1ª chamada do Cadastro Seletivo 20/08
Interposição de recursos após a divulgação do resultado Das 18h00 do dia 20/08 até 23/08
Divulgação do resultado pós-recurso / 1ª chamada 25/08/2020
Pré-matrícula dos candidatos convocados na 1ª chamada do Cadastro Seletivo 26/08 a 01/09
Publicação da homologação da pré-matrícula 03/09
Período de correção das pendências e/ou documentos ilegíveis informados na homologação da pré-matrícula 03/09 a 07/09
Publicação do resultado final da homologação da pré-matrícula 09/09
Aferições de deficiência, étnico-racial e de renda A ser definido posteriormente
Confirmação de matrícula A ser definido no Calendário Acadêmico 2020.2
Início das aulas do Semetre 2020.2 A ser definido no Calendário Acadêmico 2020.2

Confira o Resultado da 1ª Chamada do Cadastro Seletivo 2020.2.

Confira a relação de documentos para a confirmação de matrícula.

Faça a pré-matrícula de 26/08 a 01/09 no endereço http://matricula.ufrb.edu.br/ConfirmaInscricaoSisu.aspx.

Confira o Edital PROGRAD Nº 014/2020 - Lista de Espera e Cadastro Seletivo 2020.2.

Dúvidas referentes à pré-matrícula e/ou confirmação de matrícula deverão ser encaminhadas ao Núcleo de Gestão de Admissão, Cadastro e Arquivo Acadêmico nos e-mails [email protected] e/ou [email protected].

Dúvidas e informações suplementares quanto ao processo seletivo poderão ser respondidas pelo Núcleo de Gestão de Processos Seletivos no e-mail [email protected].

Mais informações no site de Processos Seletivos da UFRB.



UFRB integra parceria que desenvolve novo respirador artificial de baixo custo

18 de Agosto de 2020, 8:15, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Um respirador artificial de baixo custo adaptado com reanimador manual (Ambu) está sendo desenvolvido através de um projeto do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com a FESF-tech, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) e a Unopar Candeias.

O projeto, que possui apoio financeiro da Embaixada dos EUA, foi dividido em três etapas: sistema de automação, ensaios laboratoriais e protótipo. A iniciativa está em fase adiantada de desenvolvimento e tem previsão de ser disponibilizado ao Sistema Único de Saúde (SUS) após os ajustes do sistema eletrônico e ensaios laboratoriais já em meados de setembro.

Segundo o docente coordenador do projeto, Fábio Lora, a iniciativa demonstra o quanto a Universidade Pública, através da UFRB, pode atender a comunidade com soluções interdisciplinares."Essa parceria apresenta o CETENS como um centro de tecnologia e inovação para desenvolvimento de projetos em engenharias com impacto social, retornando à comunidade as competências oriundas do corpo técnico especializado", afirma. O docente falou ainda do cronograma de atividades. "Levando-se em conta o atual estágio dos trabalhos, projeta-se que até o final de setembro o protótipo do equipamento deva ser entregue para os testes em ambiente relevante, ou seja, já poderá ser testado pelos profissionais de saúde da área e, posteriormente, homologado pelos órgãos competentes", disse.

O diretor da FESF-tech, Alisson Sousa, destacou a importãncia da parceria das instituições. "Enquanto instituição do SUS da Bahia, seguimos nossa missão de trazer sempre soluções inovadoras para a saúde. Em articulação com universidades e parceiros, contribuímos com a pesquisa aplicada destinada ao enfrentamento à Covid-19 e desenvolvimento tecnológico no estado Bahia", comenta. 

{youtube}fPxhEPxm1U4{/youtube}



UFRB abre inscrições para seleção de bolsistas para suporte virtual

14 de Agosto de 2020, 12:22, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura de edital para processo de seleção de alunos para atuarem como Bolsistas para Suporte Virtual durante o semestre acadêmico suplementar, normatizado pela Resolução nº 019/2020 do Conselho Acadêmico (CONAC).

Segundo o edital, está sendo selecionado um bolsista para cada curso de graduação presencial da UFRB que possui alunos matriculados no semestre letivo 2020.1.

O bolsista receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00, paga durante três meses: outubro, novembro e dezembro. O processo seletivo não gera qualquer vínculo empregatício com a UFRB, sendo exclusivo para a seleção em caráter temporário.

As inscrições dos candidatos serão realizadas no período de 14 a 19 de agosto, via formulário online.

Requisitos para alunos

Entre os requisitos, constam estar cursando, no mínimo, o terceiro semestre de um curso de graduação da UFRB no semestre letivo 2020.1; ou ser discente que esteja no segundo ciclo, independente do semestre no qual estejam matriculados em 2020.1; apresentar Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) maior ou igual a cinco pontos; e possuir conhecimentos e habilidades necessárias para utilizar tecnologias digitais de comunicação e informação.

O candidato também deve dispor em seu domicílio de aparelhos eletrônicos compatíveis (desktop, notebook ou tablet, entre outros) e acesso à internet com velocidade e qualidade necessárias para o desempenho adequado das suas atribuições; possuir uma conta de e-mail do Gmail no ato da inscrição; e dispor de 12 horas semanais para desempenho de suas atribuições, conforme estabelecido no edital.

Seleção

O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira etapa, de caráter eliminatório, consistirá na apreciação do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) do discente. Serão classificados para segunda etapa os discentes que apresentarem os cinco melhores IRA em cada curso.

A segunda etapa, de caráter classificatório, consistirá na realização de uma Avaliação de Habilidade (AH), que será realizada virtualmente no dia 25 de agosto.

Para realização da Avaliação de Habilidade, o candidato precisará utilizar a plataforma Google Sala de Aula.

É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais de retificação e comunicados referentes a este Processo Seletivo no site do Núcleo de Gestão de Programas e Projetos: ufrb.edu.br/nuprop.

Confira o Edital PROGRAD Nº 015/2020.

Faça sua inscrição por meio do formulário online.

Dúvidas e mais informações no site ufrb.edu.br/nuprop e e-email [email protected]



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil