Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Parceria entre UFRB e Inema inaugura Centro de Triagem de Animais Silvestres

7 de Agosto de 2020, 17:45, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

inema1

O Governo da Bahia, por intermédio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), inaugurou dia 30 de julho, no Campus Cruz das Almas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o primeiro Centro de triagem de Animais Silvestres (CETAS) com gestão integral do Estado baiano.

O projeto é fruto de um acordo de cooperação técnica entre o Inema e a UFRB, no qual parte dos atendimentos veterinários acontecerá nas dependências do Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV), além do espaço para instalação do próprio CETAS que também foi cedido pela Universidade.

O principal objetivo do local é receber animais silvestres que cheguem por meio de entrega voluntária, apreensão oriunda de fiscalização, vítimas de maus tratos ou de qualquer outra demanda que necessite de atenção especializada até o momento de soltura à sua área de origem.

A diretora-geral do Inema, Márcia Telles, comemorou a criação do espaço e classificou como uma vitória da gestão ambiental da Bahia. “O funcionamento do CETAS é uma grande vitória para a Bahia, não foi fácil, mas conseguimos e só foi possível pelo excelente trabalho de todos que se envolveram e se comprometeram com este propósito. É uma demanda antiga do governo que todos nós enxergamos se tornar realidade”, disse a gestora.

Nas dependências da UFRB, o CETAS é munido de profissionais qualificados como técnicos, biólogos e médicos veterinários especializados na gestão da fauna, além de equipamentos para o manejo dos animais no dia a dia.

Segundo o coordenador de fauna e médico veterinário do Inema, Vinícius Dantas, responsável pelo centro de triagem, o espaço chega para somar e qualificar ainda mais a gestão ambiental baiana. “A criação do CETAS é de uma ajuda ímpar no que tange aos cuidados de espécies da nossa fauna. Com a operação do CETAS no recôncavo baiano, o estado ganha um local especifico para auxiliar no processo de cuidados e soltura dos animais silvestre vitimizados ganhando maior celeridade”, pontuou.

Para a diretora do HUMV, professora Cristiane Aguiar, "o Recôncavo e demais regiões circunvizinhas têm muito a ganhar com essa parceria, a partir desta a nossa fauna estará melhor assistida e protegida. Para além disso, teremos um grande ganho na formação de profissionais com essa expertise por intermédio da colaboração entre UFRB e CETAS em pesquisas de graduação e pós graduação, estágios curriculares e cursos de capacitação na área".

Com Informações da Ascom Inema.



UFRB recebe doação para implantar Laboratório Solar no CETENS

4 de Agosto de 2020, 21:45, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O curso de Engenharia de Energias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) firmou uma parceria com a empresa Amara Brasil visando a instalação do Laboratório Solar no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS). A empresa forneceu no mês de julho 14 placas solares fotovoltaicas e doze cruzetas de concreto.

O Laboratório Solar será instalado nas dependências do campus e será utilizado para o desenvolvimento de projetos acadêmicos de inovação, projetos de pesquisa e de extensão. Segundo os coordenadores do curso, Carine Tondo Alves e Jadiel dos Santos Pereira, o laboratório vai auxiliar estudantes de iniciação científica, graduação e pós-graduação relacionados ao tema de energia.

Saiba mais sobre o curso de Engenharia de Energias da UFRB.

UFRB recebe doação para implantar Laboratório Solar no CETENS.



UFRB lamenta falecimento do professor santamarense Jorge Portugal

4 de Agosto de 2020, 12:04, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Jorge Portugal, aos 63 anos, na última terça-feira (03).

Jorge nasceu no Recôncavo, em Santo Amaro, foi professor de língua portuguesa, letrista, poeta, compositor, apresentador e Secretário de Cultura da Bahia entre 2015 e 2017. Teve papel fundamental na defesa da cultura e da educação. Participou ativamente da criação da UFRB, tendo seu nome grafado no projeto como representante do município de Santo Amaro.

Ao registrarmos nossas condolências, manifestamos apoio e solidariedade aos amigos e familiares.



UFRB abre edital de seleção para estagiários do ensino superior

4 de Agosto de 2020, 7:31, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP), divulga o Edital Nº 01/2020, referente à seleção de estagiários do Ensino Superior. As inscrições estão abertas até o dia 09 de agosto, apenas pela internet. Os interessados devem acessar o site ufrb.edu.br/concursos e preencher o formulário de inscrição.

Podem se inscrever no processo seletivo candidatos que estejam no último ano dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Florestal. Serão ofertadas três vagas. Outros critérios para participação no processo seletivo estão descritos no edital. A seleção será realizada através da análise do histórico escolar e de entrevista por videoconferência. A divulgação do resultado final tem data prevista para 28 de agosto no site de concursos.

O estágio desenvolvido no âmbito da UFRB tem por objetivo proporcionar aos alunos regularmente matriculados  a realização de estágio não-obrigatório. A duração mínima do estágio será de seis meses, podendo ser prorrogável.

Confira o Edital Nº 01/2020 – Seleção de Estagiários do Nível Superior e a Retificação Nº 01.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil