Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB firma parcerias para desenvolver projeto sobre pesca artesanal na Baía do Iguape

23 de Setembro de 2015, 12:48, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) firmou, no mês de agosto, uma parceria com a Organização não Governamental (ONG) RARE Brasil para implantar o “Programa Pesca para Sempre Brasil” na reserva extrativista marinha da Baía do Iguape, no Recôncavo. O projeto visa garantir a sustentabilidade dos recursos pesqueiros nas comunidades de pescadores artesanais e também conta com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Fundação Vovó do Mangue.  

A UFRB foi representada pelo professor Moacyr Serafim, ligado ao colegiado do curso de Engenharia de Pesca da instituição. Segundo o professor, o projeto contemplará cerca de trinta famílias de pescadores das comunidades de Capanema e Baixão do Guaí e pretende avaliar a captura por unidade de esforço (CPUE), o desembarque total anual espécies de moluscos bivalves, o preço pago aos pescadores e os custos e lucros diários da pesca da ostra nativa e lambreta. “Também vamos gerar dados sobre a biomassa e a diversidade de moluscos nas Áreas de Direito de Uso Territorial da Pesca (DUTEPE) e nas Áreas Sem Pesca (ASP)”, acrescenta.  

O projeto é coordenado pelo professor Moacyr Serafim com a participação dos professores Norma Barreto, Soraia Barreto, Carla Macedo, Clóvis Pereira e Renato de Almeida. Serafim acredita que o programa será importante para o desenvolvimento de pesquisas sobre a pesca artesanal no litoral da Bahia. “O programa também vai garantir a sustentabilidade dos recursos pesqueiros através do manejo adequado e alternativas como a ostreicultura (cultivo de ostras nativas) para as famílias contempladas”, revela.

RARE – É uma organização internacional com sede nos Estados Unidos e concentra-se nas experiências exitosas em conservação — esforços bem-sucedidos que merecem ser replicados. Ao longo das últimas décadas, a RARE vem demonstrando uma metodologia que adota soluções localmente empreendidas repetindo-as em outras comunidades espalhadas pelo mundo. Este modelo replicável permitiu à RARE transformar a mudança local em impacto global.



Revista Extensão da UFRB prorroga prazo para submissão de trabalhos

23 de Setembro de 2015, 11:32, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), divulga a prorrogação da data para submissão de trabalhos para o 9º volume da Revista Extensão. São aceitos trabalhos nas categorias artigos científicos, resenhas e relatos de experiências. O novo prazo para submissão é até o dia 30 de setembro de 2015, às 17h.

A submissão deve ser realizada, exclusivamente, pela internet via sistema on-line, disponível na página eletrônica da Revista. Os textos devem contemplar uma das seguintes áreas temáticas: comunicação, cultura e artes, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção, trabalho e gênero e sexualidade.

Com periodicidade semestral, a Revista Extensão tem como compromisso consolidar a indissociabilidade do conhecimento, por meio de ações extensionistas publicadas em artigos científicos, resenhas, relatos de experiências, entrevistas, validando o conhecimento tradicional associado ao científico.

Confira as normas de submissão.

Mais informações: Revista Extensão.

 



Pesquisadores nacionais de renome debatem Comunicação no Recom 2015

17 de Setembro de 2015, 12:55, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Palestrantes nacionais de renome vão debater temas como comunicação, cultura e periferia, memória e história nos próximos dias 29 e 30 e 1º de outubro, em Cachoeira-BA. Serão palestrantes no Recom 2015: Seminário Comunicação e Processos Históricos, no Centro de Artes, Humanidade e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

As mesas-redondas serão realizadas pela manhã nos três dias, no auditório do Pavilhão Leite Alves, a partir das 9h. A primeira na terça-feira, 29 de semtembro, terá como tema “Comunicação, cultura e periferia” com Angela Prysthon, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutora Universidade de Nottingham; e com Itania Gomes, doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA - onde é docente - e pós-doutora pela Université Sorbonne-Nouvelle (Paris III).

Na quarta-feira, a mesa será sobre “Imprensa, Memória e História”, com Marialva Barbosa (UFRJ) e Leandro Almeida (UFRB). Marialva é professora Titular de Jornalismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-doutora em comunicação pelo LAIOS-CNRS, Paris - França. Já o professor da UFRB, Leandro Almeida, possui bacharelado, licenciatura, mestrado e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).

No último dia do evento, se reúnem para debater “Comunicação e História, entrecruzamentos” o historiador, redator e roteirista Maurício Lissovsky, também professor e doutor em Comunicação pela UFRJ, com pós-doutorado no Birkbeck College, da Universidade de Londres; e Bruno Leal, docente da Universidade Federal de  Minas Gerais (UFMG), onde fez doutorado em Estudos Literários, e é pós-doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos

Além das mesas redondas, haverá a tarde também reunião dos Grupos de Trabalho (foram inscritos 33 trabalhos científicos), com participação de pesquisadores da UFRB, UFBA, UFPE, UFMG, UFRJ, UESB, UNEB entre outras instituições, lançamento de livros, e, no último dia, premiações dos estudantes de Comunicação Social- UFRB (artigos científicos e produtos comunicacionais). O evento é uma realização do curso de Jornalismo da UFRB e tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).  

Mais informações: www.ufrb.edu.br/comunicacaoeprocessoshistoricos



SEAD divulga novos cursos on-line sem tutoria. Inscrições abertas!

14 de Setembro de 2015, 14:20, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de seu Núcleo de Educação Continuada, informa que estão abertas as inscrições on-line para os cursos de Educação Continuada EAD sem tutoria. Os cursos são gratuitos e abertos a toda comunidade.

Os cursos não possuem o acompanhamento de tutores ou professores e o objetivo é promover a educação continuada para interessados em aprofundar-se em um tópico específico, visando aprimorar sua formação. Os três cursos disponíveis fornecem certificados aos participantes que concluírem com aproveitamento de 70%. Para se inscrever, os interessados devem acessar a página Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFRB. As vagas são ilimitadas.

Os novos cursos disponíveis são:
a) Curso Básico de Prezi: plataforma de apresentações dinâmicas de trabalhos acadêmicos e/ou profissionais. O curso apresenta noções básicas para a criação de apresentações como cadastro na plataforma, inserção de conteúdo e sua organização. Com carga horária 20h, o curso terá turmas abertas mensalmente;

b) Introdução a Conferência Web RNP: software da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) com salas virtuais para reuniões, disponíveis para uso em computadores, tablets e smartphones. É destinado às pessoas que possuem acesso ao sistema Conferência Web RNP. Após o cadastro do curso, o participante possui até 15 dias para a sua finalização. Carga horária: 20h;

c) Leitura e Produção de Textos Acadêmicos: o curso aborda temáticas relacionadas com a leitura, escrita, normas ABNT e formatação dos gêneros acadêmicos mais utilizados: resumo, resenha, artigo e monografia. Após o cadastro no curso, o participante possui até 60 dias para a sua finalização. Carga horária: 68h.

Além dos três novos cursos, outros dois permanecem com inscrições abertas no site da SEAD: Moodle para Professores e Tutores EaD, com carga horária de 34h, tem como objetivo habilitar professores e tutores na utilização das potencialidades pedagógicas da plataforma Moodle em cursos ou disciplinas presenciais, semipresenciais ou a distância; Planejamento, Avaliação e Fundamentos da EaD, com carga horária de 51h, que propõe a compreensão dos fundamentos da educação a distância a fim de planejar e introduzir uma prática consistente de avaliação processual nesta modalidade de ensino.

Mais informações: SEAD/UFRB
Link para inscrições: http://ava.academico.ufrb.edu.br
Contato: [email protected] / (75) 3621 6922



SEAD divulga novos curso on-line sem tutoria. Inscrições abertas!

14 de Setembro de 2015, 14:20, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de seu Núcleo de Educação Continuada, informa que estão abertas as inscrições on-line para os cursos de Educação Continuada EAD sem tutoria. Os cursos são gratuitos e abertos a toda comunidade.

Os cursos não possuem o acompanhamento de tutores ou professores e o objetivo é promover a educação continuada para interessados em aprofundar-se em um tópico específico, visando aprimorar sua formação. Os três cursos disponíveis fornecem certificados aos participantes que concluírem com aproveitamento de 70%. Para se inscrever, os interessados devem acessar a página Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFRB. As vagas são ilimitadas.

Os novos cursos disponíveis são:
a) Curso Básico de Prezi: plataforma de apresentações dinâmicas de trabalhos acadêmicos e/ou profissionais. O curso apresenta noções básicas para a criação de apresentações como cadastro na plataforma, inserção de conteúdo e sua organização. Com carga horária 20h, o curso terá turmas abertas mensalmente;

b) Introdução a Conferência Web RNP: software da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) com salas virtuais para reuniões, disponíveis para uso em computadores, tablets e smartphones. É destinado às pessoas que possuem acesso ao sistema Conferência Web RNP. Após o cadastro do curso, o participante possui até 15 dias para a sua finalização. Carga horária: 20h;

c) Leitura e Produção de Textos Acadêmicos: o curso aborda temáticas relacionadas com a leitura, escrita, normas ABNT e formatação dos gêneros acadêmicos mais utilizados: resumo, resenha, artigo e monografia. Após o cadastro no curso, o participante possui até 60 dias para a sua finalização. Carga horária: 68h.

Além dos três novos cursos, outros dois permanecem com inscrições abertas no site da SEAD: Moodle para Professores e Tutores EaD, com carga horária de 34h, tem como objetivo habilitar professores e tutores na utilização das potencialidades pedagógicas da plataforma Moodle em cursos ou disciplinas presenciais, semipresenciais ou a distância; Planejamento, Avaliação e Fundamentos da EaD, com carga horária de 51h, que propõe a compreensão dos fundamentos da educação a distância a fim de planejar e introduzir uma prática consistente de avaliação processual nesta modalidade de ensino.

Mais informações: SEAD/UFRB
Link para inscrições: http://ava.academico.ufrb.edu.br
Contato: [email protected] / (75) 3621 6922



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil