Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB promove debates sobre igualdade racial, racismo e movimento negro em Amargosa

28 de Novembro de 2019, 19:38, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promoveu o debate e a reflexão do tema “Resistir para existir: Os (des) caminhos para efetivação da Igualdade Racial na Educação”, no campus Amargosa, na última sexta-feira, dia 22.

As discussões do tema com os estudantes, técnicos administrativos, professores e comunidade externa, no Centro de Formação de Professores (CFP), foi parte da programação do XIII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo. Após o credenciamento dos participantes, o Fórum foi aberto com a composição da mesa de honra, da qual fizeram parte, a diretora do CFP, professora Creuza Souza Silva; o pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) professor Carlos Alberto Santos de Paulo; a pró-reitora de Graduação, Karina Cordeiro; a professora do ensino básico, Erenice Rocha, representando a Secretaria de Educação de Amargosa; o chefe do Núcleo da PROPAAE, Gerlan Cardoso Sampaio e o representante dos estudantes, Lucinaldo Ribeiro dos Santos.

Após a fala dos oradores, o conferencista Carlos Alberto Santos de Paulo palestrou sobre o tema “Resistir para Existir: Os (des)caminhos para efetivação da Igualdade Racial na Educação”, no turno da manhã.

Os palestrantes convidados, professor Eldon Luis Batista das Neves, presidente estadual da UNEGRO (União de Negros e Negras pela Igualdade) e a professora, ex-deputada estadual e militante do Movimento Negro, Edenice Sant’Ana de Jesus fizeram uma roda de conversa sobre “Os 30 anos da UNEGRO e a importância do Movimento Negro na formação do Brasil”

Uma das fundadoras da Rede Afro-latina de Mulheres Negras, Edenice Sant’Ana de Jesus, falou sobre o Movimento Negro: Resistir para Existir. Edenice foi homenageada, ano passado, pela Câmara Municipal de Salvador, com a Medalha Zumbi dos Palmares, em reconhecimento à sua luta no combate ao racismo, discriminação e intolerância racial.

{gallery}noticias2019/forumamargosa{/gallery}

 



Seminário de Robótica da UFRB apresenta potencialidades para público estudantil

28 de Novembro de 2019, 13:42, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promoveu o I Seminário de Robótica da UFRB nos últimos dias 21 e 22 de novembro, no auditório da Biblioteca, campus Cruz das Almas.

A principal atração foi o campeonato de futebol de robô, empregando conceitos de eletrônica, elétrica e mecânica, integrando-os na construção de sistemas físicos.

O evento foi organizado pelo projeto de extensão “UFRBots: uma visão extensionista para o futebol de robôs no Recôncavo da Bahia”, composto por três professores e dez alunos.

O evento apresentou o potencial da área e reuniu universitários dos cursos de Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET), Engenharia Mecânica e Engenharia da Computação, da UFRB.

Alunos do ensino médio do Colégio Estadual Luciano Passos e do Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo (CETEP) Alberto Torres, interessados no tema, foram capacitados, com oficinas, para o desenvolvimento de equipes de futebol de robôs.

Os alunos participantes do projeto, compuseram duas turmas distintas, uma com alunos do ensino médio e outra com os alunos do BCET e Engenharias, onde ambas puderam por meio da execução do projeto de extensão, trabalhar e aprender com a categoria de Simulação 2D do futebol de robôs.

Capacitação

O I Seminário de Robótica da UFRB  teve como principal objetivo a promoção e o estímulo do uso da robótica no Recôncavo da Bahia, por meio de campeonato de futebol de robôs entre alunos da rede pública de níveis superior e médio, palestras e atividades de capacitação.

Presenças

Na abertura do evento, fizeram parte da composição da mesa, o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), professor doutor José Valetim dos Santos Filho; o professor André Luiz Carvalho Ottoni, coordenador-geral do evento; e o aluno e bolsista Higor Santos de Jesus, capitão da Equipe de Futebol de Robôs da UFRB (UFRBots).

Os presentes cantaram o Hino Nacional seguido de discursos dos oradores da mesa. O professor Valetim Filho enalteceu a importância do evento e disse que a primeira edição era “um evento semeador” para os próximos anos.

{gallery}noticias2019/ufrbots{/gallery}

 



UFRB declara luto oficial pelo falecimento da estudante Elitânia de Souza da Hora

28 de Novembro de 2019, 10:41, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Reitoria e da direção do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento da estudante Elitânia de Souza da Hora, do sétimo semestre do curso de Serviço Social, na noite desta quarta-feira, dia 27 de novembro.

As terríveis circunstâncias do crime contra Elitânia causam tristeza e indignação de toda a comunidade acadêmica. A UFRB deposita sua confiança nas autoridades para que a justiça seja feita.

O Vice-Reitor, no exercício da Reitoria, declara luto oficial de três dias na UFRB e a suspensão das aulas no Centro de Artes, Humanidades e Letras na data de hoje.

A Universidade está em contato com a família para prestar a devida assistência.

Ao registrarmos nossas condolências, manifestamos apoio e solidariedade aos amigos e familiares e a toda comunidade acadêmica.

Cruz das Almas, 28 de novembro de 2019.

José Pereira Mascarenhas Bisneto
Vice-Reitor no exercício da Reitoria



UFRB seleciona professores e técnicos interessados em receber estagiários estrangeiros

27 de Novembro de 2019, 14:27, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Assuntos Internacionais (SUPAI), considerando o acordo de cooperação técnica celebrado com a Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil (ABIPE) para oferecimento de vagas ao programa de estágio no exterior da International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (IAESTE), torna pública a seleção de professores e técnicos-administrativos interessados em receber estagiários estrangeiros em 2020.

Os estágios podem ocorrer em laboratórios, centros de pesquisas ou outros departamentos indicados pela instituição de ensino nas seguintes áreas: Engenharias, Ciências Técnicas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Arquitetura e Tecnologia da Informação.

Serão oferecidas três vagas por um período de até três meses. Os estagiários selecionados deverão cumprir uma carga horária de 30 horas semanais e receberão auxílio financeiro da UFRB.

Os interessados devem preencher um formulário e enviar para o email [email protected] até o dia 28 de novembro de 2019.

IAESTE - A IAESTE é uma entidade não governamental, apolítica e sem fins lucrativos, membro consultivo da UNESCO, fundada em 1948 pelo Imperial College, em Londres e presente nos cinco continentes, que objetiva promover o intercâmbio entre estudantes com vínculo universitário em mais de 80 países, proporcionando uma experiência prática relevante dentro da área de formação. No Brasil, o programa é gerenciado pela ABIPE - Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil, entidade sem fins lucrativos, apoiada pela Central de Intercâmbio (CI), que opera cursos no exterior.

Mais informações na SUPAI: (75) 3621-5315 ou [email protected]



UFRB seleciona 40 bolsistas para Programa Jovens Agentes de Comercialização

26 de Novembro de 2019, 20:10, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), torna público o edital referente à seleção de estudantes de graduação para atuar no Programa Jovens Agentes de Comercialização (PJAC).

Serão concedidas 40 bolsas para o desenvolvimento de atividades de extensão e execução das metas do projeto Mais Mercado: Articulação entre a oferta da Agricultura Familiar e a demanda do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Bahia.

As inscrições estarão abertas no período de 26 a 29 de novembro. Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados nos cursos de Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, Tecnólogo em Agroecologia, Agronomia, Nutrição, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e Licenciatura em Educação do Campo. As inscrições serão realizadas por meio da entrega dos documentos nos locais indicados no edital, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Sobre o PJAC - Concebido para assegurar uma sólida formação na temática da agricultura familiar, propiciando uma capacitação técnica e, concomitantemente, à atuação desses jovens como agentes de comercialização junto às entidades executoras do PNAE e às Organizações Econômicas da Agricultura Familiar. Essa diretriz é a base norteadora do Projeto Mais Mercado. 

Confira o Edital para Seleção de Bolsistas de Extensão - PJAC.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres