Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

CETEC abre inscrições para Programa de Monitoria Voluntária até dia 16

15 de Março de 2021, 16:14, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa que estão abertas até o dia 16 de março as inscrições do Programa de Monitoria Voluntária para o Semestre 2020.1.

Ao todo, são ofertadas 27 vagas no processo seletivo do Programa de Monitoria Voluntária e Remunerada.

Os interessados devem fazer sua inscrição para cada componente curricular de seu interesse preenchendo o formulário:https://forms.gle/gRNnU7kwBHMNC4HFA.

Para se inscrever é necessário o candidato ser estudante devidamente matriculado no semestre 2020.1; comprovar aprovação com nota igual ou superior a 6,0 no componente curricular de referência para aquele que deseja se candidatar; e dispor de aparelhos eletrônicos compatíveis (desktop, notebook ou tablet, entre outros) e acesso à Internet com velocidade e qualidade necessárias para o desempenho adequado das suas atribuições.

Os candidatos podem se inscrever em mais de um componente curricular, mas só poderão assumir a monitoria de um deles, caso sejam selecionados.

A seleção constará de três etapas: prova de conhecimentos básicos referente ao componente curricular pleiteado, entrevista e análise do Histórico Escolar, a serem realizadas no período de 17 a 19 de março. Os horários de prova serão divulgados no dia 17 de março, juntamente com a homologação das inscrições.

O resultado final será divulgado no site do CETEC até 20 de março. Os candidatos aprovados deverão enviar até o dia 22 de março a documentação necessária à inscrição no Programa de Monitoria para o e-mail [email protected]

A carga horária do monitor voluntário é de 8 horas semanais. 

Edital Interno nº 02/2021.

Link do formulário



UFRB disponibiliza módulo de extensão no Sistema Integrado de Gestão

11 de Março de 2021, 20:41, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) disponibilizou aos usuários o módulo de extensão no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA). Registro de atividade, inscrições em eventos, download de certificados, envio de relatórios, agora são feitos no SIGAA, sistema já utilizado pela comunidade acadêmica da UFRB.

As substituições dos formulários analógicos por sistemas digitais trazem mais transparência e agilidade para os usuários dos serviços que agora passam a funcionar de forma integrada ao Sistema da instituição. Um dos avanços possibilitados na gestão dos procedimentos via sistema é a uniformização dos procedimentos praticados em todos os setores e centros da Universidade. “A padronização garante, por um lado, a qualidade em todos os processos organizacionais da extensão universitária da UFRB, no contexto de sua realidade de multicampia; e por outro, o estabelecimento de diálogo permanente que estimula a participação social dos sujeitos envolvidos, tanto da UFRB como de outros setores da sociedade, a partir de princípios de transparência e de democracia”, avalia a pró-reitora de Extensão, Tatiana Velloso.

Segundo Tatiana, o planejamento é um elemento importante para conseguir certificar as atividades de extensão na UFRB. O módulo de extensão não permite o cadastro de propostas com datas retroativas ao início do cadastro, é preciso registrar a atividade, no mínimo, dez dias antes da data prevista para a sua realização. Após o registro, a atividade fica, institucionalmente, apta a ser executada e certificada. No caso de instabilidade ou indisponibilidade do SIGAA, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC) deve ser acionada por meio do Help Desk. Os usuários devem comunicar a abertura de chamado à Gestão de Extensão do seu Centro de Ensino.

Para acessar o Módulo de Extensão, docentes (ativos ou aposentados), discentes, e técnico-administrativos (ativos ou aposentados), devem fazer login no SIGAA e escolher a aba “Extensão”. As três categorias podem registrar e coordenar ações de extensão, bem como baixar certificados e consultar informações. A comunidade externa tem acesso à página pública do SIGAA para se inscrever em eventos e acessar certificados. Para orientar a comunidade acadêmica e externa nesta transição, a Proext publicou três guias para utilização do Módulo de Extensão na sua página.

Os gestores de extensão também estão capacitados para prestar auxílio aos usuários que tiverem dúvidas. Tércio Menezes, chefe do Núcleo de Gestão de Documentação, esclarece que o módulo está sendo disponibilizado gradativamente, na medida em que a COTEC desenvolve as ferramentas. “Já estão disponíveis as funções de registro, apresentação de relatórios e certificação de atividades. Na segunda etapa de implantação, vamos disponibilizar as funções: editais de extensão e submissão de atividades de extensão na modalidade de prestação de serviços e consultoria. Está prevista também a implantação do módulo de eventos, que irá disponibilizar a toda comunidade acadêmica as funções: gerenciamento de eventos; recepção, distribuição, avaliação; e certificação de avaliadores e apresentadores de trabalhos acadêmicos”, informa.

Mais informações em ufrb.edu.br/proext/registro-de-atividades.



Aula Magna da UFRB debate ciência e os desafios da pandemia

10 de Março de 2021, 19:50, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

{youtube}4UJFP0LoPM8{/youtube}

A palestra "Universidade pública, ciência e os desafios da pandemia" ministrada pelo professor Pedro Hallal marcou a Aula Magna de abertura do semestre 2020.1 da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atualmente o docente coordena a iniciativa do EPICOVID-19, o maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil. O docente foi reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) entre 2017 e 2020. 

A aula magna aconteceu na tarde do último dia 09, de forma online e contou com a interação de centenas de comentários da comunidade acadêmica durante a transmissão. A abertura da aula magna foi feita pelo reitor, Fábio Josué dos Santos, que relatou o compromisso da UFRB com a educação pública e destacou o processo de execução de aulas remotas na instituição.

Hallal fez um balanço do impacto do novo coronavírus nas atividades do ensino superior federal, fez prognósticos de retorno das atividades de ensino presencial e abordou a necessidade das instituições de ensino elaborarem planos de retomada com estabelecimento de protocolos sanitários com brevidade.

Hallal criticou posturas negacionistas da pandemia de Covid-19 e destacou o isolamento social como medida necessária e mais importante para evitar a disseminação e o aumento do número de mortes. Falou ainda do papel das universidades no combate à desinformação e ao uso de medicamentos sem comprovação cientifica. “É necessário entrar nesse debate em todas arenas que forem possíveis. Tal situação requer manifestos sistemáticos dos nossos pesquisadores demonstrando que não há tratamento preventivo contra a Covid-19”, destaca.

Hallal sugeriu ainda a realização de campanhas de revalorização das universidades, da ciência, e da educação como patrimônio da sociedade brasileira. O reitor Fábio Josué agradeceu a exposição do professor e as alternativas propostas para o planejamento de protocolos sanitários.



EDUFRB lança coleção de pós-graduação na 2ª Feira Virtual das Editoras Universitárias

8 de Março de 2021, 15:01, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) participa da 2ª Feira Virtual das Editoras Universitárias, com o lançamento oficial da “Coleção Pesquisas e Inovações Tecnológicas na Pós-graduação da UFRB”, composta de dezenove livros eletrônicos (e-books), publicada entre o final de 2020 e início deste ano.

Os e-books estão disponíveis para leitura online e download gratuitos na página da EDUFRB: ufrb.edu.br/editora.

A publicação da coleção é uma parceria entre a EDUFRB e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação Tecnológica (PPGCI) e destaca a produção Stricto Sensu dos 19 cursos da UFRB, entre mestrados e doutorados.

A publicação teve por finalidade o estímulo à sistematização, à socialização e à veiculação do aumento da produção acadêmica dos Cursos/Programas de Pós-Graduação da UFRB. “As obras apresentam resultados de pesquisas científicas, experiências, inovações tecnológicas, inovações educacionais e culturais”, destaca a professora Rosineide Pereira Mubarack Garcia, Superintendente da Editora da UFRB.

Além da exposição virtual da coleção, a EDUFRB expõe todo o seu catálogo, em formato de E-book, na 2ª Feira Virtual das Editoras Universitárias, que acontece no período de 8 a 17 de março, com transmissão da Associação Brasileira das Editoras Universitárias, pelo canal do YouTube da ABEU.

A Feira este ano reúne o catálogo de 67 editoras do Brasil e 24 da América Latina, e conta com uma programação cultural com debates e mesas-redondas, com transmissão online.

Outros livros da EDUFRB expostos na Feira abordam conhecimentos de Artes, Arquitetura, Ciências Agronômicas e Veterinárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Matemáticas e Naturais, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas, Didáticos, Economia, Educação, Esporte e Lazer, Geografia e Historia, Lingüística e Letras (ensaios de crítica e todos os gêneros literários), Negócios, Política e Turismo.

Entre os e-books disponíveis estão produções individuais e coletivas publicadas pela EDUFRB, nos últimos onze anos – tempo de existência da Editora. São títulos das mais variadas áreas do conhecimento.

Editora UFRB

A EDUFRB, criada em 2010, reafirma o compromisso com a sua comunidade acadêmica e com a sociedade em promover e apoiar a editoração de publicações técnicas, científicas e literárias, bem como o comprometimento dos autores com a socialização de saberes e experiências. Salienta-se que todos os títulos produzidos exclusivamente pela Editora da UFRB estão disponíveis para download gratuito, que assim vem cumprindo o seu papel de multiplicadora de conhecimento.

O evento ocorre no site feirabeu.com.br.

O e-books da EDUFRB estão disponíveis em ufrb.edu.br/editora/titulos-publicados.



UFRB lamenta falecimento do servidor aposentado Acácio Conceição

5 de Março de 2021, 21:31, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do servidor aposentado Acácio Conceição. Acácio fazia parte da equipe do Restaurante Universitário, Campus Cruz das Almas.

Ao registrarmos nossas condolências, manifestamos apoio e solidariedade aos amigos e familiares.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil