Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

PROPAAE divulga Nota Técnica sobre solicitação de alimentação no RU

26 de Outubro de 2015, 13:31, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna pública a nota técnica 02/2015 que trata da solicitação de alimentação junto ao Restaurante Universitário (RU), campus de Cruz das Almas.

O documento aborda os prazos para as solicitações e o quantitativo disponível diariamente e semanalmente para almoço no RU. Além disso, trata dos requisitos para pedidos de café da manhã, almoço e jantar para eventos.

Confira Nota Técnica 02/2015 da PROPAAE.

Mais informações: PROPAAE. 



Prograd divulga Quadro Suplementar de Vagas de Estágio 2015

23 de Outubro de 2015, 18:39, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Núcleo de Gestão de Estágios (NUGEST), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), divulga o Quadro suplementar de vagas de estágio obrigatório referente ao Edital Nº 22/2015 com a oferta de 10 novas vagas.

Agora com o Quadro Suplementar já são 135 vagas distribuídas entre todos os Centros de Ensino, o que representa um crescimento significativo da oferta de estágios para os estudantes de diversos Cursos e Centros da Universidade. As inscrições podem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do formulário online disponível até o dia 29 de outubro.

"A ampliação da oferta de vagas é fruto do processo de mobilização promovido pela PROGRAD, em parceria com diferentes setores da comunidade acadêmica na ampliação das unidades concedentes de estágios, na compreensão dessa vivência como uma política institucional de currículo e formação, e de perspectivas de pós-permanência, no que concerne às aproximações do estudante com o mundo do trabalho", afirma o coordenador de Ensino e Integração Acadêmica, Cláudio Orlando.

Para início do estágio, faz-se necessário aprovação do Plano de Atividades do Estagiário que deve ser elaborado, concomitantemente, pela Unidade concedente, o Docente Orientador, responsável pelo acompanhamento pedagógico, e o Estagiário, considerando a compatibilidade com o perfil do curso. O estágio deve ser orientado pelo docente do componente curricular Estágio do curso que o discente está matriculado na UFRB, e supervisionado por servidores técnico-administrativos ou docentes com formação e/ou experiência na área do estágio.

Após publicação do resultado final, o discente deverá comparecer ao setor responsável pela operacionalização dos estágios de cada Centro de Ensino e retirar as três vias do Termo de Compromisso de Estágio (TCE) e as três vias do Plano de Atividades do Estagiário. As vias devem ser assinadas pelo discente e pelo Coordenador do curso. O resultado final está previsto para o dia 06 de novembro.

Confira a Tabela de Vagas de Estágios e Síntese das Atividades.

Confira o Quadro Suplementar de Vagas.

Acesse o Formulário de Inscrição. 



Livros da EDUFRB têm mais de 100 mil downloads

23 de Outubro de 2015, 14:11, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) alcançou a marca de mais de 100 mil downloads nos seus ebooks. São 37 obras que abordam temáticas variadas e, uma vez disponíveis na versão ebook, podem ser adquiridas de forma gratuita no site da EDUFRB.

“Só temos a festejar, pois nossos livros estão sendo bem divulgados e aceitos, comprovando mais uma vez que a UFRB e a nossa editora estão no caminho certo”, declara o superintendente da EDUFRB, professor Sérgio Mattos. Em sua opinião, “a função da universidade é gerar conhecimento. O papel da editora é multiplicar este conhecimento tornando-o publico, facilitando o acesso ao conhecimento contido nos livros também pelas mais diversas comunidades e não apenas a universitária”.

Ele explica também que, quando a obra é publicada, o autor pode liberá-la imediatamente para download ou aguardar o prazo de seis meses estipulado em contrato. “Após esse período, a obra passa a ser automaticamente disponibilizada para download”, relata Mattos.  Os livros são apresentados em bienais, feiras, no Brasil e no exterior. Nos próximos meses, serão lançados oito novos livros, referentes ao Edital Nº 001/2014 de apoio à publicação de livros impressos em homenagem aos 10 anos de criação da Universidade.

A Editora também fornece os livros na versão impressa. Interessados devem ir à Editora da UFRB, localizada no prédio da Biblioteca Universitária de Cruz das Almas. É necessário apresentar o comprovante de pagamento de uma Guia de Recolhimento da União simples (GRU). Para gerar a GRU é necessário acessar o site do Ministério da Fazenda e preencher os dados da UFRB listados na página eletrônica da EDUFRB.

EDUFRB - está em atividade desde 2010. “Estamos em um ótimo ritmo de produção. As editoras universitárias produzem em média oito livros por ano, a gente tem conseguido superar essa média”, afirma Sérgio Mattos. Ele complementa: “ela também contribui para elevar o patamar de excelência acadêmica da instituição.

Confira as obras disponíveis no site da EDUFRB. 



Certificados de Conclusão 2014.2 podem ser retirados nos Centros a partir do dia 26

23 de Outubro de 2015, 13:23, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa que a partir de segunda-feira, dia 26 de outubro, os Certificados de Conclusão de Curso referentes aos egressos do semestre 2014.2 podem ser retirados nos Centros de Ensino.

O Certificado de Conclusão de Curso é emitido em caráter provisório, em casos de conclusão de cursos reconhecidos pelo MEC, com diploma ainda a emitir. O documento é válido por um ano e tem efeito para comprovação de conclusão de curso superior, habilitando o candidato a tomar posse em cargo público ou ingressar na pós-graduação.

Conforme Nota Técnica Nº 001/2015 da SURRAC, os diplomas serão confeccionados em até 60 dias úteis após o recebimento das atas de colação de grau pela Superintendência. Após a confecção, os diplomas serão encaminhados ao Gabinete do Reitor para assinatura e, ao final, enviados aos Centros para entrega aos discentes.

Confira na íntegra a Nota Técnica Nº 001/2015, que versa sobre os procedimentos para os processos de Avaliação Curricular/Confecção de Diploma na UFRB.



Enem 2015: provas serão aplicadas a partir deste sábado, 24, em horários diferentes

23 de Outubro de 2015, 12:13, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Com o início do horário de verão e também devido aos diferentes fusos horários existentes no Brasil, é importante que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 saibam com clareza quais serão os horários de abertura dos portões e de início das provas nos estados onde participarão do exame. A aplicação acontece no próximo fim de semana, nos dias 24, sábado, e 25, domingo, de outubro, em todo o país, seguindo o horário oficial de Brasília.

O edital do exame prevê que, segundo o horário oficial de Brasília, os portões permanecerão abertos das 12h às 13h e o início das provas acontecerá às 13h30. “A atenção às diferenças de horários em um país de dimensões continentais evita correria de última hora e contribui para a segurança e tranquilidade na aplicação das provas. É importante estar atento e saber a correspondência do horário local com o oficial de Brasília”, afirma o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares.

Verão – Como o Distrito Federal é uma das unidades da Federação que adotaram este ano o horário de verão, os prazos determinados pelo edital valem, além de Brasília, para todos os outros estados que também o utilizam. São eles: Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Entre os estados que não adotaram o horário de verão, a abertura dos portões será das 11h às 12h (horário local), com o início das provas às 12h30: Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Outros – Nos estados do Amazonas, Rondônia e Roraima, onde o fuso horário local, após o início do horário de verão, permanece com duas horas a menos que Brasília, a abertura dos portões nos locais de aplicação do Enem acontecerá às 10h e o fechamento às 11h, com o início das provas às 11h30. Já no Acre, único estado brasileiro cujo fuso horário está com três horas a menos, os portões ficarão abertos das 9h às 10h e o início das provas ocorrerá às 10h30.

Sabatistas – No Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rondônia, os participantes que se inscreveram no Enem como sabatistas (guardam o sábado por motivos religiosos) devem ficar atentos a mais uma exceção importante prevista no edital do exame. Eles deverão entrar nos locais de prova nos mesmos prazos que os outros participantes de seus respectivos estados, porém, o início das provas acontecerá às 19h do horário local.

Provas – Os participantes farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma prova de redação. No sábado, 24 de outubro, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No domingo, 25, será a vez de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

Veja a seguir a tabela detalhada com os horários de abertura dos portões e de início das provas em cada Unidade da Federação:

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog