Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Programa Campus em Ação da TV Cultura recebe propostas de produções audiovisuais universitárias

3 de Abril de 2019, 13:31, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Programa Campus em Ação da TV Cultura está selecionando trabalhos de estudantes para serem exibidos ao longo de 2019. A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dispõe de um acordo de cooperação técnico-científica e cultural com a Fundação Padre Anchieta – Centro Paulista de Rádio e TV Educativas, mantenedora da TV Cultura. A UFRB pode colaborar com conteúdos próprios ou produzidos por seus alunos, em suporte audiovisual e de caráter educacional, cultural, informacional e social, que serão inseridos no programa.

 Os interessados em exibir suas produções deverão submetê-las para a Assessoria de Comunicação da UFRB, quer irá acompanhar o desenvolvimento do projeto e intermediar a comunicação com a TV Cultura. A emissora deve receber o material da UFRB para ser exibido com 30 dias de antecedência. As inscrições também podem ser feitas pelo site http://tvcultura.com.br/programas/campusemacao/. A TV Cultura poderá transmitir o material em outros canais ou em rede interna de divulgação de audiovisual.

A iniciativa aceita todos os tipos de obras audiovisuais de qualquer área de ensino, desde Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) quanto trabalhos interdisciplinares, exercícios de disciplinas específicas, etc. As únicas exigências são de que os produtos estejam em alta definição e tenham sido produzidos pelos próprios alunos como parte do currículo de um curso de graduação ou pós-graduação. Não há restrições quanto à data de produção, mas a produção recomenda que os vídeos tenham entre 02 e 24 minutos de duração, divididos em abertura, primeiro e segundo blocos, intervalo e encerramento. A vinheta e a apresentação do trabalho, além do encerramento com uma nova chamada do programa, são de responsabilidade da TV Cultura. Os arquivos devem ser entregues na ASCOM em Hard Disk externo (HD externo com porta FireWire 800).

As especificações para gravação são: Vídeo - DVCPRO 100 (.MXF ou .MOV); Tela: 1920x1080; Frequência: 29,97hz – com pulldown aplicado no conjunto da obra. Manter a safe área de 4x3 para o segmento SD. Áudio - 2.0 – L – R; PCM 48.000 hz; Resolução: 16 Bits e 5.1 - CH 1 L / - CH2 C / - CH3 R / - CH 4 LI / - CH 5 RI / - CH 6 – SUB.

Os autores concederão licenças de direitos de inserção da produção acadêmica no programa, sem exclusividade, por tempo indeterminado, a título gratuito e sem encargos.

Campus em Ação - é uma proposta da TV Cultura que cria um espaço na mídia televisiva para divulgar e exibir a produção acadêmica das universidades brasileiras. Dentre os objetivos estão resgatar, preservar e divulgar a diversidade da produção intelectual interna das universidades brasileiras. Além disso, a proposta incentiva o trabalho de pesquisa científica e com isso valoriza novos talentos. 

O primeiro vídeo da UFRB exibido no Programa Campus em Ação foi o curta-metragem “Inferno”, produzido em 2013, por estudantes do Curso de cinema e Audiovisual, sob orientação do professor Adriano Oliveira. A nova temporada do Campus em Ação já está no ar todos os sábados às 10h30, na TV Cultura, com reprise à meia-noite de quinta para sexta-feira. Os vídeos também ficam disponíveis na internet, no site www.tvcultura.com.br/campusemacao.



Revista Integrativa de Inovação Tecnológica nas Ciências da Saúde lança novo dossiê

2 de Abril de 2019, 18:18, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Revista Integrativa de Inovação Tecnológica nas Ciências da Saúde (REVISE) estreia sua segunda edição com dossiê temático sobre Gestão em Saúde. A publicação é organizada pelo Grupo de Pesquisa Saúde, Educação e Desenvolvimento (SAED), vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O dossiê reúne um conjunto de artigos escritos por pesquisadores de diferentes instituições brasileiras que “elencam, denunciam e dão apontamentos da situação de saúde, em especial, da saúde pública”, de acordo com as palavras do consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) junto ao Ministério da Saúde, Felipe Ferré, que assina o prefácio da publicação.

“Não trabalhamos pela saúde brasileira a esmo, nossos desejos e recomendações partem de evidências como as elencadas aqui”, diz Ferré. “As concepções do sistema de saúde público-privado brasileiro, ou Sistema Único de Saúde – SUS, estão materializadas em trabalhos acadêmicos, do berço da filosofia da reforma sanitária às normas ainda vigentes, leis que constrangem profissionais liberais, governantes e empresários a aterem-se a certos critérios operacionais que nos lembram, vez ou outra, que estamos em um sistema universal”, completa.

O resultado deste “desafio” é um dossiê com 12 artigos, em formato digital, que se encontra disponível gratuitamente para acesso no site da publicação.  Este é o primeiro dossiê temático da publicação após o seu relançamento em novembro de 2017, no I Congresso Internacional de Inovação nas Ciências da Saúde, ocorrido em Santo Antônio de Jesus.

Sobre a publicação – A REVISE divulga resultados preliminares de estudos desenvolvidos no âmbito da saúde, educação e inovações tecnológicas nas Ciências da Saúde, que dialoguem com um dos eixos da revista: medicina integrativa, agroecologia na saúde, práticas alternativas, saúde coletiva e educação de evidência.

Os interessados podem submeter contribuições a qualquer tempo, em consonância com as normas para publicação. Os trabalhos devem ser encaminhados para o e-mail [email protected], com os documentos suplementares obrigatórios.

Confira o Dossiê Gestão em Saúde.

Mais informações: revistarevise.wordpress.com.



Programa Saberes Cruzados 2019.1 abre inscrições para cursos ofertados em abril

2 de Abril de 2019, 12:10, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Programa “Saberes Cruzados: Extensão Universitária, Formação e Conhecimentos Tradicionais”, promovido pela Gestão de Extensão do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), está com inscrições abertas para cursos de extensão gratuitos e voltados à comunidade interna (estudantes, técnicos administrativos, docentes e terceirizados) e ao público em geral.

O Programa é desenvolvido em etapas e por diferentes atividades. Os cursos da etapa 2019.1 serão ofertados no mês de abril, a partir do dia 10, no campus de Cachoeira. Para se inscrever é necessário preencher o formulário disponível online.

O "Saberes Cruzados" tem por objetivo realizar atividades de extensão em parceria com diferentes segmentos da comunidade do Recôncavo, estimulando trocas entre os conhecimentos produzidos pelos sujeitos envolvidos e prospectando a produção de novos conhecimentos a partir dessas trocas.

Confira os cursos:

  • Oficina Negra de Teatro/2019- Etapa I - Inscrição: 01 a 08/04 

Objetivo: Propiciar um programa de curso com atividades sequenciadas e classificadas, apresentando situações de ensino – aprendizado estruturadas na perspectivas das linguagens artísticas, a partir de textos que suscitem reflexões sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e o seu protagonismo cênico, além de estimular discussões negro referenciadas.

Ministrante: Raimundo Moura

Período de realização da oficina: meses de abril a junho, começando a partir de 10/04 (todas as quartas e sextas)

Horário: 14h às 17h

Faixa etária: Acima de 15 anos

Local: Cine Teatro Cachoeirano

  • Oficina de Elaboração de Projetos Culturais - Inscrição: 01 a 11/04 

Objetivo: Apresentar e exercitar técnicas de elaboração de Projeto Cultural, com destaque para os componentes essenciais e a variedade de modelos e formatos.

Ministrante: Daniela Abreu

Período de realização da oficina: 15, 17, 22 e 24/04

Horário: das 14h às 17h

Local: Auditório do Hansen

  • Oficina de Ferramentas de Gerenciamento de Acervos Museológicos  - Inscrição: 08 a 18/04 

Objetivo: Identificar, propor e elaborar as ferramentas de gerenciamento de acervos museológicos voltadas ao processo de aplicabilidade das ações de documentação e pesquisa museológica, no âmbito das instituições museais com foco em elaboração de projetos para editais.

Ministrante: Joana Flores

Período de realização da oficina: 22 a 26/04

Horários: 1º dia, 22/04, das 08h às 12h; 2º dia, 23/04, das 14h às 18h; 3º dia, 24/04, das 08h às 12h; 4º dia, 25/04, das 14h às 18h; 5º dia, 26/04, das 14h às 18h.

  • Cotas e suas implicações na Academia: Feminismo negro e perlocução! - Inscrição: 08 a 23/04 

Ministrante: Wellington Pereira e Flávia Palha

Período de realização da oficina: 25/04

Horário: 08h às 12h e 1h3 às 16h

Local: Sala 05 do Hansen



Empresa Júnior ConstruREC divulga processo seletivo para 18 vagas de trainee

1 de Abril de 2019, 16:37, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A empresa júnior ConstruREC Jr, vinculada ao curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), divulga processo seletivo para 18 vagas de trainee. As inscrições estão abertas até o dia 10 de abril, por meio do preenchimento do formulário disponível online.

Os candidatos devem ser alunos regulamente matriculados nos cursos de Engenharia Civil ou Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET) da UFRB, com disponibilidade de, no mínimo, 8 horas semanais para dedicação às atividades da empresa, que incluem a execução de trabalhos, reuniões e treinamentos.

É esperado que os candidatos demonstrem proatividade, espírito de liderança, capacidade para resolver problemas, aptidão para realizar trabalhos em equipe, entre outros requisitos. As vagas serão direcionadas a partir das necessidades de cada diretoria que compõe a empresa júnior. As ocupações dos cargos serão definidas somente após o término do processo de seleção.

Os candidatos receberão um e-mail de confirmação da inscrição enviado pela Diretoria de Recursos Humanos da ConstruREC Jr até às 12h do dia 11 de abril. Todos os inscritos participarão de duas fases do processo seletivo: dinâmica de grupo, etapa classificatória, no dia 13 de abril, e de entrevista, etapa eliminatória, no dia 14 de abril. Os resultados serão divulgados no dia 19 de abril e no dia 1º de julho, respectivamente, no site da empresa júnior.

Todos os candidatos convocados passarão por um programa de conhecimento da empresa, a partir do qual receberão treinamento sobre metodologias e ferramentas utilizadas pela ConstruREC Jr. O programa terá a duração de dois meses e também tem caráter eliminatório. A posse dos aprovados se dará no mês de julho. A função de trainee é voluntária, não havendo remuneração pelo exercício das atividades.

Confira o Edital Nº 01/2019 – Seleção ConstruREC Jr.

Dúvidas sobre a seleção podem ser esclarecidas pela Diretoria de Recursos Humanos pelo e-mail: [email protected].

Mais informações: www.construrecjr.com



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil