Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Projeto de extensão da UFRB lança podcast de história ambiental

27 de Agosto de 2020, 23:00, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Pesquisadores do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lançaram um podcast sobre história ambiental. A iniciativa denominada "Histórias do Antropoceno" é um projeto de extensão universitária e funciona como um canal de divulgação científica e de experimentação acadêmica em história ambiental e áreas afins.

O programa objetiva apresentar histórias sobre a diversidade de relações entre as sociedades e o meio ambiente. Estão previstos depoimentos de cientistas, ativistas, mestres da cultura popular e testemunhas de transformações ambientais.  

O episódio piloto do projeto aborda a última enchente do Rio Paraguaçu (1989). O Paraguaçu é o maior rio da Bahia e liga a Baía de Todos os Santos ao Recôncavo e ao sertão. Em dezembro de 1989, o Paraguaçu transbordou o nível da Barragem da Pedra do Cavalo e avançou sobre as históricas cidades de Cachoeira e São Félix, marcando a memória dos seus moradores e a história da relação do rio com o povo do Recôncavo. O episódio piloto do "Histórias do Antropoceno" conta um pouco dessa história, ouvindo testemunhas da enchente e analisando suas causas e consequências. Na ocasião são entrevistados dois moradores de Cachoeira, a escritora Marinalva Silva e o artista plástico Davi Rodrigues. 

Participaram deste projeto: Clarice Lis Marcon - produção e narração,Francisca Helena Marques - direção, Gabriel da Costa Ávila - concepção, pesquisa, roteiro e narração, Paloma Cristina Santos - edição e design de som, e a edição.

Confira o episódio piloto: Histórias do Antropoceno - Episódio Piloto: A última enchente do Paraguaçu.

Mais informações sobre o projeto no Instagram @historiasdoantropoceno.

Dúvidas: [email protected].



UFRB lança guia de perguntas e respostas sobre o Calendário Acadêmico Suplementar

27 de Agosto de 2020, 17:43, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lançou o Guia de Perguntas e Respostas Sobre o Calendário Acadêmico Suplementar - Semestre 2020.3. O material digital contém perguntas e respostas sobre as principais dúvidas quanto ao ensino no formato remoto.

O início das aulas do Semestre 2020.3 está previsto para o dia 14 de setembro com finalização em 19 de dezembro de 2020. As matrículas serão realizadas de 08 a 10 de setembro. Os estudantes poderão se matricular em até três componentes curriculares, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Programa Formação em Tecnologias Digitais

De forma a ampliar as competências digitais da comunidade acadêmica, a UFRB está ofertando webinários formativos e cursos específicos para docentes, técnicos administrativos e discentes. As inscrições devem ser realizadas para cada atividade por meio de formulário eletrônico no site da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD).

Confira o Guia de Perguntas e Respostas Sobre o Calendário Acadêmico Suplementar.

Confira o Calendário Acadêmico Suplementar para a Graduação.



UFRB lamenta falecimento do estudante Marcos Roberto Ferreira dos Santos

22 de Agosto de 2020, 22:11, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do estudante Marcos Roberto Ferreira dos Santos, do curso de Bacharelado em Artes Visuais, ocorrido neste sábado, 22 de agosto.

Ao registrarmos nossas condolências, manifestamos apoio e solidariedade aos amigos e familiares.



UFRB lança edital de permanência qualificada para estudantes de pós-graduação

21 de Agosto de 2020, 17:45, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lançou o primeiro edital do Programa de Permanência Qualificada da Pós-Graduação (PPQ-Pós). O PPQ-Pós, lançado este ano, tem o objetivo de alcançar os programas de pós-graduação, qualificar a permanência de pós-graduandos, fomentar as pesquisas e a produção acadêmica e consolidar as políticas afirmativas no âmbito da Universidade.

As inscrições para o PPQ-Pós serão realizadas de forma online no período de 21 a 26 de agosto de 2020. Podem concorrer ao edital estudantes de mestrado e doutorado da UFRB em situação de vulnerabilidade econômica e sem vínculo empregatício.

Os estudantes de doutorado selecionados irão receber um auxílio no valor de R$ 1.200,00 (hum mil e duzentos reais). Estudantes de mestrado selecionados receberão um auxílio de R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais). Os auxílios terão o prazo de seis meses.

De acordo com o professor Maurício Silva, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Criação (PPGCI), esta iniciativa contribui com a qualificação e ampliação da pós-graduação, visto que o PPQ-Pós visa subsidiar estudantes não contemplados com as bolsas provenientes das agências de fomento: “a pós-graduação atinge, assim, outro patamar. Inserir políticas de permanência, sobretudo neste contexto de pandemia e cortes de bolsas, denota o propósito institucional de fortalecer a pós-graduação sem abdicar da essência inclusiva que marca a UFRB. É preciso realizar todos os esforços para assegurar a formação e a permanência qualificada na pós-graduação”.

Para o pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), professor Carlos Alberto de Paulo: “o PPQ-Pós reafirma a importância de investimento em políticas inclusivas e programas de caráter afirmativo na UFRB. Fomentar a pesquisa e assegurar a permanência qualificada representam parte de um projeto político de promoção da equidade e democratização do ensino superior. As Políticas Afirmativas constituem eixo estruturante do ensino, pesquisa e extensão e, desse modo, devem contemplar a pós-graduação”.

O PPQ-Pós foi construído a partir da ação articulada entre a Coordenadoria de Pesquisa (CPESQ-PPGCI), Coordenadoria de Políticas Afirmativas e Coordenadoria de Assuntos Estudantis (COPAF/CAE-PROPAAE). A verba destinada aos auxílios é oriunda de recursos próprios da instituição, viabilizados pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN).  

Para o reitor Fábio Josué, o PPQ-Pós traduz três das diferentes diretrizes básicas da atual gestão da UFRB: o avanço das políticas de inclusão social e ações afirmativas que marcam a Universidade; o fortalecimento da pós-graduação e a intersetorialidade entre diferentes pró-reitorias e coordenadorias. “Mesmo em um cenário econômico de restrição orçamentária, estamos fazendo um esforço para implantar esta política e expandir as possibilidades de permanência estudantil na pós-graduação, com recursos próprios da Universidade”.

Confira o Edital Nº 01/2020 – PPQ-Pós e o Anexo Único.

Mais informações no site ufrb.edu.br/ppgci.



UFRB retoma calendário acadêmico de pós-graduação com atividades remotas

20 de Agosto de 2020, 16:52, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Conselho Acadêmico (CONAC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) aprovou a Resolução Nº 22/2020, que trata da retomada e reorganização do Calendário Acadêmico dos cursos de pós-graduação para os semestres 2020.1 e 2020.2. O Calendário, elaborado pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação, prevê atividades remotas para os componentes curriculares.

O semestre correspondente a 2020.1 será retomado no próximo 08 de setembro, sendo que sua conclusão está prevista para o dia 05 de dezembro. Já o semestre letivo 2020.2 terá início no dia 25 de janeiro de 2021, com encerramento no dia 09 de abril de 2021. O calendário ainda prevê que o primeiro semestre letivo de 2021 (2021.1) iniciará no dia 19 de abril de 2021.

Os colegiados dos cursos terão um período destinado a ajustes nos planejamentos acadêmicos. Já os estudantes de pós-graduação terão até o próximo dia 04 de setembro para fazerem a matrícula online e os possíveis ajustes de matrículas. Tendo em vista a excepcionalidade das atividades remotas, os discentes terão à disposição novas regras para trancamento parcial ou total de componentes enquanto durar este Calendário.

Haverá oferta de componentes curriculares e de atividades de ensino e de aprendizagem não presenciais enquanto durar o período de distanciamento social determinado pelo Comitê de Monitoramento e Enfrentamento à COVID-19 da UFRB.

Confira a Resolução CONAC Nº 22/2020.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil