Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Projeto da UFRB e do Gambá na Serra da Jiboia instala Conselho Gestor

29 de Setembro de 2014, 16:59 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 91 vezes

O projeto “Unidade de Conservação da Serra da Jiboia: uma estratégia para conservação no extremo norte do Corredor Central da Mata Atlântica”, parceria entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), promoveu a instalação do seu Conselho Gestor em reunião realizada na última terça-feira, dia 23 de setembro.

Mais de 40 pessoas estiveram reunidas no Centro de Pesquisa e Manejo da Vida Silvestre, estrutura do Gambá em Elísio Medrado, para conhecer mais de perto a proposta do projeto, discutir a necessidade de criação de uma unidade de conservação na área e realizar a instalação do conselho gestor que vai garantir a participação efetiva da comunidade do entorno no andamento do projeto.

Estiveram presentes atores sociais do poder público e sociedade civil dos cinco municípios da área de abrangência do projeto (Castro Alves, Elísio Medrado, Santa Teresinha, São Miguel das Matas e Varzedo), além de representantes da EBDA, Ministério Público, UFBA e UEFS. Sobre a composição do conselho, a coordenadora do projeto, Isabelle Blengini, explicou: “inicialmente, pensamos em cinco representações do poder público e cinco da sociedade civil. E mais três assentos: um para as universidades e dois para os órgãos competentes pela criação e gestão de unidades de conservação: o Inema, na esfera estadual, e o ICMBio, na esfera federal”.

Discutindo a Serra da Jiboia

A reunião começou com uma breve apresentação sobre o projeto e seus objetivos, durante a qual já aconteceram manifestações sobre a importância da conservação e uso sustentável da serra. A seguir foi feita uma explanação sobre unidades de conservação e a Lei 9985/2000, do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Como exemplo da importância da área em termos de biodiversidade o promotor de justiça, Julimar Barreto, lembrou da existência de uma espécie de arbusto descoberta recentemente na Serra da Jiboia e a professora Alessandra Caiafa, da UFRB, falou da especificidade da região da Pioneira, área de afloramentos rochosos com vegetação rica.

O uso da serra para atividades de lazer também foi citado. O prefeito de Santa Teresinha, Ailton Santana,lembrou do Grupo Ecológico Cariris que realizava ações de preservação e passeios na Serra. Um grupo de jovens ciclistas de Castro Alves também esteve na reunião e circula pela serra realizando trilhas. “Conheço a Serra da Jiboia porque venho pedalar aqui. Lá tem as trilhas, mas está um pouco acabado por causa do pessoal de moto. É muito bonito, dá para ver várias paisagens e cidades da região como Santo Antônio, Sapeaçu, Castro Alves. A gente pode melhorar o aspecto da Serra da Jiboia, porque o pessoal vai para lá jogar lixo, desmata, tira madeira e faz queimada nas fazendas próximas. Eu vejo quando vou andar de bicicleta”, conta Thales Felipe Machado.

Para que os moradores do entorno não deixem de fazer o uso sustentável da área, a professora Alessandra Caiafa, que coordena o grupo de pesquisadores da UFRB ressaltou a importância de realizar um processo participativo, “Queremos propor uma Unidade de Conservação amiga, não uma inimiga que exclua os moradores do entorno”.

Instalação do Conselho Gestor

Das 13 representações previstas inicialmente, 10 foram ocupados. Os assentos a serem preenchidos são o do poder público de São Miguel das Matas e os destinados ao Inema e ICMBio. Os representantes da sociedade civil mostraram grande envolvimento, o setor preencheu todos os assentos titulares, cogitando até mesmo aumentar o número a eles destinado. “Se não for possível a criação de novos assentos pensamos também em envolver mais pessoas em grupos de trabalho que seriam legalmente instituídos no regimento interno”, afirma Isabelle.

Veja a lista do Conselho Gestor instalado.

Saiba mais sobre o Projeto da Serra da Jiboia.

Com informações do Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá).


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/pesquisa-academica/3725-projeto-da-ufrb-e-do-gamba-na-serra-da-jiboia-instala-conselho-gestor

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil