Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Editora da UFRB disponibiliza e-book sobre receitas de Cachoeira e Santo Amaro

31 de Janeiro de 2018, 16:48, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) disponibilizou na sua página eletrônica o e-book  “Caderno de Receitas de Santo Amaro e Cachoeira”, de autoria da docente Juciara Maria Nogueira Barbosa.

Segundo a autora, a obra é fruto de um trabalho de pesquisa, realizado nesses dois municípios do Recôncavo da Bahia, com o objetivo de levantar, por meio de entrevistas, receitas de pratos típicos tradicionais, que foram preservadas pela tradição oral, de uma geração para outra.

A obra foi contemplada no Edital Nº 04/2016 de Apoio à Publicação de Livros Eletrônicos (E-books) da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), responsável pela produção dos E-books. O resultado do edital foi apresentado durante o I Simpósio Internacional em Tecnologias Educativas e EaD (SITEE 2017).  Os livros selecionados foram resultados de classificação definida pela equipe multidisciplinar da SEAD, que encaminhou o parecer para apreciação do Conselho Editorial da UFRB.

Confira a obra na íntegra.

 



Projeto Coral da UFRB inscreve servidores, alunos e comunidade até dia 08

31 de Janeiro de 2018, 16:19, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

As inscrições para professores, técnicos administrativos, alunos e a comunidade externa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para participar do Projeto Canto Coral da UFRB prosseguem até o dia 08 de fevereiro. O Coral atual na UFRB, em escolas públicas e instituições sociais; e desenvolve, paralelamente, o projeto de musicalização infantil na Escola Municipal Joaquim Medeiros, de Cruz das Almas.

Os interessados em participar do coral, desde que tenham dezoito anos ou mais, tendo ou não experiência musical, devem preencher a ficha de inscrição e serão submetidos a teste vocal – simples e rápido - a ser realizado na sede da Pró-Reitoria de Extensão  (PROEX) da UFRB, em Cruz das Almas.

No preenchimento da ficha de inscrição, escolha o dia e horário mais conveniente e assinale o agendamento de teste vocal. A ficha de inscrição preenchida poderá ser enviada para o e-mail [email protected] ou entregue na PROEXT.

O teste vocal será aplicado pelo regente do Coral nos dias 20, 21 ou 22 de fevereiro, das 13h às 17h e das 18h às 20h, na sede da PROEXT em Cruz das Almas – BA.

Formado por servidores e alunos com a participação da comunidade externa, o Coral da UFRB é composto por um coro a quatro vozes que executa repertório variado com ensaios fixos semanais e realiza diversas apresentações, tanto no meio acadêmico como em diversos eventos, comunidades e festivais.

Dos Ensaios

Ensaio Geral: segundas e quartas das 17h às 20h

Ensaio de Naipe: terças das 17h às 20h

Mais sobre o coral em https://www2.ufrb.edu.br/cantocoral

Demais informações podem ser obtidas pelo telefones (75)36213857/ (75)999160554 / (75)991439422

O maestro do Coral, José Alípio Martins convida a comunidade interna e externa para o grupo.



Conselho Acadêmico da UFRB aprova novo Regulamento do Ensino de Graduação

31 de Janeiro de 2018, 15:17, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Conselho Acadêmico (CONAC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) aprovou por unanimidade o novo Regulamento do Ensino de Graduação. O documento, regido pela Resolução CONAC nº 004/2018, entra em vigor a partir do primeiro semestre de 2018, com início previsto para 23 de abril.

O novo Regulamento revoga a Resolução CONAC nº 004/2012, que estava em vigor desde o primeiro semestre de 2013, e atualiza as deliberações no que se refere aos processos da vida universitária no âmbito da graduação, como, por exemplo, o ingresso, as atividades formativas, o regime acadêmico, o programa de monitoria acadêmica e o combate ao plágio na produção de trabalhos acadêmicos, científicos ou artísticos.

A pró-reitora de Graduação, Rita de Cássia Dias, explica que o documento é resultado de um processo de construção coletiva que envolveu a colaboração de todos os Centros de Ensino e segmentos internos, tanto através dos debates abertos, quanto através das contribuições técnicas da equipe da PROGRAD, e das representações de estudantes, servidores e docentes no Conselho Acadêmico e Câmara de Graduação da UFRB.

“O Regulamento do Ensino de Graduação reflete a dinâmica da vida acadêmica na universidade, as políticas e práticas institucionais, e visa tornar mais acessível para a comunidade acadêmica a normatização das práticas internas da UFRB, no que se refere à gestão acadêmica do ensino de Graduação”, afirma a pró-reitora.

Uma das novidades introduzidas pelo Regulamento altera a avaliação da aprendizagem e os critérios para aprovação dos discentes. A partir de agora, “será aprovado na atividade formativa o discente que atender cumulativamente as seguintes condições: frequência igual ou superior a 75% das aulas e demais atividades acadêmicas da atividade formativa e média igual ou superior a 6,0”, apronta o documento em seu artigo 155.

Em decisão colegiada, o CONAC optou pela proposta da “Aprovação da Média 6,0” com 22 votos a favor, de um total de 41 votantes. Já em relação à manutenção da prova final, foram registrados12 votos a favor, 29 votos contrários e 01 abstenção. A decisão final dos conselheiros foi pela “Exclusão da Prova Final”.

“Os dados pesquisados em nossos relatórios de 2010.1 até 2015.2, por meio do Sistema Acadêmico SAGRES, apontam que um quantitativo superior a 70% dos estudantes regularmente matriculados são Aprovados por Média, ainda considerando a média igual ou superior a 7,0, o que vem demonstrando a qualidade acadêmica da UFRB”, destaca a pró-reitora. Durante a reunião, ela apresentou a demonstração gráfica desses dados acadêmicos, assim como um comparativo com outras instituições federais de ensino superior.

Confira na íntegra o novo Regulamento do Ensino de Graduação.



UFRB divulga escalonamento de matrícula e orientações para candidatos autodeclarados

30 de Janeiro de 2018, 18:23, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graducação (PROGRAD) , divulga a Tabela de Escalonamento da matrícula para os candidatos classificados no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A entrega da documentação deve ser feita nos dias 05, 06 e 07 de fevereiro, e o escalonamento sugerido é facultativo.

Antes do ato da matrícula, os candidatos convocados para ocuparem as vagas reservadas nas modalidades L2, L2D, L4 e L4D deverão, obrigatoriamente, comparecer à verificação de autodeclaração de cotas dos candidatos mediante a análise de aspectos fenotípicos, considerando o quesito de cor e raça usado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme consta no Edital.

A pré-matrícula, que consiste no registro do candidato mediante apresentação e entrega de documentos, ocorre na Biblioteca Universitária de Cruz das Almas, nos dias 05, 06 e 07 de fevereiro, nos horários das 08h às 11h30min e 13h30min às 16h30min. A matrícula poderá ser realizada por procurador, desde que devidamente constituído e o mesmo deverá portar, além dos documentos descritos, procuração original legível e cópia do próprio documento de identificação a ser autenticado pelo servidor à vista do original, os quais serão retidos. Os estudantes já matriculados em cursos de graduação da UFRB deverão solicitar a desistência da vaga anterior no ato da nova matrícula.

Já a confirmação da matrícula corresponde à retirada do comprovante de inscrição em componentes curriculares do semestre e assinatura do termo de confirmação no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro de Ensino do curso de ingresso. Esta segunda etapa, o estudante deve confirmar no período de 18 a 20 de abril.

O semestre letivo da UFRB está previsto para iniciar em 23 de abril, de acordo com o Calendário Acadêmico da Graduação. 

Lista de espera 

As vagas remanescentes após a chamada regular do Sisu 2018.1 serão preenchidas pelos candidatos inscritos para a Lista de Espera. Para participar, o candidato deve manifestar seu interesse, por meio da página do Sisu na internet, no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br, no período de hoje (29 de janeiro) até as 23 horas e 59 minutos do dia 7 de fevereiro de 2018 (no Horário de Brasília).

O edital da Lista de Espera/Cadastro Seletivo da UFRB será publicado, exclusivamente, no endereço eletrônico www.ufrb.edu.br/prosel

Mais informações na página eletrônica do Processo Seletivo (PROSEL).

Lista de Aprovados SISU 2018.1

Documentos para matrícula SISU 2018.1



Curso de Engenharia Elétrica da UFRB recebe nota 4 em reconhecimento do MEC

30 de Janeiro de 2018, 10:35, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) obteve o conceito 4, numa escala de nota máxima 5, no primeiro ciclo avaliativo do Ministério da Educação (MEC). A Portaria Nº 34/2018, que oficializa o ato de reconhecimento do curso, foi publicada no dia 18 de janeiro no Diário Oficial da União.

“O reconhecimento do curso agrega valor à formação de nossos alunos, agora respaldada pelos critérios de qualidade do MEC. Garante também o registro dos egressos no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA), assegurando a sua atuação no mercado de trabalho”, explica o coordenador do curso, professor Nilton Cardoso.

No período de 23 a 26 de agosto, o campus de Cruz das Almas recebeu a visita in loco da Comissão de Avaliação constituída por membros do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na ocasião, os avaliadores se reuniram com coordenadores, diretoria do centro, professores, alunos e servidores técnico-administrativos, além de verificarem aspectos referentes à organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.

O curso de Engenharia Elétrica é vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e teve sua aula inaugural em 15 de junho de 2015. O ingresso dos estudantes se dá no segundo ciclo de formação após a conclusão do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET), via edital interno de seleção. São ofertadas 25 vagas por semestre, sendo 50 anuais.

De acordo com o seu projeto pedagógico, o curso tem como seu principal objetivo promover a formação de profissionais com visão multidisciplinar, capazes de atuar nas mais diversas áreas da eletricidade, na geração, transmissão, distribuição de energia elétrica, bem como na aplicação e desenvolvimento de novas fontes de energia e em equipamentos de consumo de energia.

Confira:

Portaria Nº 34 de 17 de janeiro de 2018.

Mais informações na página do curso.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres