Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Auditório da PRPPG é palco do I Encontro de Integração Acadêmica Universitária

28 de Fevereiro de 2014, 12:29 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 249 vezes

O I Encontro de Integração Acadêmica Universitária reuniu estudantes, professores e técnico-administrativos no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, na última quinta-feira, 27 de fevereiro. O professor Almerindo Afonso da Universidade do Minho, Portugal, fez a palestra magna intitulada Políticas Públicas e Avaliação Educacional.

“O campo da avaliação educacional possui duas visões em disputas: de um lado, a concepção como um espaço exclusivo dos profissionais de avaliação, do outro, a avaliação é vista em um sentido sociológico, atravessado por visões variadas, um campo aberto às leituras disciplinares e interdisciplinares”, destacou Afonso durante a palestra. Ele completa que a avaliação não cumpre só funções dos discursos oficiais e públicos, podendo abranger outras funções. Todas as formas de avaliação têm uma razão de ser. “O que eu questiono é se há congruência naquilo que a avaliação pretende atingir e o que ela de fato alcança”, aponta. O professor ainda faz uma crítica a forma como a avaliação de desempenho do professor é vista: “não aborda os aspectos imensuráveis, como se os professores não fossem educadores, socializadores”. O desafio é a interação entre as diferentes formas de avaliação. Ele ainda falou sobre a avaliação como um instrumento de realizações de políticas, definição que se fortaleceu nos governos neoliberais.

Na mesa de abertura do encontro, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Ana Fermino, e o vice-reitor da UFRB, Silvio Soglia, que falou sobre as políticas públicas na área de educação e seu poder de transformar a sociedade. Destacou ainda a parceria com a instituição do palestrante convidado, a Universidade do Minho, com a UFRB. “Temos atualmente 30 servidores técnico-administrativos e professores fazendo doutorado na área de educação por meio desta parceria”, afirmou. 

A moderação do I Encontro de Integração Acadêmica Universitária foi do professor Robert Verhine da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento foi organizado pela turma do quarto semestre de licenciatura em biologia. A coordenação foi dos professores Rosineide Garcia e Neilton da Silva, ambos do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB).

Confira fotos do evento:

{gallery}noticias2014/i-encontro-integracao-academica-universitaria{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/3503-auditorio-da-prppg-e-palco-do-i-encontro-de-integracao-academica-universitaria

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil