Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Campus de Feira de Santana discute Plano Nacional de Educação e políticas afirmativas

28 de Novembro de 2018, 21:37 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 245 vezes

Na manhã da última terça-feira, dia 27 de novembro, o Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Feira de Santana, realizou as atividades da programação local do XII Fórum 20 de Novembro - Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social no Recôncavo. 

O evento foi realizado na sede do CETENS e a abertura contou com a presença do reitor da UFRB, Silvio Soglia; vice-reitora, Georgina Gonçalves; da representante da Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), Dyane Santos; a diretora do CETENS, Susana Pimentel; além do representante estudantil, Michel Gonçalves dos Santos.  A temática do encontro no CETENS foi “Políticas Afirmativas no Ensino Superior pós-cotas: uma reflexão sobre o Plano Nacional de Educação (PNE)”.

A representante da PROPAAE, Dyane Santos, fez um panorama do histórico da Lei de Cotas, ressaltou a importância da política pedagógica do 20 novembro e destacou a realização do evento de forma descentralizada visando à promoção de ações, programas e políticas de pró-igualdade racial e inclusão social em todos os campi da universidade. Segundo Dyane, a inclusão do povo negro nas universidades e a formulação das práticas afirmativas desempenham uma importante política de reparação do Estado brasileiro para um segmento historicamente marginalizado.

Já o reitor Silvio Soglia destacou o perfil dos estudantes da UFRB e o papel da instituição em fomentar a reflexão da Consciência Negra. “Nós vamos avançar ainda mais para que, não apenas esse evento, mas a agenda de combate às desigualdades sociais e de inclusão social no Recôncavo se consolidem dentro da nossa instituição”, explica. A diretora, Susana Pimentel abordou em sua fala as metas do Plano Nacional de Educação e lembrou que UFRB já atende vários desses objetivos como, por exemplo, a habilitação da formação de professores em ciências e matemática

Após a mesa de abertura, foi realizada uma mesa temática com a participação do professor Claudio Orlando sobre a Equidade racial para o exercício da cidadania. A programação do XI Fórum 20 de Novembro - Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social no Recôncavo em Feira de Santana seguiu até o final do dia com a realização de oficinas, mesas temáticas e manifestações culturais.

Confira fotos do evento: {gallery}noticias2018/forumcetens{/gallery}

 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5346-campus-de-feira-de-santana-discute-plano-nacional-de-educacao-e-politicas-afirmativas

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog